Últimas

Segunda-Feira, 01 de Dezembro de 2008, 14h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

ENQUETE

Poder de mando motiva discussões acaloradas

  Nas conversas de bastidores, uma pergunta acaba instigando debates acalorados e chega a provocar bate-boca: afinal, quem mandou ou manda mais em Mato Grosso nestes últimos 15 anos?

   De 1993 até hoje, o Estado foi governado por três grupos políticos, sob as lideranças de Jayme Campos, Dante de Oliveira (já falecido) e Blairo Maggi, incluindo governadores em mandato tampão, como Márcio Lacerda (45 dias em 1995) e Rogério Salles (8 meses em 2002).

   A Assembléia esteve "nas mãos", nestes últimos 15 anos, de Gilmar Fabris, de Humberto Bosaipo e de José Riva, que em fevereiro do próximo ano assume a presidência da AL pela quarta vez.

   O Tribunal de Justiça teve como presidentes os seguintes desembargadores: Salvador Pompeo de Campos Filho, Licínio Carpinelli, Benedito Pompeu de Campos, Wandyr Clait Duarte (já falecido), Munir Feguri, Leônidas Duarte Monteiro, José Ferreira Leite, José Jurandir de Lima e, hoje, Paulo Lessa. Entram no debate também os meios de comunicação, como a TV Centro América e o Grupo Gazeta de Comunicação.

  No Ministério Público Federal, o procurador Pedro Taques marcou época com atuação dura contra o bando de Arcanjo e políticos, assim como o juiz federal Julier Sebastião da Silva. Enquanto isso, numa espécie de poder paralelo, esteve em cena o "comendador" João Arcanjo Ribeiro, o homem que tinha influência em praticamente todos os Poderes. Hoje, porém, está na cadeia. Cumpre pena por vários crimes. Era quem comandava o chamado "jogo do bicho" e o crime organizado em Mato Grosso.

   Estes são alguns nomes citados em meio às discussões sobre quem mandou mais no Estado. Um debate um tanto curioso e que "ferve" nos bastidores.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Murilo Aurélio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se o Comendador Arcanjo mandava na Assembléia, presidida por Riva, mandava no Estado, governado por Dante e mandava no Tribunal de Justiça, nomeava até juizes,..., então ele mandou e manda ainda no Estado. Nada mais justo ele estar à frente da votação. Os Estados e Países são governados por grupos organizados, como na Itália, na Inglaterra e ns EUA. Porque seríamos diferentes. Não é nada estranho. Grupos rivais é que tentam desestabilizar o que está no comando.

  • Marcos Soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Riva fica mandando seus acessores votarem em seu nome, que vergonha em deputado.Só tem voto da assembleia

  • GONÇALINA BEIRA RIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    COMO TENHO PENA DO MEU ESTADO NATAL,QUE EM UMA ENQUETE SOBRE QUEM MANDA NO ESTADO,APARECE NO PRIMEIRO E SEGUNDO LUGAR,DOIS PAUS RODADOS.

    UM ESTÁ PRESO EM UMA PENITENCIARIA DE SEGURANÇA MAXIMA,ENQUANTO O SEGUNDO,SOMENTE NÃO ESTÁ PRESO,PORQUE A NOSSA JUSTIÇA,NÃO CUMPRE O SEU DEVER,OU SEJA JULGAR OS MAIS DE 80 PROCESSOS QUE RESPONDE O SR.JOSE RIVA,COM O SEU PARCEIRO HUMBERTO BOSAIPO.

    O QUE SERÁ QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS MATOGROSSENSES,PERDERAM A SUA CAPACIDADE DE INDIGNAÇÃO???,OU SIMPLESMENTE SE ENTREGARAM AOS BOTINUDOS E OUTROS TIPOS EXOTICOS QUE AQUI APORTARAM????

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu acredito piamente que quem se encontra no Poder sempre será o que mais manda no Estado. Há uma natural e indecente onda de puxa-saquismo, a começar pelos meios de comunicação de massa (jornais, rádios, televisões, blogs, colunistas, principalmente sociais e outros) em relação àqueles que na atualidade - seja em qual atualidade for, há 40 anos atrás, ou atualmente - estejam ocupando o Poder. Foi assim com Júlio, Jayme, Dante e assim se encontra sendo com Blairo Maggi. Nada mais natural. Poucos são aqueles destemidos ou providos de firmes ideologias que deixam de ser bajuladores para adotar uma postura, no mínimo, independente e não necessariamente de oposição. Há uma tendência, principalmente aqui em Mato Grosso, em se ser subserviente ao poderoso de plantão para se conseguir benefícios próprios, incluindo-se nessa relação a imprensa. Principalmente esta. Se perguntarem aos jornalistas chapa-brancas - uma grande maioria, aliás - quem mandou mais em Mato Grosso nestes últimos quinze anos certamente eles dirão e consagrarão Blairo Maggi. Destacarão obras, benefícios sociais, crescimento do Estado, reconhecimento da população e tudo o mais, expressão muito usada por Alfredo Motta Menezes. No próximo Governo, quando for outro Governador, pertencente a outro grupo político, esses mesmos comensais dos governos plantonistas já terão esquecido Blairo e sua troupê e, como aqueles ursinhos amestrados, apontarão os novos poderosos como os mais influentes dos últimos tempos. Assim funciona a humanidade. Principalmente a humanidade que vive em Mato Grosso.

  • Geraldo M. de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PESSOAL ACESSEM O SITE www.diariodopovocuiaba.com E VEJAM A SUJEIRADA QUE E ESSE GOVERNO ESTADUAL E UMA VERGONHA ISSO ALI VC VAO ACHAR QUEM REALMENTE MANDA NO ESTADO, E DE CAIR O QUEIXO E NAO E SO NO GOVERNO NAO E EM CUIABA INTEIRO E TEM UMA NOTICIA DO FILHO DO NOSSO GOVERNADOR.O RD VE SE PUBLICA ESSE COMENTARIO MEU HEIN....

  • RONILDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CARO ROMILSON,VC QUER DIZER QUEM MAMOU MAIS EM MT.ESSAS PESSOAS QUE DIZEM QUE MANDAM NO ESTADO,NA VERDADE,NAO MANDAM,MAMAM NAS TETAS DO ESTADO,JUNTAMENTE COM A SUA TURMINHA E PARENTES;É TRISTE AINDA TERMOS POLÍTICOS QUE FAZEM DA MAQUINA PUBLICA UM CABIDE DE EMPREGOS E ACOMODAÇÕES PARA PESSOAS DESONESTAS E CORRUPTAS QUE SUGAM OS POUCOS RECURSOS QUE SERIAM DESTINADOS À POPULAÇÃO.AGORA QUEM MAIS TENTOU MORALIZAR AS COISAS NO ESTADO SÃO,PEDRO TAQUES E O JUIZ JULIER,ESSES SIM,SÃO DIGNOS DE RECONHECIMENTOS DA POPULAÇÃO PELOS SERVIÇOS PRESTADOS A MT.

  • Otavio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    KKKKKKKKKKK

    é nao tive nenhuma surpresa não, pois o ~grande lider nacional Dante de Oliveira se sustentou os oito anos no governo apoiado no Riva que dava sustentaçao ao seu governo que diga se de pasagem nao era nenhuma brastemp, o riva era quem segurava as pontas do diretas já, ai veio o hemen da botina que do alto de seu nariz impinado e de sues milhoes, teve tambem que recorrer ao carequinha e baixinho se qusese que seu governo nao descambase,e ele lá estava ele democraticamente e republicanamente pronto para dar sustentaçao de novo, mas agora chega né, é hora dele asumir e fazer o melhor governo que este estado ja viu, a dispeito dos invejosos, dos juliers das quantas,dos taques da silva alguem, e das botinas de plantao.

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Disparadamente quem mais mandou e continua mandando é a corrupção com a conivência de varias autoridades.

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...