Últimas

Domingo, 20 de Maio de 2007, 15h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

SOLENIDADE

Plano "Cuiabá 300 Anos" será lançado nesta 3ª

   Idealizado pelo secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Vieira, a Prefeitura de Cuiabá lança nesta terça (22) o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico, o Pró-Cuiabá 300 Anos. A idéia é interessante. Numa parceria com a iniciativa privada, inclusive com 32 segmentos já confirmados, o Município se propõe a discutir questões macro sobre o futuro da capital mato-grossense, levantar problemas e buscar soluções.

    A abertura será às 19h, no Centro de Eventos do Pantanal, com a presença do consultor Rodrigo Lopes, doutor em planejamento de Cidades pela Universidade de Harward (EUA). Lopes é casado com Maristela, filha adotiva do ex-presidente Juscelino Kubitschek, e fará abertura do evento. Ele pontuará as vocações de Cuiabá, que completou 288 anos de emancipação político-administrativa em 08 de abril, e os caminhos para a consolidação do seu desenvolvimento socioeconômico com sinalização sobre os estímulos necessários para atrair investimentos produtivos, gerar emprego e renda e incrementar os negócios de caráter privado.

      Entidades como as federações da Indústria (Fiemt), do Comércio (Fecomércio) da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além de representantes do turismo, integram o "Cuiabá 300 Anos". "Será a sociedade quem vai dizer qual futuro econômico a cidade tem de tomar. Será uma cidade industrial, um grande centro logístico e/ou de turismo? O que queremos para Cuiabá daqui a 10 ou 15 anos?"

       Ex-secretário de Indústria e Comércio do Estado do Rio, Rodrigo Lopes contará sua experiência como consultor de vários municípios, principalmente do Rio, quando, em 1996, sob Cesar Maia, desenvolveu um plano de recuperação econômica local.

    Para o secretário João Vieira, primeiro é preciso definir as diretrizes, sob orientação de Rodrigues Lopes. A questão do alto índice de desemprego, por exemplo, será um assunto a ser colocado em discussão. Hoje, existem na periferia de Cuiabá cerca de 50 mil jovens entre 16 e 24 anos desempregados e sem perspectivas futuras devido à falta de qualificação. As discussões passam também por projetos macro, como ferrovia, o poliduto previsto no Programa de Aceleração do Crescimento e ligação de Cuiabá com o Pacífico.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Antonio Luiz de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Agora o prefeito de cuiabá vêm com esta história de plano estratégico 300 anos. Ora, ele deveria tentar de cumprir o plano que o elegeu para os quatro anos de mandato que até agora não saiu do papel. Chega de plano wilson santos, dá um jeito no corpo e vai trabalhar. Ninguém acredita mais nos seus planos que só ficam no papel. Chega de enganar o povo cuiabano!

  • pedro noronha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Plano Cuia 300 anos hahahaha!!! esse Plano deve ser o Prazo que o Prefeito vai pedir para começar a pagar os seus fornecedores atrasados. Esse João Vieira é uma figura. Membro de uma familia sem voto nem dinheiro tem só o poder de bajular qualquer um que estaeja no poder foi assim com Julio Campos, Carlos Bezerra, Rodrigues Palma, Jaime Campos, Dante de Oliveira , Wilson Santos , com Blairo ele não teve sucesso o nosso Govenador é um homem sério,ão coloca qualquer um em sua equipe.

  • Jonas Silva Toledo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Francamente...é preciso apoiar um evento deste...sabe, gente que fica depreciando uma iniciativa que traz benesses a todos só pode ser gente a serviço de interesses escusos.
    Não sou eleitor ou sequer simpatizante de Wilson Santos, mas gostei da ideia...alias não vejo como partidaria

  • Aristóteles Potter | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não que a data dos 300 anos não seja importante, mas, daí se tornar um foco da administração atual é simplesmente brincar com a consciência do povo cuiabano. Se a prefeitura não arregaçar as mangas e trabalhar,daqui há 11 anos quando fizer os 300, cuiabá vai virar cidade-fantasma, tal o abandono atual da cidade. Já houve muitos planos, projetos e programas para o desenvolvimento da cidade, e pouco foi feito, portanto, em vez de planejar essa atual administração deveria pensar em resolver os sérios problemas no pronto-socorro e policlinicas, nas escolas sem carteiras, vidros quebrados, cheio de mato e sem vigilantes, nas ruas todas esburacadas parecendo queijo suiço, nos rios cuibá e coxipó muito poluídos, nos diversos lixões espalhados pela cidade, enfim, acorda prefeito wilson santos e bota os seus secretários para trabalhar o hoje e agora senão não haverá amanhã para comemorar.

Erros estratégicos e fim de mandato

niuan ribeiro 400   Niuan Ribeiro (foto) termina melancolicamente o mandato de vice-prefeito da Capital, marcado pela ambiguidade, erros estratégicos e vacilações. Logo no início da gestão, resolveu romper politicamente com o prefeito Emanuel, a quem passou a criticar, achando que se consolidaria como...

Retorno ao TCE ou cargo no governo

marcelo bussiki 400 curtinha   A partir de 1º de janeiro, com o fim do mandato de vereador pela Capital, Marcelo Bussiki (foto) retorna ao cargo efetivo de auditor do TCE-MT. Mas é possível que ele seja convidado por Mauro Mendes para compor o quadro de principais assessores do chefe do Executivo estadual. Bussiki foi...

DEM, bate-cabeça e plano B frustrado

fabinho garcia 400 curtinha   O ex-deputado federal e empresário Fábio Garcia (foto) acabou deixando o DEM órfão de candidatura a prefeito da Capital. Numa conversa com o governador Mauro, seu padrinho político, Fabinho o assegurou que iria sim disputar o Palácio Alencastro, mesmo pedindo trégua por...

Mauro sofre 2 derrotas para Emanuel

mauro mendes 400 curtinha   Mauro Mendes (foto), principal estrela do DEM em MT, acabou amargando duas derrotas em Cuiabá para o prefeito Emanuel, neste ano, embora não tenha sido candidato nas urnas. Em princípio, buscou candidatura própria com o seu partido, mas todos os nomes possíveis, como de Gilberto, Gallo,...

Três derrotas do marqueteiro Antero

antero de barros curtinha 400   O ex-senador, jornalista e marqueteiro Antero de Barros (foto) não levou sorte nas campanhas eleitorais as quais coordenou nestas eleições. Em Lucas do Rio Verde, empurrou à reeleição o prefeito Luiz Binotti que, mesmo com o poder da máquina, perdeu para o...

Lideranças jogaram duro contra EP

carlos favaro 400 curtinha   Emanuel Pinheiro teve uma reeleição sofrida em Cuiabá. Lutou contra os principais líderes políticos, que se juntaram em torno da candidatura de Abílio, uns publicamente, outros nos bastidores. O governador Mauro Mendes, por exemplo, jogou pesado para tentar derrotá-lo....

MAIS LIDAS