Últimas

Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2009, 23h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

EXCLUSIVO

PMDB anula eleição; Terezinha ignora e lança chapa


Nico Baracat, secretário-geral do PMDB-MT, avisa, por meio da Resolução 173, que os atos da eleição do sábado não terão validade e, mesmo assim, a presidente Terezinha Silva fará convenção com chapa única

   Marcando mais um capítulo da novela acerca da crise no PMDB de Rondonópolis, o secretário-geral da Executiva estadual, ex-deputado Nico Baracat, baixou resolução, suspendendo a eleição no diretório municipal prevista para sábado (31). Mesmo assim, o grupo do prefeito Zé do Pátio vai realizar o pleito e reconduzirá Terezinha Silva Souza à presidência do partido. Ela disputará com chapa única.

Nico Baracat, que assina resolução   O racha no partido eclodiu e repercute em todo Estado. Acontece que Pátio, que tem Terezinha como principal aliada interna, não apóia o nome do colega de partido, vice-governador Silval Barbosa, na corrida à sucessão estadual. Pátio se transformou em cabo eleitoral do pré-candidato de oposição, prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB), sob argumento de que precisa retribuir gratidão ao tucano, que subiu em seu palanque em 2008, enquanto Silval se articulou, sem êxito, pela reeleição do então prefeito Adilton Sachetti (PR). Silval busca agora ajuda da direção regional, principalmente do cacique do partido Carlos Bezerra e de Nico Baracat na tentativa de ganhar o diretório e, assim, diminuir o grau de influência de Pátio na Executiva local. Uma das estratégias de Nico e de Bezerra de excluir Terezinha da disputa foi inserir numa das cláusulas da Resolução 106/2009 a proibição de presidentes de autarquias de compor a Executiva. Ex-tesoureira da campanha de Pátio, Terezinha preside hoje o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), autarquia que cuida do sistema de água e esgoto.

  Diante da regra imposta, a porta-voz do prefeito não poderia concorrer a novo mandato, a não ser que deixe o comando do Sanear. Terezinha, por sua vez, ignora a cláusula, sob argumento de que esta contraria resolução da própria direção nacional do PMDB. Nico Baracat recorreu a uma série de argumentos para anular a eleição. Ele assegura que foi formalizada uma representação por um membro da Executiva do PMDB rondonopolitano (não declina nome), que relata ofensas e contrariedade aos preceitos estatutários e doutrinários da sigla. Observa que em 23 de outubro, último dia do prazo para inscrição de chapas com vistas à disputa pela direção municipal, o secretário-geral da Comissão aguardou por praticamente todo o dia e ninguém compareceu para oficializar registro. Reclama também que não teve acesso a salas internas, onde havia funcionários trabalhando.

   O secretário-geral afirmou que Delaine Garbílio e Adriana Kimura não entregaram-no o livro-ata do partido. Conta ainda que ambas fizeram alguns telefonemas e, por fim, informaram que a presidente Terezinha Silva teria determinado que o documento não fosse entregue. Conta ter falado com a presidente do diretório municipal, por telefone, e que esta prometeu registrar chapa, o que não veio acontecer. Diante de tanta resistência, Nico Baracat decidiu, então, declarar nulos os atos da convenção.

------------------------------------------------------------------------------------------
Veja aqui a resolução que suspende a eleição do diretório do PMDB de Rondonópolis

(Às 23h28) - Aliada de Pátio vê decisão arbitrária, truculenta e ilegal e fará convenção

Terezinha Silva busca reeleição no PMDB   Terezinha Silval Souza, presidente do PMDB rondonopolitano, demonstra "não estar nem aí" para a Resolução do diretório estadual, que tornou nula a eleição prevista para este sábado. Ela até já montou chapa única e avisa que a convenção vai acontecer normalmente, das 8h às 17h. O mandato é de dois anos. Terezinha busca a reeleição. O diretório conta com 70 integrantes, mas as decisões partidárias ficam mais com a Executiva, com 11 cargos. Em tese, estão aptos a votar 3.863 filiados, sendo 1.313 cadastrados junto à 10ª Zona Eleitoral, 1.076 na 45ª e 1.474 na 46ª Zona Eleitoral.

   Em nota divulgada nesta quarta (28), Terezinha bateu duro. Classificou de arbitrária, truculenta, ilegal e antidemocrática a resolução assinada por Nico Baracat. A presidente do Municipal avisa que será realizada, sim, a convenção.

-------------------------------------------------------------------------------
Confira aqui a íntegra da nota assinada por Terezinha Silva, avisando que haverá eleição

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • CARLOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PARA COM ISSO !!!!

    TEREZINHA É PESSOA PREPARADA PRA ADMINISTRAR O SANEAR E O PMDB.

    AGORA MUDAR AS REGRAS DO JOGO NO MEIO DO CAMPEONATO É RUIMMMMM !!!

    SE LIGA BEZERRA MAO DE PILAO !!!

    O ESTATUTO DO NACIONAL VALE, NAO ESSAS RESOLUÇÕESZINHAS DE nico baracat.

    QUEM É ESSE nico ??? É DO NICO E LAU ?? ACREDITO QUE NAO.

  • Alvaro Sebastian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mais uma vez o Bezerra Mão de Pilão que usar de suas práticas ilegais para manter o Poder político em Rondonópolis. A Resolução emitida pelo Diretório Estadual, não tem validade nenhuma, pois a competência para baixar resolução é da Executiva Nacional, conforme preceitua o art. 130 do Estatuto do PMDB. Essa resolução o Bezerra baixou ao arrepio da Lei, pois sabe que o grupo do Prefeito Zé do Pátio ganha a convenção, e isso contraria os intere$$es do velho cacique. Mas uma coisa é certa vai haver convenção e nós estamos preparados juridicamente. Será o divisor de água entre a era jurássica do Bezerra. Nós não o tememos e vamos peitá-lo mesmo, já chega o povo de Rondonópolis não merece e cidadão cujo histórico de tramóias políticas são dignas de figurar em crônicas policiais.

  • Julio da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse Alvaro é mesmo sem noção né olha so se isso aconteçer sera mto feio para a senhora Terezinha passar pór uma pessoa teimosa e ingnorante por saber que essa resoluçaõ é valida e nenhum cartorio é besta de autenticar ou reconheçer pois saaber que é ilegal,e imoral certo dona terezinha fica fora dessa embarcada vc não precisa se expor aos escandálos.

  • Nelson Capistrano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse povo do ZÉ MINTIRA faz lambança até dentro da panela deles mesmos(PMDB).
    Rondonópolis não merece uns malas destes.

  • Maria Cecília | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mais uma vez, o ex-Deputado e atual Prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, anda na contramão da política. Mais uma vez ele se acha no direito de decidir sozinho sua posição, sua postura e seus votos, esquecendo-se que é filiado a um Partido, que só conseguiu se eleger por fazer parte dele. O Supremo Tribunal já decidiu há alguns anos: o mandato é do Partido! Portanto, as decisões devem ser tomadas de acordo com as orientações do Partido. Se ele não concorda com as normas estabelecidas pelo Partido, deveria discutir isso internamente e, não chegando a um consenso, a opção seria deixar o seu Partido e ir em busca de um novo Partido que concorde com suas idéias. Elegeu-se prefeito, sim, com os recursos financeiros do Partido, não quis a presença de Carlos Bezerra e de Silval Barbosa em seu palanque, e agora se julga no direito de decidir ao seu bel prazer, sem dialogar com seus companheiros? Se Carlos Bezerra é ditador, coronel e autoritário, Z

  • Beto Vilela | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acorda Bezerra, a única coisa que pode barrar o Zé Doido é o processo que corre contra ele pela compra de votos. Se você não o podar agora, vai ser difícil derrubá-lo, ou vai ser ele ou você...E agora????

  • Roberto Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É Terezinha pede um pouco mais de dinheiro para o Pínóquio e o antero e a turma do comite da maldade e do Zé Mentira, quem sabe vcs compram o partido e ai faz o que vcs bem querem....vcs pensam que as decisões do partido é decidido só pelo seu grupinho....o PMDB é maior do que vc imagina minha amiga. e tem gente séria nele tambem, agora se vc acha que pode mandar e desmandar,,,,veremossss....vamos agardar...

  • Maria Cecília | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Terminando...
    Se Carlos Bezerra é acusado de agir de forma autoritária e prepotente, a atitude de Zé Carlos do Pátio não pode ser vista de forma diferente, afinal, o Prefeito só tem agido de forma imatura e egoísta, não só nesse episódio como em relação às suas posições como Chefe do Executivo Municipal.

  • Joao Aparecido da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E zé tu ta querendo se enroscar de novo !
    toma vergonha, vê se faz as coisas dentro da lei ou eles patrolam vc ?
    Vc é faca de dois gomes !
    fazendo intrigas dentro da sua casa, que é isso, não sei como tem pessoas que votam num cara desses.

  • marcola | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    sr.nico baracat,por favor me diga e não minta,
    o que foi que o bezerra e silval já te prometeu.
    uma secretaría ou te eleger dep.estadual???
    se for isso pode desistir,pois não vão cumprir!!

Rejeição a Abílio sobe e cai a de EP

abilio junior 400 curtinha   Nos últimos 15 dias, o candidato a prefeito da Capital, Abílio Júnior (foto), do Podemos, viu a rejeição aumentar 12 pontos percentuais, quase um por dia, saindo de 19% para 31%, de acordo com a nova rodada da pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta pela TV Centro América....

Fávaro deixa governador em saia-justa

carlos favaro 400 curtinha   O senador interino do PSD, Carlos Fávaro (foto), que busca a reeleição, deixou o governador Mauro Mendes (DEM) em uma saia-justa em Barra do Garças. Mendes, que já declarou apoio no horário eleitoral ao candidato à sucessão municipal Wellington Marcos, do mesmo...

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...