Últimas

Sábado, 10 de Maio de 2008, 21h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

JUDICIÁRIO

"Pinguins" do TJ podem ter carro oficial, diz CNJ

  Os 7 desembargadores-pinguins que ainda respondem como juízes-substitutos de 2º Grau agora têm direito à utilização de veículos oficiais adquiridos para atender magistrados do Tribunal de Justiça. O parecer é do Conselho Nacional de Justiça, em sessão do último dia 29. Foi proferido a partir de uma provocação feita pelo presidente da Associação dos Magistrados do Estado (Amam-MT), Antônio Horácio da Silva Neto.

   Horácio ficou na bronca com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Lessa, por este se recusar a entregar aos "pinguins" os veículos Corolla, assegurados aos 30 desembargadores. Resolveu, então, ingressar com pedido junto ao CNJ. Quanto à solicitação de Horácio para ter direito ao carro oficial enquanto presidente da Amam, o Conselho indeferiu.

   O voto do conselheiro do CNJ, Paulo Lôbo, foi no sentido de julgar improcedente o pedido para utilização do carro oficial por parte de Horácio, considerando que este está licenciado das funções judicantes para exercer a presidência da Amam. Por outro lado, o CNJ, em ementa do acórdão, registrou que o direito de benefícios previstos em lei se justificam no limite das atribuições do cargo ou função efetivamente exercida, pois é prerrogativa do cargo ou função.

   Segundo Horácio, ficou claro que os juízes substitutos de segundo grau devem usufruir do privilégio. Ele lembra que quando Lessa se afastou dos julgamentos processuais e permaneceu só na presidência da Amam continuou a utilizar o veículo oficial. Horácio pondera que, diferente do desembargador, não fez uso do veículo neste período em que comanda a Associação. "Parece ter havido dois pesos e duas medidas."

   Questionado sobre a decisão do CNJ, o presidente da Amam-MT se diz satisfeiro com o resultado. "Atingi o meu objetivo implícito com o pedido, que era o reconhecimento de que os juízes de segundo grau podem utilizar o carro oficial se estiverem no exercício da função. Agora, qualquer colega que estiver no exercício desse cargo e, se quiser, pode pedir o veículo para utilização e se o pleito for indeferido pode ir ao CNJ para viablizar o uso". Para Antônio Horácio, não se trata de benefício pessoal, mas de prerrogativa do cargo ou função.

   Além de Horácio, são desembargadores-pinguins os juízes José Mauro Bianchini, Marcelo Souza de Barros, Graciema Ribeiro de Caravellas, Círio Miotto, Marilsen Andrade Adário, Clarice Claudino da Silva e Alberto Pampado Neto.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    vale lembra que tudo que acontece no judidicario nesse caso é com dinheiro publico nosso, não podem esquecer disso..

  • CIDADÃO DESESPERANÇADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até parece que o CNJ iria votar a favor de tirar o carro de seus cumpanheiros,gastar dinheiro publico é mais gostoso.

  • Roberta | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se no TJ até a Diretora Geral tem carro oficial a sua disposição, porque os Desembargodes Pinguins também não podem??????????

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pagar os créditos que os servidores têm junto aTJ/MT, ninguém cogita, mas usar o nosso dinheiro pra comprar carros para serem usados por quem ja tem tanto, isso se torna prioridade, que VERGONHA.

PTB perdeu uns, mas ganhou outros

emanuelzinho 400   Em Várzea Grande, enquanto alguns militantes do PTB, puxados pelo secretário jaymista Silvio Fidelis foram para os braços do candidato a prefeito Kalil Baracat (MDB), que tem Hazama (DEM) de vice, militantes de outras legendas decidiram abraçar a candidatura do petebista Emanuelzinho (foto). São...

PT de Cuiabá passivo; ROO, autêntico

kleber amorim 400 curtinha   O PT de Rondonópolis se organizou melhor, mobilizou a militância, se tornando mais autêntico do que o núcleo petista de Cuiabá. Para se ter ideia, o partido, numa posição de coragem e levando preocupação ao prefeito Zé do Pátio, que tinha...

DEM é "suprapartidário" em Cuiabá

wilson santos, 400 curtinha   Para uns, o DEM de Cuiabá se tornou "suprapartidário". Para outros, um partido de aluguel. Além de não ter cabeça de chapa para prefeito, o partido do governador Mauro e dos irmãos Júlio e Jayme Campos enfrenta uma situação inusitada de concorrentes...

Diretório do Podemos-VG dissolvido

mara podemos curtinha 400   A direção estadual do Podemos, sob o deputado José Medeiros, destituiu o diretório municipal de Várzea Grande e anulou o encaminhamento para apoio a Kalil Baracat a prefeito. Agora sob comando provisório da professora Wilcimara Carnelós, a Mara (foto), que está na...

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.