Últimas

Sexta-Feira, 09 de Outubro de 2009, 08h:21 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

VÁRZEA GRANDE

PMDB resiste gestão Murilo e força Wallace a entregar Saúde

 Fernando Ordakowski
Clique na imgem para ampliação
O deputado Wallace Guimarães e sua esposa e secretária Jaqueline, que circulam na gestão Murilo, sob contrariedade de Nico Baracat, cacique do PMDB de Várzea Grande e opositor ferrenho à administração

  O deputado Wallace Guimarães deixou o DEM, depois de se envolver em confusões e atritos internos e, agora no PMDB, logo na primeira semana de estreia como filiado se depara com posições contraditórias e confrontos, que devem forçá-lo a sair do muro quanto à administração Murilo Domingos (PR). O PMDB, sob as rédeas do ex-deputado Nico Baracat, não quer nem saber de composição com o prefeito e defende que Wallace ordene que a esposa, a médica Jaqueline Guimarães, entregue o cargo de secretária municipal de Saúde. O deputado transformou a estrutura da pasta em espécie de "comitê" de sua pré-campanha à reeleição e não aceita nem discurtir o assunto.

   A convivência conflitante entre republicanos e peemedebistas já chegou na direção estadual do PR. O secretário-geral do partido, ex-deputado Emanuel Pinheiro, observa que a legenda republicana, dentro das articulações visando o pleito de 2010, apóia o nome do peemedebista Silval Barbosa para governador e espera que, em Várzea Grande, segundo maior município mato-grossense, o PMDB também se comporte como aliado, agora com a chegada de Wallace. Segundo ele, se não houver essa reciprocidade e Wallace não se enquadrar, o PMDB será obrigado a entregar o cargo ocupado por Jaqueline. "O Wallace foi convidado para vir para o PR e não quis fazer essa opção. Preferiu o PMDB e esperamos que ele consiga conduzir o seu novo partido para aliança com a administração Murilo Domingos".

   Apesar de não assumir publicamente para evitar nova crise, o prefeito Murilo e o seu vice Tião da Zaeli demostram insatisfação quanto à gestão Jaqueline, principalmente pelo uso político da secretaria. No afã de ajudar o marido a consolidar o projeto de reeleição, Jaqueline está transformando a pasta numa espécie de "sucursal do Wallace".

    Para Emanuel Pinheiro, um dos articuladores do projeto vitorioso da reeleição de Murilo em 2008, nomes capacitados para assumir a Saúde não faltam. Ele destaca, por exemplo, os médicos Reinaldo Della Pasqua, que já comandou a secretaria e hoje preside a Previvag; Jorge Lafetá, diretor do Pronto-Socorro Municipal; e Adalberto Novaes Silva, que o classifica como "filho da terra e profissional conceituado".

   Wallace está diante de mais um problema. Ex-vereador várzea-grandense e candidato derrotado a prefeito em 2004, ele atuava no velho PFL, que deu origem ao DEM. Na campanha eleitoral do ano passado, o deputado não foi candidato, mas acabou se transformando no centro de duas polêmicas. Primeiro, se sentiu traído por Júlio Campos, que antecipou aposentadoria como conselheiro do TCE para disputar candidatura a prefeito e acabou por atropelá-lo dentro do DEM. Contrariado, Wallace fez campanha contra Júlio. Com a reeleição de Murilo, ele recebeu, em moeda de troca, a secretaria de Educação, para cujo cargo de comando indicou a esposa Jaqueline. Segundo, Wallace foi acusado no horário eleitoral pela coligação de Nico Baracat, terceiro e último colocado na briga pela prefeitura, de ter recebido dinheiro para aderir a campanha de Murilo. Exibiu na TV imagens de Wallace ensacando dinheiro, vinculando-o a suposto acordo espúrio com a gestão Murilo.

(14h48) - Nico diz que jamais pediu saída de Jaqueline da secretaria de Saúde

   O secretário-geral do PMDB no Estado, Nico Baract, derrotado pelo prefeito republicano Murilo Domingos em 2008, alegou nesta sexta (9) pela tarde que nunca conversou com o deputado estadual Walace Guimarães, que trocou recentemente o DEM pelo PMDB, sobre o fato da esposa do parlamentar, Jaqueline Guimarães, ocupar a secretaria de Saúde de Várzea Grande. “Nunca houve essa conversa. Falei com o Walace na semana passada sobre o ingresso dele no PMDB, mas não conversamos sobre a Jaqueline”, rechaçou.

   Baracat disse que, mesmo se quisesse, não teceria comentários sobre os posicionamentos políticos de Jaqueline, pois ela estaria filiada no PHS. “Nem no PMDB ela se filiou. Então jamais poderia cobrar este tipo de coisa. Nas poucas vezes em que conversei com o Walace, jamais falamos sobre a esposa dele”. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (22)

  • paciente impaciente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o maior comentário em VG hoje é que para se conseguir uma consulta ou cirurgia tem que antes se comprometer a votar ou trabalhar para a reeleição do Walace....que vergonha...parabéns doutor e agradecemos por enchher a região do mapim e jardim gloria de bandidos aciosos com o aluguel milionário do seu hospital falido para o Blairo instalar um albergue de presidiarios em regime semi aberto...

  • Madalena de Assis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Franccisco Reinaldo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esta vendo Jaqueline como esta a sua avalição na pesquisa? Pessima, a campanha que pensava em fazer pro marido foi por agua a baixo e voces estao queimadissimos juntos nada mais nada menos do dormindo e dos baracats. Querem chupar cana e assoviar? Demais que Nicao vai deixar jogarem dos dois lados? Pra entrar no PMDB tem q primeiro ter estomago pra aguentar Batico e seu filho Carlinhos boca suja e todos os Baracats.

  • NELSÃO PC DO B | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A VERDADE VERDADEIRA, É QUE O DR WALLACE GUIMARÃES TEM LUZ PRÓPRIA...FOI SEU BRILHO PESSOAL QUE FEZ OS CAMPOS DESALOJÁ-LO DO DEM. A PASTA DA SAÚDE É A MAIS DIFÍCIL PRA QUALQUER ADMINSTRAÇÃO E ESTÁ SENDO TOCADA COM PROFISSIONALISMO...EM VÁRZEA GRANDE SOBROU IMPOLUTO O NOME DO WALLACE PARA O PLEITO DE PREFEITO...E INFELIZMENTE CONFIRMA UMA ANOMALIA DA POLÍTICA NACIONAL, ONDE O POLÍTICO SE TORNA MAIOR QUE O PARTIDO ONDE ESTÁ FILIADO, O EX É LULA.......

  • Pedro Elias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Moro no Cristo Rei e vejo com muito receio essa decisão do Glorioso PMDB aceitar a filiação do baixinho traira. Esse baixinho tentou ir para o PTB, PP, PSB, PPS e até para o PT e niguem o quiz, só o Glorioso e que aceitou essa pessima aquisição. A PMDB mais uma vez se vendeu em termos ideologicos. já não acreditada no baixinho e sua turma agora é que toda a populaçao de VG tem que abrir o olho ele não tem grupo, todos que o acompanham estão muito mal. Ate o seu motorista Carlinhos do São Mateus não aguentou tanta traição. ACORDA VG

  • GILSON GOMES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUE SITUAÇÃO O DR WALACE ESTA, TRAIU JULIO CAMPOS, METEU PAU NO NICO, É AGORA ESTA ABRAÇADO COM OS BARACAT, VC WALACE É O MAIOR TRAIRA QUE MATO GROSSO JÁ VIU, AFINAL DE CONTAS EM 4 ANOS COM DEPUTADO O QUE O SR FEZ PARA VARZEA GRANDE? QUAL SUA GRANDE OBRA?QUE VANTAGEM VC TROUXE PARA NOSSO POVO?, AFINAL QUEM É VOCE WALLACE?

  • serginho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O DR WALACE SAIU FOI MUITO TARDE DO DEM TODO MUNDO VIU QUE NO DEM ELE NUNCA TEVE CHANCE DE NADA .TOMARAM DUA CAMPANHAS DE PREFEITO GANHA DA MAO DELE ...GRAÇASSSSSS A DEUS JA TAVA NA HORA,,,,,,O PMDB GANHOU MUITO COM SUA FILIAÇAO

  • MARCOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O DEP. WALACE TOMOU A DECISÃO QUE DEVERIA TOMAR, NADA CONTRA O PARTIDO DEMOCRATA QUE É FORMADO POR MUITAS PESSOAS HONESTAS E POLITIZADAS.
    A SAIDA DO DEP. TINHA QUE ACONTENCER EM VIRTUDE DA FALTA DE COMPANHEIRISMOS DE ALGUNS MEMBROS DO PARTIDO QUE INSISTEM EM TRATA-LO COMO SE FOSSE O QUINTAL DE SUA CASA E OS MEMBROS SEUS VASSALOS.

    O PMDB DE NICO E WALACE ESTARÃO JUNTINHOS COM O PR DE MURILO PARA ELEGER SILVAL BARBOSA A GOVERNADOR DO ESTADO E BLAIRO MAGGI A SENADOR DA REPUBLICA .

    UM CERTO DIA O SEU FIOTE DISSE AOS IRMÃOS JAYME E JULIO QUE DA FORMA QUE ELES TRATAVAM OS COMPANHEIROS ELES IAM ACABAR SOZINHOS DE MÃOS DADAS EM VÁRZEA GRANDE, E REALMENTE ISTO ESTA ACONTECENDO.

    QUANTO A SERETARIA DE SAÚDE REALMENTE A DRA JAQUELINE ENCONTROU EM SITUAÇÃO PIOR DO QUE SE ESPERAVA.

    ACHO QUE O GRANDE PERDEDOR DESSA HISTÓRIA TODA FOI O DEM E QUEM GANHOU FOI O PMDB, O BLAIRO, SILVAL E O PR.

  • Artur Coimbra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Dep. Wallace não tem a menor idéia de onde se meteu. Saltou da frigideira (Júlio e Jaime) direto para o fogo (Bezerra mão de pilão).

  • Antônio de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse deputado Wallace é um político vazio, fraco e inoperante. Nunca vi esse homem fazendo uma fala na Assembléia Legislativa. Como pode um político assim ainda ser lembrado nas urnas? Só Varzea-Grande mesmo.rsrsrsrsrs

PTB perdeu uns, mas ganhou outros

emanuelzinho 400   Em Várzea Grande, enquanto alguns militantes do PTB, puxados pelo secretário jaymista Silvio Fidelis foram para os braços do candidato a prefeito Kalil Baracat (MDB), que tem Hazama (DEM) de vice, militantes de outras legendas decidiram abraçar a candidatura do petebista Emanuelzinho (foto). São...

PT de Cuiabá passivo; ROO, autêntico

kleber amorim 400 curtinha   O PT de Rondonópolis se organizou melhor, mobilizou a militância, se tornando mais autêntico do que o núcleo petista de Cuiabá. Para se ter ideia, o partido, numa posição de coragem e levando preocupação ao prefeito Zé do Pátio, que tinha...

DEM é "suprapartidário" em Cuiabá

wilson santos, 400 curtinha   Para uns, o DEM de Cuiabá se tornou "suprapartidário". Para outros, um partido de aluguel. Além de não ter cabeça de chapa para prefeito, o partido do governador Mauro e dos irmãos Júlio e Jayme Campos enfrenta uma situação inusitada de concorrentes...

Diretório do Podemos-VG dissolvido

mara podemos curtinha 400   A direção estadual do Podemos, sob o deputado José Medeiros, destituiu o diretório municipal de Várzea Grande e anulou o encaminhamento para apoio a Kalil Baracat a prefeito. Agora sob comando provisório da professora Wilcimara Carnelós, a Mara (foto), que está na...

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.