Últimas
Terça-Feira, 15 de Dezembro de 2009, 15h:53 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25
PF indicia Daltinho por ter "incitado" invasão de fazenda
O deputado estadual Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho, foi indiciado pela Polícia Federal por supostamente ter incitado aproximadamente 1,2 mil famílias de sem-terra a invadir a Fazenda Bordolândia, em Bom Jesus do Araguaia. O peemedebista prestou depoimento na última semana, em Barra do Garças, ao delegado federal Bruno Rodrigues dos Santos. Ele alega apenas ter defendido os interesses do grupo diante da truculência e agressões de policiais militares que teriam sido contratados pelos proprietários da fazenda.
Daltinho foi incluído nas investigações devido ao depoimento de um gerente da Fazenda Bordolância a delegados federais de Barra do Garças. O deputado foi apontado como um dos responsáveis por motivar as famílias a ocupar a fazenda. Ele se defende e diz que o gerente resolveu se vingar após a denúncia, em 2007, de tortura e agressões praticadas por policiais militares contra os sem-terra. “Eu fui na fazenda e disse ao gerente que eles não poderiam contratar policiais militares para fazer a segurança privada. Na época, o governador (Blairo Maggi) resolveu até demitir o comandante geral da PM (coronel Adaildon Evaristo de Moraes Costa)”.
Na versão contada por Daltinho, em depoimento na Polícia Federal, o gerente disse que havia um deputado instigando o povo a invadir a fazenda. “Por causa disso acabei indiciado. Só tentei ajudar. O poder público não tem sensibilidade alguma para entender o que se passa na região”, reclama o peemedebista. Especula-se que o deputado tenha interesses comerciais na região, mas ele nega. “Na vida pública, quanto menos se faz, melhor. Fui tentar defender os interesses dos sem-terra e acabei indiciado”.
A luta pela posse da Fazenda Bordolândia começou há 20 anos. Em junho deste ano, os sem-terra bloquearam a BR-158, em Bom Jesus do Araguaia, principal rodovia da região, o que gerou a revolta dos caminhoneiros. Dois trabalhadores rurais morreram no conflito, enquanto outros dois caminhoneiros acabaram feridos. Posteriormente, no início se setembro, durante a visita do presidente Lula a Alta Floresta, o deputado Daltinho expôs o problema ao petista que, por sua vez, cobrou providências do Incra em Brasília. “O órgão resolveu fazer nova perícia na área e, desta fez, fizeram uma proposta um pouco melhor. Os donos finalmente aceitaram. Antes eles não concordavam em desapropriar a área, pois o Incra não pagava. Aliás, o Incra é o maior caloteiro deste país”. Por determinação da Justiça Federal o título de propriedade da área de 56 mil hectares foi transferido para o Incra, que deve efetuar a posse dos assentados. (Andréa Haddad)
Postar um novo comentário
Comentários (7)
-
Téc Agricola | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Ronaldo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sobre o coronel Adaildon Evaristo de Moraes tenho a dizer que não o conheço, nem preciso defendelo pois seque vou me identificar.
Mais ele esta correto quando cita as invasões de terras e pelo jeito cumpriu seu papel como autoridade policial.
Sobre Daltinho, aff participa do maior esquema de invasão de terras deste estado, que tem como integrantes pelomenos 5 deputados estauais.
Região de Guarantã do norte e Novo Mundo:
PEDRO SATELITE e BRUNETTO
Região de Sinop, Claudia:
DILCEU DAL BOSCO
Região dõ Araguaia:
ADALTON DE FREITAS
Região de Rondonopolis.
JOSE CARLOS DO PATIO (Agora Prefeito).
Essa máfia visa invadir terras afim de criar assentamentos para fraudar o PRONAF.
Um dos maiores absurdos contra a Reforma Agrária.
Parabéns a RDNews pela cobertura desses malandros, realemtne este site é imparcial e corajoso. -
rita | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
DALTINHO VAI EM FRENTE, AJUDE AQUELE POVO; ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO COM VC, VAI PASSAR OQUE VC NAO PODE É DEIXAR DE DAR APOIO A QUEM DEPENDE DELA;
NAO SERA FACIL MAIS VC VENCERÁ JUNTO COM ESSE POVO QUE PREÇISA DE APOIO; EU E MINHA FAMILIA NAO O CONHECEMOS MAIS ESTAMOS COM VC. -
RENATO FRAGA COSTA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Deputado, realmente por essa eu não esperava da Polícia Federal. Sei dos esforços empendidos por Vossa Senhoria nessa luta dos assentados da Bordolândia. Nenhuma ilicitude existiu no apoio político. Ora, se o representante do povo não pode sequer defender os interesses destes, afinal, para que os tem! Esse indiciamente não sobrevive à um HC. Enquanto isso WF nadando de braçada!!!!!!!!!!Eh Barra do Garças que nunca vai deixar de ser berço da elite do esquema. Cadê a PF????????????????????????
-
Maykom Milas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Ainda bem que o ano ta acabando pois só este ano o nobre parlamentar foi acusado de espancar a ex esposa e agora essa por incentivar invasão , vamos aguardar 2010 .
-
manoel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
nobre dp e propieterio da fazenda bela manha que fica proxima a localidade da bordolandia
no mes de julho deste ano a pf fez apreençoes na operaçao pluma acusando pessoas inocentes de terem feito atos iclicitos na propriedade onde na grave da 158 ouve dois homicidios e envolveu nomes de varias pessoas das quais nada tem a ver
este deputado nada mais e que um cogitador aqui em rib vai levar ovos podres na cara se finda tiver a cara de pau de tentar reeleiçao pra ter imunidade parlamentar o povo esta vendo tudo isso e nao vai confiar em um cidadao barragarcense para representar o baixo araguaia
ainda mais com este SUGEITINHO DE QUINTA -
Adaildon E. M. Costa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Senhor Editor.
Por mais uma vez vejo meu nome sendo citado, indevidamente, nesse respeitável blog-site. De modo que, quero que a verdade seja restabelecida:
1) A Fazenda Bordolândia é palco de conflito agrário a mais de 20 anos. Assim como outras áreas na região do Araguaia. Que, em tese, a culpa é do poder político, ou seja, ausência e/ou inércia do poder público na solução desses conflitos.
2) A Operação policial de desarmamento desencadeada em maio de 2007, planejada e executada pelo Comandante do Comando Regional Leste, nos Múnicipios de Ribeirão Cascalheira, Bom Jesus do Araguaia, Serra nova Dourada, Alto da Boa Vista e São Felix do Araguaia, teve o amparo legal, através da expedição de inúmeros Mandados de Busca e Apreenção. Culminando com a prisão de vários criminosos e apreenção de armas, drogas e outros ílicitos;
3) Que em razão das denúncias de cunho político. Foram instaurados 1 (um ) Inquérito Policial Militar - PMMT e 1 (um ) Inquérito Policial - Polícia Júdiciaria Civil. Ambos conclusos e encaminhados a Justiça. Não tenho conhecimento de nenhum indiciamento.
4) A verdade tarda, mas não falha. O cidadão Adauto de Freitas, vulgo Daltinho, não tem autoridade para acusar ninguém. Pois esse sujeito deve ser sim indiciado por incitação a invasão de terra, que já é reincidente. Inclusive, pasmen senhores, ele usou o próprio Pai como testa de ferro em uma invasão em Vila Rica, a qual Eu determinei o cumprimento da reintegração de posse, em 2005, mesmo contrariando os seus inúmeros pedidos. Assim, tornando-se meu desafeto.
5) Assim afirmo que, todo aquele holofote criado sobre aquela ação policial foi a montagem de palanque politico extemporâneo, visando desestabilizar a Segurança Pública do Estado. Que culminou com a minha, precoce, substituição do Comando Geral da PMMT.
atenciosamente.
Cel RR PMMT Adaildon Evaristo de Moraes Costa.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga