Últimas

Quinta-Feira, 11 de Setembro de 2008, 11h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

TRÁFICO DE INFLUÊNCIA

PM prende e o comandante-geral mandar soltar

  Rafael Cícero de Sá Maranhão, filho da chefe do Gaeco, Eliane Maranhão, foi “pego” por policiais do 10º  Batalhão portando 6 “trouxinhas” de pasta base de cocaína, no Jardim Cuiabá, bairro onde reside. O termo  “pego” é o mais adequado neste caso, já que o rapaz  não chegou a ser preso como manda a lei. Os policiais bem que tentaram, mas ao ser abordado em flagrante em posse da droga, Rafael, mais que depressa, ligou para a mãe (Eliane), que chegou ao local de imediato, já falando ao celular com o comandante-geral da PM, coronel Campos Filho. Este por sua vez, ordenou que o responsável pela viatura, cabo PM Joilson, liberasse o rapaz. A história está registrada em documentos.

   O cabo já havia reportado a situação para a oficial de área. O tenente Susane Tamanho havia recebido a mesma ordem do coronel Campos Filho para soltar o rapaz. A ocorrência foi relatada ao tenente-coronel Robson, comandante do 10º Batalhão da PM. O intrigante nesse caso é que a mãe de Rafael, Eliane Maranhão, utilizou indiscriminadamente de seu cargo, (é, ironicamente, chefe do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado), para livrar o filho da prisão, conforme consta no Boletim de Ocorrências. Pela quantidade de drogas encontrada, Rafael se enquadra no delito de tráfico de drogas. Já a mãe dele, em outro tipo de tráfico, o de influência. (Andressa Boa Sorte)

  • Confira aqui um dos trechos do registro e, abaixo, o BO que revela a ordem do comandante-geral da PM.

(16h40) - Célio Wilson diz que matéria é infundada

   O ex-secretário de Justiça e Segurança Pública, promotor Célio Wilson de Oliveira, hoje coordenador de operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), disse em entrevista ao RDNews que a matéria publicada acima é infundada. Ele contestou o documento e afirmou que antes de qualquer coisa é necessário que haja investigação sobre a veracidade do registro. Para ele, o site-blog foi alvo de "gente mal-intencionada".

   "Antes de fazer alguma coisa (matéria), tem que checar no Fórum, na Delegacia, enfim, tem que ter certeza. Acho que vocês entraram na conversa de gente mal-intencionada", diz ele.  O RDNews tentou por várias vezes contato com Eliane, mas não obteve êxito.

(17h05) - Comandante-Geral agiu certo, diz promotor

  O promotor de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, afirma, em nota, que "a história noticiada não corresponde a realidade". Segundo ele, "toda  documentação referente à apreensão foi encaminhada à 9ª Vara e as providências cabíveis foram adotadas". Afirma também que o comandante-geral da PM, Campos Filho, agiu de acordo com a notificação recomenda recomendatória expedida pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Prado.

 Eis, abaixo, o que escreve o promotor Marcelo Ferra

   "Sou promotor titular da Promotoria Especializada em Entorpecente e posso afirmar que a história noticiada pelo site não corresponde a realidade. Toda a documentação referente à apreensão foi encaminhada à Nona Vara e as providências cabíveis foram adotadas. O Comandante-Geral agiu de acordo com a notificação recomendatória expedida pelo Procurador Geral de Justiça, data de 21 de agosto de 2008, que vale para todos os casos similares, independente de filho de quem seja.
   Inclusive, relato que fiu procurado pela doutora Eliana e esta me disse para agir de acordo com minha consciência e tratar o caso como outro qualquer.
   Atenciosamente,
   Marcelo Ferra de Carvalho

Postar um novo comentário

Comentários (85)

  • Paulo Sergio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que coisa lamentável estamos presenciando!!!!!!!
    Parece que vivemos em uma Corte Mediaeval, onde o Rei e os amigos do Rei tudo podem.
    Criam-se notificação recomendatória (MP) um dia depois do fato para tentar justificar o injustificavel, uma vergonha!!!!!!
    Vergonha maior e ver integrantes do Ministério Público, manifestando-se favoravelmente a esse desmando, pois além do crime de, no mínimo, posse de drogas, que é previsto em lei, foi cometido um outro crime, o tráfico de influência.
    Veremos então se essa tal Notificação Recomendatória servirá em outros casos ou se será exclusivo para este, o que eu acho mais provável, senão, daqui pra frente o tráfico de drogas estará oficialmente autorizado em território Matogrossensse, por ato do MP de Mato Grosso, pois ninguém mais será preso e sim entregue a sua mãe.
    É preciso que se tome uma atitude séria quanto a esse caso, acredito que isso só será possivel com a intervenção da Justiça Federal, pois na esfera Estadual não é mais possivel, pois o sistema já está viciado, dadas as manifestações públicas das autoridades do MP.
    O Secretário de Segurança, é delegado da Policia Federal, instituição responsável pelo combate ao Narcotráfico, então precisa agir por força de oficio legal

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    vergonha!!! vergonha!!! vergonha!!!

  • FERNANDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É TRAFICO DE DROGA É TRAFICO DE INFLUENÇIA, POR ISSO ESSE BRASIL NÃO VAI PRA FRENTE ENQUANTO EXISTIREM PESSOAS COMO O CORONEL CAMPOS FILHO PRIVILEGIANDO AS PESSOAS COM PODER AQUISITIVO MELHOR,,, EAE GOVERNADOR VAI DEIXAR PASSAR ESSA ISSO OCORREU EM 20/08/2008 E SO AGORA FOI NOTICIADO PARABÉNS RDNEWS PELA CORAGEM DE INFORMAR O POVO..

    E DALHE OS COMANDANTES DA PM... TUDO TROCA DE FAVORES(RABO PRESO)

  • Cuiabano Revoltado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E agora Maggi?

    E agora GAECO?

    E agora Paulo Prado?

    E agora Conselho Nacional do Ministério Publico?

  • pedro paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse é o governo dos butinudos e do candidato MAURO MENDES.
    Mentem, mentem, descaradamente. E o povo que se estrunbique com essa segurançazinha do governo blairo.

  • Max | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Intrigante,mas como a noticia se propaga no ar como rastilho de pólvora é consciente de que deve-se investigar qualquer noticia antes de posta-la em um meio de comunicação para resguardar as partes envolvidas!!! Neste caso é complicado a situação de todos os envolvidos,qual a verdade???

  • rogerio clebar da silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    isso mostra claramente que em Mato Grosso , quando se tem dinheiro ou poder , não se vai pra cadeia ... aki só existe a justiça divina !!!

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Comandante da Policia Militar do Estado deveria ser o primeiro a ser imparcial nas ocorrências realizadas por seus subordinados. E qdo ocorrer uma ocorrência com algum cidadão (sem parentesco importante) este será liberado imediatamente?

  • 190 | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • léo medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DR MARCELO

    FAVOR TRAZER PARA NOSSO CONHECIMENTO O TEOR DA NOTIFICAÇÃO RECOMENDATÓRIA CITADA, CASO NÃO SE TRATE DE ASSUNTO SIGILOSO.

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.