Últimas

Domingo, 15 de Fevereiro de 2009, 20h:03 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

PESAR

Poconé pára com a morte de padre em acidente

  Consternados, os moradores de Poconé (a 100 km de Cuiabá) enterraram neste domingo um de seus filhos adotivos: o padre Joaquim Tebar Fernandes, o Xim. Espanhol, mas radicado no município havia 30 anos, o sacerdote morreu num acidente automobilístico no sábado, por volta de 20h30, na MT-101, que liga Poconé ao trevo de acesso a Cuiabá. O velório na igreja atrai uma multidão que quer dar o último adeus ao pároco. Xim será sepultado às 18h no interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.


Centenas de pessoas dão o último adeus ao padre Joaquim
Foto: Site Poconet

  Três veículos se envolveram no acidente na região do Traíra, próximo ao distrito de Cangas, sendo uma Parati, um Gol e um Pálio. Na colisão, faleceu também Eucaris Maciel, que desenvolvia trabalhos sociais junto com o padre Joaquim. As vítimas fatais estavam na Parati, que foi atingida pelo Gol.

  Padre Joaquim era tido como "pai dos pobres". Ele liderou vários mutirões que resultaram em construção de casas populares destinadas a famílias carentes, e com ajuda de parcerias entre o município e Las Islas Baleares, na Espanha. Entre as obras idealizadas pelo pároco estão as construções das vilas Toledo e Baleares e do Centro de Atendimento ao Menor.


Três veículos se envolvem no acidente, provocando 2 mortes
Fotos: Cleunésio Antônio Prolo

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • Julio José de Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É com profundo pesar que recebo a noticia da morte do querido Padre Joaquim Tebar Fernandes, padre XIM, um espanhol que adotou Poconé como sua terra,onde prestou relevantes serviços na área social e religiosa. Conheci Padre Joaquim, ainda quando Prefeito de Várzea Grande,em l973, quando o convidava para vir celebrar missas,acompanhado do magnifico coral que ele criou na Paroquia de N.s.do Rosário de Poconé,por ocasião dos festejos civicos do nosso municipio,como aniversário da cidade, inauguração de obras e outros acontecimentos da epóca. Como Deputado Federal,Governador do Estado e Senador da República,pude acompanhar de perto e ajuda-lo na realização de parte do seus sonhos,que era ver uma Poconé,mais desenvolvida e com menos desigualdade social. Padre Xim,foi um lutador,um reivindicador,dos beneficios que o povo de Poconé,recebeu neste quase 36 anos de sua presença nessa cidade das Rosas.Ele lutou junto com a classe politica e economica de Poconé, pela rodovia asfaltada para Cuiabá, pela Transpantaneira,pela reconstrução da Igreja Matriz,por construção de casas populares,melhoria do Hospital Municipal, enfim por tudo que melhorasse a qualidade de vida dos Poconeanos.Pregou com brilhantismo e coragem a mensagem de Jessus Cristo por todo o Pantanal,levando a presença da igreja católica em todos os recantos de municipio.Morre comPadre Xim, a sua dedicada auxiliar,a professora Eucares Maciel,de tradiconal familia Livramentense,que tambem deixara muitas saudades da todos nós. Mato Grosso,não só Poconé esta de luto,pela morte de Padre Xim e da Professora Eucares. Ele era carinhosamente chamado com o Pai dos Pobres,e o seu trabalho social tem que ser continuado em Poconé. Em meu nome ,em nome da Isabel, e meus filhos envio um forte abraço de pesar aos religiosos e religiosas,e ao bravo povo Poconeano pela grande perda .Que Deus e a nossa mãe Maria Santissima,já os tenham recebidos na gloria do céu.

  • JOÃO LARA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É um sentimento muito grande a perda do Xim.
    Além de todo trabalho humanitário que ele fazia, ainda era presidente do Rotary Club Poconé.
    Tinha sob sua liderança mais de 150 Jovens, que juntos, desenvolviam trabalhos por toda cidade de Pocné, mais, na periferia.
    Não só Poconé perdeu uma grande Homen mas também a familia Rotária.
    Companheiro Xim, de onde estiver continue olhando por todos nós, inclusive a sua familia Rotária.
    João Lara - Presidente do Rotary club CPA.

  • PEDRO ARIAS PIVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    MORREU UM HOMEM HONRADO, SÓ COM SUA MORTE É Q SE TOMA CONHECIMENTO DA GRANDIOSIDADE DESTE RELIGIOSO. ESTE EXEMPLO, CADA VEZ MAIS RARO, É QUE FALTA NA CLASSE POLÍTICA BRASILEIRA...A PAIXÃO PELO PRÓXIMO, A ABNEGAÇÃO, O DESAPEGO AOS BENS MATERIAIS...QUE DEUS O TENHA PADRE XIM!

  • Adriano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    RD NEWS Acho que não deveriam publicar as fotos, são cenas fortes, não apelem para conseguir ibope.

  • Mauricio Prado Catharino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Rodimilson, por tudo aquilo que o Padre Joaquim representa para Poconé e irá ser lembrando eternamente pelas suas obras, pela ser humano que foi, peço encarecidamente que neste momento de dor retire as fotos constragedoras a qual ele aparece no seu blog. Concordo com a divulgação, porem preseve a sua imagem, para que todos possamos lembrar do Padre Xim como ele aparece Vivo e sorrindo.
    A Familia Poconeana agradeça a sua atenção.
    Obrigado

  • Rosiveth Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Agradeço a DEUS por ter convivido por anos ao lado de uma pessoa tão humana como Padre Xim. Poconé perde um grande líder humanitário, além de idealista.Hoje o seu povo chora por essa grande perda, ficamos um pouco órfãos do seu carinho e de seu olhar.

  • Larissa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    De extremo mau gosto a publicação das fotos onde aparecem os cadáveres do padre e da missionária, estendidos no asfalto.
    Um pouco mais de respeito aos familiares das vítimas seria mais condizente com a postura desse site que, até então, não se mostrava sensacionalista!

  • Marcela Soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EXCLUAM AS FOTOS DO PADRE E DA SUA AUXILIAR ESTENDIDOS NO ASFALTO....NINGUÉM PRECISA VER ESTA CENA CHOCANTE, QUE AINDA MARTIRIZA MAIS A FAMÍLIA DELES E TODA A COMUNIDADE.

  • Ronei Duarte advogado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabenizo o prefeito de Poconé pela homenagem ao extender o luto as festividades de Carnaval. Creio que não só a comunidade catòlica poconeana,como também, os demais cidadãos que professam outros credos e fé estão sentindo o mesmo vazio deixado pela tão lastimável perda da liderança carismática representada pelo Padre Joaquim Tebas. Considero inrreparável as perdas da querida professora Eucaris Maciel e do Padre Xim. Que a população poconeana receba nossas condolências.

  • Nepes Clodomiro Lopes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Um momento de grande dor para nossos corações, porem a o exemplo ficara vívido em nossas memorias. Pde Xim e Eucaris, obrigado pelo privilégio de ter conhecido voces e aprendido tantas lições de grandeza, bondade e humildade.

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

Inaugurados 67 km de asfalto da 020

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes (foto) inaugurou nesta 5ª a pavimentação de 67,5 km da MT-020, entre Paranatinga e Canarana. Essa estrada faz parte do pacote de obras que foi retomado e já concluído nesta gestão. Foram investidos R$ 45 milhões do governo estadual. O...

Saggin critica "ditadura" e apoia Raye

paulo raye 400 curtinha   O empresário e advogado Sandro Saggin, que desistiu da candidatura a prefeito de Barra do Garças e agora apoia Paulo Raye (foto), do Pros, explica que em nenhum momento os diretórios estadual e nacional do Podemos, de cujo partido é filiado, encaminharam qualquer orientação aos...

Pode abandona Raye e pune Saggin

sandro saggin curtinha 400   Sandro Saggin (foto) amargou outra derrota em Barra do Garças. Inicialmente, seria candidato a prefeito pelo Podemos. Mas resolveu, por conta própria, levar o partido para uma coligação com partidos de esquerda que lançaram o ex-prefeito Paulo Raye, apoiado pelo PC do B, PT e Pros. A...

Ex-vereador recua para apoiar primo

divino 400 barra do bugres   Ex-vereador, ex-presidente da Câmara e empresário bem sucedido, Chico Guarnieri (PTB) não será candidato a prefeito de Barra do Bugres nas eleições deste ano. Guarnieri, que disputou a prefeitura em 2016, até ensaiou, mas recuou ao ver que o primo, pedetista Doutor Divino...

3 ex-prefeitos viram cabos eleitorais

percival muniz 400 curtinha   Dois candidatos de oposição em Rondonópolis têm ex-prefeitos como principais cabos eleitorais. O empresário Luiz Fernando, o Luizão (Republicanos), conta com apoio de Adilton Sachetti, que já comandou o município e perdeu na tentativa de reeleição, e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.