Últimas

Domingo, 12 de Abril de 2009, 08h:03 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

BRIGA

Pitaluga e João Carlos "racham" segmentos da Cultura

 Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Ex-secretário estadual de Cultura João Carlos e seu sucessor Paulo Pitaluga viraram inimigos políticos

  De velhos aliados, o secretário de Estado de Cultura Paulo Pitaluga e o seu antecessor, escritor João Carlos Vicente Ferreira, viraram inimigos políticos. O primeiro é radical, sem papas na língua e assumiu a pasta em fevereiro do ano passado disposto a "comprar briga". Exonerou várias pessoas e cancelou praticamente metade dos projetos que tinham sido aprovados pelo Fundo Estadual de Fomento à Cultura, ainda pela gestão passada. João Carlos é mais diplomático e, com habilidade política, atraiu para si o carisma da maioria dos servidores. Por causa disso, mesmo fora da pasta, acaba solicitado pelos segmentos, vindo a deixar Pitaluga irritado com essa situação. Os conflitos são tantos que Pitaluga chegou a montar dossiê contra o seu antecessor. João Carlos, que deixou o governo Blairo Maggi para com a disposição de ser candidato a cargo eletivo, acabou desistindo, inicialmente de concorrer à Prefeitura de Barão de Melgaço e, depois, ao cargo de vereador por Cuiabá.

   Para eclodir ainda mais os conflitos, aliados de João Carlos resolveram homenageá-lo durante ato de inauguração da ponte de ferro do Coxipó, em Cuiabá, na última terça (7). Enquanto o vice-governador Silval Barbosa e Pitaluga, acompanhados de alguns outros secretários e de vereadores descerravam a placa, representantes de 12 entidades distribuíam no mesmo local um panfleto com frases de agradecimento a João Carlos, que tinha sido o responsável pelo lançamento do projeto de reconstrução da ponte no distrito de Coxipó. Pitaluga ficou numa saia-justa.

    As entidades vão fazer mais barulho ainda. Na quarta (15), na mesma ponte, vão receber João Carlos para nova homenagem, agora com a presença do ex-secretário e dos grupos de siriri, de bandas de rasqueado e outros cantores. Com um orçamento de R$ 17 milhões, dos quais 50% destinados a bancar projetos culturais, a secretaria de Cultura vive uma guerra de bastidores, principalmente por causa desses financiamentos. Pitaluga optou por ficar fora do Conselho, responsável pela aprovação dos projetos, mas, no fundo, é ele próprio quem dita as regras.

Postar um novo comentário

Comentários (22)

  • eder amorim | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 07h31
    0
    0

    a cultura cuiabana esta na hora de ser tratada com mais respeito, joão carlos é a pessoa mas correta neste momento para assumir a secretaria de cultura de cuiaba, temos a certeza que esta é a força que o cururu, siriri, rasqueado e as demais classes tem pra se difundir, porque se dependermos do governo que ai esta no estado, vai acabar com nossa cultura, que ja esta se acabando por causa dos ignorantes que la se encontram.cuiaba espera joão carlos de braços abertos

  • Cuiabano Ligado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Srs do RD NEWS, não da para comparar esses dois.

    O Secretario João Carlos, foi um secretario, que ouvia a classe, viajava o Estado inteiro conhecendo a nossa cultura.

    Estava sempre aberto a novas ideias e iniciativas da classe.

    Quando um seguimento o procurava encontrava sempre as portas abertas para convessar e debater.

    E agora???????

    1. temos um secretario RAIVOSO
    2. um ser humano fechado, calado e que te olha com desconfiaça.
    3. pergunta pra ele quantas vezes saiu de Cuiaba pra ir no interior participar de um evento? (pergunta e pede para ele mostrar as fotos).
    4. Quem realmente MANDA na secretaria de cultara (FRANCIELE LEÃO OU PITALUGA?) pegunta lá para para os servidorres.
    5. Vamos enumerar 05 avanços com a gestão do PITALUGA.
    1.
    2.
    3.
    4.
    5.

    Vamos lá, vamos quias as cinco???????? nada, nada, nada, nada, nada.

    Então meus amigos, não se pode comparar nunca, o secretario João Carlos com o DITADOR Paulo nada faz Pitaluga.

    Cuiabano Ligado!!!

  • Cleuta Paixão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    HOMENAGEM MAIS QUE JUSTA E MERECIDA AO
    SECRETÁRIO DE TODOS OS TEMPOS.
    Acompanhei enquanto Produtora Cultural a dedicação e o empenho a realização dos Projetos de prioridade do governo Blairo Maggi.
    Como Conselheira de Cultura Suplente, gestão 2007/2008 posso afirmar que:
    Enquanto Secretário de Estado o senhor João Carlos, sem falso discurso, primando sempre pela transparência e ética levou o nome e a Diversidade Cultural de Mato Grosso por toda esta nação Brasileira, e pelo exterior.
    Outro feito foi o respeito às entidades, a classe artística e ao ser humano como todo, qualquer um que o procurasse. Recebendo a todos com cordialidade e gentileza, do mesmo modo que procurava solucionar todas as questões relacionadas à cultura e aos seus produtores de maneira geral, o que não vem ocorrendo nesta abusiva e desastrosa gestão do senhor Paulo Pitaluga aonde impera o “EU”.
    Muito me admira o Governador Blairo Maggi, pessoa a qual tenho o maior respeito e admiração, permitir que este senhor possa permanecer por mais tempo diante desta pasta, tentando desfazer o que é impossível. Ou seja,
    Não se apaga o carisma e os evidentes serviços prestados em Prol da Cultura deste Estado executados pelo escritor, historiador, músico, editor... etc. Atual Presidente do IHG-MT, senhor João Carlos Vicente Ferreira.
    Por este motivo, gostaria de solicitar em nome dos membros das entidades a qual represento a adesão a esta lista e nas posteriores que por certo virão do nosso apoio em agradecimento ao secretário de todos os tempos.
    Cleuta Paixão
    Artista visual e Produtora Cultural
    Presidente da AAVVAMT – Associação dos Artistas Visuais do Vale do Araguaia-MT Coordenadora da AvA-MT – Associação dos Artesões do Vale do Araguaia-MT e do FEPOC-MT – Fórum Estadual de Política Cultural-MT

  • Augusto Melheiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    é claro como água!
    Pitaluga fala, promete e não faz! E pior que fica achando as desculpas mais esfarrapadas!
    Jõao Carlos poderia não ser o melhor, porém sempre cumpriu sua palavra!
    Pitaluga manchou nosso estado nacionalmente!
    João demorava para pagar, mas pagava!
    Mas, era óbvio esse calote gigantesco, haja vista o Bemat!

  • Alexandre Rondon | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O sr. Paulo Pitaluga esta destruindo a imagem cultural de nosso estado, chama o cururu e siriri de coisa do Wilson Santos, chama nossos cantores e artista de povinho que só querem dinheiro, chama o Presidente da Assembléia de Baixinho prepotente, que só quer enfiar projetos do seus guela abaixo, fala mal de seu compadre Jaime Campos, diz que Jaime não apita mais nada e recusa ajuda do mesmo. Brigou com aliados do Governador, a briga dele com o ex prefeio Adilton Sachetti foi antológica.
    Agora eu lhe pergunto?
    Quem esta por trás desse cara?
    Costa quente?
    Quem lhe deu tanto poder?
    Maggi escuta a voz do povo, não vai dar uma de Dante!

    Fora Pitaluga!

  • Francisca Miranda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    De longe, Pitaluga perde para JOÃO CARLOS ... mas isso tudo tem consenimento do dirigente do Estado......
    O João Carlos exala cultura e o outro grossura.

  • Fatima Lima Soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Transcrevo aqui em alto e bom som a voz dos artistas cuiabanos e funcionarios ,com os quais mantive contato a respeito desta materia, a realização deste evento(dia 15) foi uma das coisas mais serias e justa que acontecerá em Cuiaba nos ultimos anos e que todos com muita honra irao participar .
    Na quarta (15) o Pitaluga nao marcará presença,estarao presentes o João Carlos e os artistas cuiabanos de toda categoria,siriri,cururu,teatro,banda rasqueado etc.
    Lendo os comentarios dos indignados acima.O Pitaluga nada fez pelo orgao secretaria ,pelos funcionarios e muito menos pelos funcionarios.
    Em outra ocasiao tambem referia-se o absurdo feito com os funcionarios de carreira, transferindo-os para outro predio para que ficassem longe dele,ato que nunca esqueceremos.
    Mas pagava do seu bolso uma senhora que 24 horas estava furiosa e nervosa assim como o seu cfefe,fumava horrores e fazia comida p a Franciele e de leva p nao pegar mal alguns funcionarios participavam da seia dando cotas em dinheiro o que dava muitas briguinhas.A SEC estava infestada de fedor de cigarro e alho,cheiro de hotel.Mas felizmente o Pitaluga demitiu essa senhora,voltou o cheirinho bom de SEC de CULTURA e não hotel(nao seria sua espiã?se foi nao soube executar o papel,ela dizia q foi somente p servi-lo e queria dar ordens aos funcionarios de carreira o q causou mto contrangimento ).
    O Pitaluga ate o final do mandato do Blairo sera que aprenderá a ser secretario de CULTURA?
    Coisas estranhas estao acontecendo,olhe ao seu redor e aos predios e as salas onde vc e seus sub chefes nunca entram,tem funcionario desesperado qdo se fala de sala do arquivo ,biblioteca e protocolo, se liga,investigue.Todas essas informações estao fora da Sec de Cultura .

  • Maria Francisca | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Francisca Miranda voce disse uma frase que muitos dos artistas e funcionarios gostariam de dizer:
    João Crlos exala cultura e Pitluga exala grossura

  • Antonio Vicente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com tudinho q esta escrito aqui sobre o secretario Pilaluga

  • Nadia Lourenzo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa sec ta um caos,e nem sei pq o governdor nao troca esse secretrio

Prefeito cuiabano vira saco de pancada

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto), que busca a reeleição e havia iniciado a campanha como grande favorito, inclusive com expectativa de ganhar no primeiro turno, se transformou em saco de pancada. Além de Abílio Júnior que o critica e ataca o tempo todo, o que acabou o...

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

Tentativa de ser 1ª prefeita de Barão

margareth munil 400 curtinha   A candidata à prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva (foto), é tão conhecida nas ações conjuntas com o marido nas áreas da saúde e assistência social que está levando para as urnas a combinação do seu...

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...