Últimas

Sábado, 19 de Maio de 2007, 15h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

INVESTIGAÇÃO

PF prende empresário por engano, diz advogado

    O empresário e acadêmico de Direito, Elvis Antonio Klauk Júnior, 24, foi preso por engano pela Polícia Federal na última quarta, durante a Operação Mapinguari. É o que garante o advogado Joaquim Spadoni. Segundo ele, Elvis Júnior nada tem a ver com um outro Elvis, que reside em Feliz Natal e que estaria envolvido em extração, transporte e comércio ilegal de madeira no Parque Indígena do Xingu. Na operação, foram presas 30 pessoas.

    Segundo o advogado, os familiares de Elvis Júnior estão muito revoltados com a prisão indevida do empresário. Spadoni culpa o Ministério Público Federal, para quem "foi extremamente negligente e precipitado ao, antes de tomar qualquer decisão, não conferir quem é a pessoa citada num depoimento".

   O advogado observa que teve acesso aos autos e a única referência ao nome de Elvis foi feita por um caminhoneiro. Este delatou uma pessoa como sendo Elvis, um explorador ilegal de madeira no Parque Nacional do Xingu. Para Joaquim Spadoni, a acusação recai sobre um Elvis que trabalha com tratorista na derrubada de árvores e não de Elvis Júnior, dono de uma rede de concessionárias em Cuiabá e estudante de Direito.

     Destaca que seu cliente adquriu uma área no entorno da reserva, mas que, como não tomou posse oficialmente, a última vez que visitou a propriedade foi em 2001.

    O advogado se diz seguro de que houve erro de identificação e agora prepara uma série de recursos junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em busca da liberdade de Elvis Júnior.  Além de pedir a revogação da prisão temporária, a defesa solicitará uma acareação entre Elvis Júnior e os índios da região, uma forma de provar, segundo o advogado, que o empresário não tem qualquer envolvimento com a quadrilha desbaratada.

    A investigação da PF durou cerca de um ano. Foram expedidos 57 mandados de buscas e apreensão e 47 mandados de prisão. As 30 pessoas pesas em Mato Grosso residiam em Feliz Natal, Paranatinga, Sinop, Sorriso, Vera, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Canarana.

   Em Cuiabá, agentes da PF prenderam a servidora da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) Célia Pereira de Carvalho e também Elvis Júnior, cuja indentificação, segundo o assessor jurídico Spadoni, está equivocada. A organização era composta por grileiros, proprietários rurais e arrendatários de fazendas em torno do Parque do Xingu.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Diversos cortes nas despesas da AL

eduardo botelho curtinha 400   Num período em que o Legislativo praticamente parou, assim como o Judiciário e órgãos vinculados aos Poderes, como TCE e MPE, o presidente da AL, deputado Eduardo Botelho (foto), tomou decisão correta ao cortar gastos enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. Entre as...

Governador está tenso e preocupado

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes anda tenso e preocupado. Mesmo já tendo adotado uma série de medidas de prevenção, inclusive consideradas radicais, ele não dorme direito por causa das projeções nada otimistas de aumento nos próximos dias de casos de coronavírus em...

AL aprovará empréstimo de R$ 550 mi

A Assembleia aprovou, na convocação extraordinária desta sexta (27), dispensa de pauta para a mensagem do Executivo que pede autorização para contrair empréstimo de R$ 550 milhões junto à Caixa Econômica. O recurso será aplicado na construção de pontes de concreto em diversos municípios. Agora, a matéria entra na pauta e será aprovada pela maioria dos deputados na próxima segunda (30),...

Queda nas receitas e o salário regular

emanuel pinheiro 400 curtinha   Prefeitos de um modo geral vão conseguir pagar a folha do funcionalismo de março, na próxima semana, sem tantas dificuldades. Já para abril, a tendência é que passem apurados para manter os vencimentos em dia, por causa do reflexo negativo da pandemia do coronavírus,...

Galvan, afronta à legislação e multa

antonio galvan 400 curtinha   O presidente da Aprosoja-MT, Antônio Galvan (foto), que tentou, mas acabou desistindo da disputa ao Senado, está sempre envolvido em polêmicas, seja nas demandas do agronegócio, seja no cotidiano da política. A mais recente é que ele, juntamente com outros produtores, está...

Destaque nas ações anti-coronavírus

leonardo bortolini leo 400 curtinha   O prefeito de Primavera do Leste Leonardo Bortolin (foto) vem recebendo elogios e ganhou o noticiário nacional por medidas práticas, céleres e seguras no atendimento à população, em meio aos cuidados para prevenção ao coronavírus. Desde a semana...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.