Últimas

Sexta-Feira, 13 de Junho de 2008, 18h:33 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

INVESTIGAÇÃO

PF invade Câmara de Cuiabá e faz apreensão

  Acompanhados de um oficial de Justiça designado pelo Tribunal Regional Eleitoral, 3 agentes da Polícia Federal fizeram busca e apreensão na Câmara Municipal de Cuiabá, nesta sexta à tarde, especialmente no gabinete do vereador Marcus Fabrício. Após cerca de 40 minutos e de um jogo de empurra-empurra e impasse para abrir a sala do parlamentar, os policiais deixaram a sede do legislativo cuiabano, carregando uma caixa de material.

  Pré-candidato à reeleição, Fabrício foi denunciado pelo promotor eleitoral João Augusto Veras Gadelha por propaganda extemporânea. Além de se autopromover em seu site na internet, ele confeccionou calendários, com pretexto de felicitar a população pelo Ano Novo (no caso 2008), mas, em verdade, segundo o MPE, foi uma forma do vereador burlar a legislação para propagar o nome junto ao eleitorado.

Gabinete de Marcus Fabrício, "invadido" por agentes da PF em busca de material de propaganda  O oficial de Justiça e os 3 agentes da PF chegaram à sede da Câmara, à rua Barão de Melgaço às 16h15. O expediente já havia encerrado. Os agentes encontraram o gabinete de Fabrício trancado. Ordenaram, então, que o segurança localizasse o parlamentar para abrir a porta. Foram alguns minutos de negociações. Nesse interím chega Isabel Cristina, assessora do presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce (PMDB). Assustada com a presença da PF num legislativo "bombardeado" por denúncias de supostos atos de improbidade, principalmente sobre a Mesa Diretora, Isabel conseguiu localizar o vereador Fabrício. Este não se arriscou a ir à Câmara. Orientou seu assessor Edinho representá-lo.

   Os policiais vasculharam o gabinete e lacraram uma caixa contendo materiais de propaganda fora de época. O clima chegou a ficar tenso e trouxe preocupação a Lutero que, à distância, temia que a busca e apreensão fosse no gabinete da presidência. Dos 19 vereadores, quem apareceu na hora foi Clovito Hugueney (PTB), mas logo saiu de "fininho".

(19h) - 150 calendários são recolhidos do gabinete

   A Justiça Eleitoral informa que, na "devassa" feita pelos agentes da PF no gabinete do vereador Marcus Fabrício, foram apreendidos 150 calendários, contendo propaganda eleitoral extemporânea. A determinação de busca e apreensão partiu do juiz da 37ª Zona Eleitoral, Rondon Bassil Dower Filho, que concedeu liminar na representação nº176/2008, proposta pelo promotor João Augusto Gadelha.

    Na ação, a Promotoria alega que o vereador vem distribuindo calendários com sua imagem e dizeres que configurariam propaganda eleitoral implícita. O chefe de cartório da 37ª Zona Eleitoral, Antônio Henrique Ricci Boaventura, informou que o consultor jurídico da Câmara, a chefe de gabinete da Presidência e o assessor do vereador Fabrício acompanharam o trabalho de busca e apreensão.

  Em seu despacho, o juiz Rondon Bassil destaca que "ante o perigo da demora e os indícios oferecidos pelo MPE" a liminar deve ser concedida a fim de assegurar a igualdade entre os candidatos e evitar que se realize propaganda eleitoral antes do prazo de 6 de julho.

    Além da busca e apreensão dos calendários, o magistrado determinou ainda que o vereador seja notificado para cessar no prazo de 24 horas a confecção e/ou distribuição do calendário e apresentar defesa no prazo de 48 horas.

  • Confira aqui a íntegra da liminar concedida pelo juiz Rondon

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • heleno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    é falar o que....as 16 horas a camara ja fechada? olha sera que resolveram o problemas do pronto socorro municipal que falta medicos? os bairros carentes esquecidos sem iluminação publica...é pra isso que pagamos impostos?

  • Manoel de Alcantara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Abuso de autoridade o que fizeram com o Ver. acho que a justiça eleitoral deveria fazer era debruçar em cima dos infiéis, e julgar todos antes das eleições. Por exemplo o Lutero e o Éden até agora tão de boa nessa, e os vereadores do interior se ferrando. Ora distrituir calendários, quem já é vereador que mal que tem nisso? quem vai trocar voto por calendário?Acorda TRE, mas com essa o Vereador Marcus Fabricio vai ficar mais esperto com seus colegas da Câmara que são todos trairas a começar do Presidente.

  • Solange Prado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Injustiça essa atitude que fizeram com o Vereador, pois aqui na minha casa tem folhinha ouu melhor calendário da vereadora Lueci Ramos que a minha familia apoia, e eu não vejo nada demais nisso.Eu acho que a justiça eleitoral quer se aparecer fazendo isso, indo p. Camara com PF etc e tal. Porque não aparecem aqui no Pedregal p. prender os traficantes? A droga tá rolando solto na porta das escolas daqui da região e ninguem faz nada.

  • carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    eu acho isto ridiculo,primeiro tem coisas muito mais sérias a ser atendida...e o tre tem de rever suas regras pois isto é estupido com graficas ,com sonorização ,com artistas..e campanha é uma grande festa da democracia...um país onde não tem educação querem aproveitar o voto sem cabresto..isto acontece no berére no dia da votação e da desculpa para os politicos que não podem atender a população por causa do tre..como diz o borris isto é uma vergonha..tem coisa mais importante que uma folhinha de fim de ano


  • Silvio Bandeira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O horário do serviço público não termina às 18:00hs?

    Pelo menos no executivo, onde eu trabalho, funciona das 8:00 às 18:00 de segunda à sexta.

    Ah..esqueci! É que hoje é sexta feira...Fala sério!!!

  • Milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Será que tudo isso era preciso?

    Minha preocupação é: será que não estamos caminhando para uma nova Gestapo, desta feita no Brasil?

    Devemos pautar pela lealidade, pelo cumprimento da Constituição, ma será que não estão banalizandoalgumas ações?

  • Celso Medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estamos voltando pra ditadura só que desta vez a mordaça vem com o apoio da imprensa que tá dando espaço p. as tais autoridades se esbaldarem nos desaforos desenfreados da tal justiça brasileira.Veja se pode a PF se preocupar com calendario sendo que a nossa fronteira está totalmente desprovida de cobertura e o tráfico correndo solto.É uma vergonha.

  • RODOLPHO DA SILVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Foi muito oportuna a visita da PF no gab. do vereador, mais acho que não deve ser só no dele mais sim no de presidencia que está abusando do poder, passam quatro anos sem fazerem nada e depois vem desejando ano novo e feliz natal achando que o elitor é bobo, nos estamos cansados de ver esse povo ai na camara fazendo homenagem, mossão de aplauso para meros desconhecidos dos cuiabanos, alem de votar contra os servidores públicos e ainda aparece alguns debiloides falando que isso não está certo e mais a população está esperando para dar o troco e na minha modesta opinião a renovação na camara tem que ser de 200% para esses 19 vereadores não ficarem nem como suplentes e a pior gestão de todos os tempos. parabens a PF fedeeral e Tre.

  • Nataniel Moreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ai eu não aguento esses internautas, ei pera ai, acorde nós não estamos discutindo o horário de funcionamento da camara e sim o abuso de poder do TRE em conjunto com a Polícia Federal sacou amigo inter.....Nós estamos falando de júpiter e o cara vem falar de doce de cajú. Me poupe colega.

  • Vania Aparecida Pereira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só para sintonizar a Radio PF e Rádio TRE que tenho recebido do Presidente da Camara Lutero Ponce cartões de aniversário e de páscoa entre outras comemorações e tudo pago pelo convenio da camara de Cuiabá. Isso pode? Isso não é propaganda extemporanea? com a palavra o TRE.Tenho provas disso p. onde eu mando Romilson? Isso não é farra com recurso público?

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo