Últimas

Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2009, 15h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

INSTITUTO MARK

Pivetta lidera disputa à sucessão de Maggi em Tapurah

   O deputado Otaviano Pivetta (PDT), ex-prefeito de Lucas do Rio Verde por dois mandatos, lidera em Tapurah a corrida sucessória ao governo do Estado. Trata-se de uma região do Alto Teles Pires e que engloba municípios tidos como base eleitoral do pedetista, como Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Itanhangá, Ipiranga do Norte e Nova Maringá. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. Os pesquisadores apresentam vários cenários e até simulações de confrontos sobre eventual segundo turno.

   Numa disputa com sete nomes (ver quadro 1), Pivetta aparece com 36,1% das intenções de voto, enquanto Wilson Santos (PSDB), prefeito de Cuiabá, fica em segundo, com 13,2%. Já o ex-governador e ex-prefeito de Várzea Grande, senador Jayme Campos (DEM), figura com 11,2%, empatado tecnicamente com o vice-governador Silval Barbosa (PMDB), ex-prefeito de Matupá por dois mandatos e que aparece com 7,3%.

  O empresário Mauro Mendes (PR), presidente da Fiemt, tem 4,9% das intenções de voto. O deputado Percival Muniz (PPS), que liderou o último levantamento do Mark instituto em Rondonópolis, onde já foi prefeito por duas vezes, não é citado pelos eleitores de Tapurah, assim como o juiz federal Julier Sebastião da Silva, que determinou a prisão de políticos e empresários suspeitos de fraudes nas obras do PAC em Cuiabá e Várzea Grande.

   Numa outra simulação (quadro 2), em que o pré-candidato do PR é o deputado Sérgio Ricardo, Pivetta continua na liderança com 36,6%, enquanto Santos aparece com 11,2%. O tucano está empatado tecnicamente com Jayme, que tem 10,7%, e Silval com 8,3%. Numa outra situação, com cinco virtuais candidatos a governador (quadro 3), Pivetta também figura como líder disparado, chegando a 35,1% das intenções de voto. Santos detém 40,3%, enquanto o presidente da Assembleia, José Riva (PP), conta com 4,4%.

   Numa virtual disputa com Jayme e Mauro Mendes (cenário 4), o prefeito cuiabano passa a liderar a corrida ao Palácio Paiaguás com 16,6%, mas fica no empate técnico com Jayme, que tem 15,1%. Já Mendes conta com 4,9%. No embate com Jayme e Silval (quadro 5), o tucano também lidera com 16,6%, seguido de Jayme com 13,7%.

   Se a briga eleitoral fosse entre Santos, Silval e Mendes (simulação 7), o tucano mantém a dianteira, com 16,6%, seguido pelo governador em exercício, que aparece com 11,2%. O republicano ficaria com 4,4%. Entre Santos e Jayme (quadro 8), o prefeito cuiabano venceria com uma margem apertada: 16,6% a 15,1%. Por outro lado, num virtual embate com Mendes (cenário 9), Santos venceria com larga vantagem: 16,6% a 3,9%.

   Caso a disputa fosse entre o prefeito cuiabano e Silval (quadro 10), a vitória do tucano seria mais apartada. Conforme o levantamento do instituto Mark, Santos venceria com 16,6%. Os pesquisadores entrevistaram 205 eleitores, entre os dias 1º e 3 de agosto em oito bairros.(Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Roland Hergenhader | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É, pelo jeito Tapurah foi uma das mais beneficiadas com o esândalo da COOPERLUCAS.

  • jo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esse pivetta só tem voto ali mesmo por causa de um parente, e em nova mutum por causa do irmão prefeito e em lucas, porque foi prefeito, mas, mesmo assim, com margem de vantagem pequena para wilson santos. ninguém pode querer virar governador tendo voto só nessas três cidades pequenas, que somadas devem dar 10 mil eleitores, o que é uma gota no oceano de votos em todo o estado, que ultrapassa o milhão. o pivetta, que adora esbravejar contra funcionário público, assisti um destes discursos dele contra funcionário público e fiquei assustado, como pode um cara desses querer ser governador, será que ele deseja governar sozinho?? é muita prepotência!! tem ficar do lado dos botinudos mesmo, os iguais se aliam, e aqui em cuiabá esse sojicultor não tem voto não, só do alonso mesmo, e olhe lá.

  • Getulio Arrantes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Popó e Romilson, por favor poupe-nos dessas pesquizas descabidas, a mais de um anos das eleições de outubro de 2010, e em municipios tão inexpressivos como Tapurah,cujo eleitorado é menor que o bairrro Paschoal Ramos de Cuiabá, ou São Metheus ,de V.Grande,ou um bairro da nossa Sinop;ou de algum bairro de Rondonopolis.Deixem de ser radical,voces estão tão contra o Jaime,e Riva, que já estou quase votando nos mesmos para Governador e Senador em 2010.Parem com isso,o RDNews é bem conceituado aqui no nortão, mais com essas pesquisas escrotas,voces vão perder pontos.

  • Marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    O Silval não decola mesmo hein!
    A turma da botina vai ter que procurar outro candidato.
    O Dep. Pivetta vai crescer ainda mais, tem tudo para ser o próximo governador do Estado.

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...

Apoio sem influência de Luciano Hang

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta (foto), do PDT, contesta a informação de que teria sido convencido por Luciano Hang, dono da Havan, e pelos primos Maggi a apoiar para o Senado a coronel Rúbia Fernanda. Pivetta diz que quem o conhece sabe que nunca foi garantista na...

Sem o agro e apoiado pela Fetagri

carlos favaro 400 curtinha   Na corrida pela cadeira no Senado, na suplementar de 15 de novembro, alguns concorrentes têm rotulado o senador Carlos Fávaro (foto) como candidato dos grandes produtores. Mas as entidades que compõem o Fórum Agro MT estão todas com Nilson Leitão, à exceção...

França reafirma seu apoio à Fernanda

roberto franca 400 curtinha   Em sua quarta disputa à Prefeitura de Cuiabá, desta vez pelo Patriota, Roberto França (foto) assegura, por meio de assessoria, que continua apoiando para o Senado a colega do partido, coronel Rúbia Fernanda. É que surgiram questionamentos e dúvidas sobre se o ex-prefeito...