Últimas

Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2007, 07h:36 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Política e senso de urgência

     O advogado Lauro da Mata comenta sobre a estratégia política do governador Blairo Maggi de deixar o PPS e se filiar no novo Partido da República. Confira o artigo abaixo.

    Observando a movimentação política do governador e todo o seu grupo é possível perceber claramente que o que o move é o desejo de ver as coisas acontecerem. Por isso decidiu se filiar ao recém criado PR para liderar o processo de sua estruturação no estado e certamente em todo o país.

    Certamente é sabedor o líder que acabou de ser empossado para um segundo mandato que fazer acontecer é uma questão de querer e somar desejos, vontades e aliados.

    O especialista em liderança Warren Bennis diz que o papel do líder é fazer com que um grande grupo de pessoas persiga um mesmo sonho.

    Com efeito. Como uma grande parcela de adultos com mais de 30, 40 anos de idade o governador houve há mais de duas décadas a lorota da duplicação e conclusão de BRs e vê, também, ano após ano,o caos em que se transforma o valoroso patrimônio do povo, ou seja, estradas esburacadas fazendo sair pelo ralo as possibilidades de ganho dos envolvidos na produção e na comercialização de toda a matéria prima oriunda do estado, provocando, no resultado final, encarecimento e conseqüente empobrecimento dos trabalhadores que, em última palavra, são os mais prejudicados.

   Tomou uma decisão baseada em seu pragmatismo de todos conhecido e a mesma tem mais é que ser louvada como decisão política acertada da qual, como fruto, espera-se a solução não apenas de problemas relacionados às estradas federais que tanto castigam matam, mas também de uma necessária e fundamental ajuda em setores de importância social grande, como saúde, educação, reforma agrária (desincravar o INCRA, por exemplo) e tantos outros que para resolver os entraves o estado jamais terá caixa para fazer face aos mesmos.

   No Brasil todos deveriam ter um senso de urgência aguçado. Não dá para esperar mais nada. Estamos ficando para trás. O maior absurdo ouvido recentemente é o de que não se deve buscar solução para o problema da violência sob forte emoção... Estas pessoas daqui a pouco dirão que não é bom também que se entusiasme com as coisas... que não se deve sonhar com a solução, devendo todos esconderem-se no mais longínquo dos seus recônditos e talvez buscar a clausura de mosteiros para uma meditação infinita...e esperar uma solução de forças superiores. Ora, as mazelas são humanas e as soluções também terão que ser dos homens (homens e mulheres, claro). Não vai aqui nenhuma arrogância relacionada a dispensar a ajuda divina.

   É possível imaginar que são desprovidos do senso de urgência os poucos auto-suficientes, os muito ricos, os que não precisam de estradas, de saúde e educação públicas, altos dignatários do próprio serviço público, as camadas nobres e alojadas nas cúpulas da administração, nos tribunais, os que, por uma ou outra razão, receberam ou encontram-se em situação de muito boa acolhida neste mundo velho de meu Deus, insensíveis ao depaupério da imensa maioria da população, egoístas ao extremo ao ponto de não perceberem que até mesmo para eles o mundo poderia ser melhor ainda, cegos ao holocausto social que poderá ter que ser pago, mais dia menos dia.

   Para falar de política é preciso ter entusiasmo e senso de urgência não funciona se não tiver entusiasmo. Um precisa do outro. Ter entusiasmo é ter emoção e tomara que o governador e os outros líderes consigam contagiar muitos não só em Mato Grosso para o seu projeto de fazer um partido a se transformar em caudatário de um projeto de um grande país, que tenha acima de tudo senso de urgência para a solução dos seus problemas.

   É de se esperar que ninguém duvide do entusiasmo de Henry Ford: "Você pode fazer qualquer coisa se você tiver entusiasmo. Pessoas cheias de entusiasmo são pessoas lutadoras, incansáveis, que renovam suas energias para executar idéias e projetos. Entusiasmo é a base para o progresso. Com ele, existem realizações. Sem ele, existem somente desculpas".

Lauro da Mata é advogado em Mato Grosso

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Barbudo é menos empreguista de MT

nelson barbudo 400 curtinha   Dos oito deputados federais de MT, o estreante Nelson Barbudo (foto) é o menos "empreguista". Nestes 10 primeiros meses de mandato, ele nomeou no gabinete em Brasília e no escritório político em Cuiabá apenas 15 assessores. Cada gabinete pode ter até 25 secretários...

Rossato quer "minar" reeleição de Ari

dilceu rossato 400 curtinha   Em Sorriso, a capital nacional do agronegócio, a tendência é da disputa à sucessão no próximo ano ficar polarizada entre o prefeito Ari Lafin, do PSDB, e seu antecessor, Dilceu Rossato (foto), hoje filiado ao PSL. Embora se movimente nos bastidores, o deputado Xuxu Dal Molin...

Misael nem espera janela e sai do PSB

misael partido 400 curtinha   Misael Galvão (foto), presidente da Câmara de Cuiabá, nem esperou chegar a janela partidária de março para oficializar a saída do PSB, onde esteve filiado por três anos. Para não colocar o mandato em risco, o parlamentar consultou a Justiça Eleitoral e obteve...

TCE-MT aprova e elogia gestão Binotti

binotti 400 curtinha   O conselheiro interino do TCE, Isaías Lopes, rasgou elogios ao primeiro ano de mandato do prefeito e empresário Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Relator das contas do exercício de 2018 da prefeitura, com aprovação unânime pelo Pleno, Isaías destacou que os resultados...

Primavera fará 4 intervenções na BR

leonardo 400 curtinha   Com recursos próprios, a Prefeitura de Primavera do Leste fará quatro intervenções na BR-070, no perímetro urbano, com readaptação e construção de trevos para ajustar o trânsito a uma nova e moderna realidade do município com quase 100 mil...

Vice do DEM-Cuiabá elogia gestão EP

joao celestino 400 curtinha   O advogado João Celestino (foto), vice-presidente da comissão provisória do DEM de Cuiabá e ligado ao senador Jayme Campos, se mostra simpático à gestão Emanuel Pinheiro, do MDB. Aliás, na segunda, Celestino fez uma visita ao prefeito e elogiou a...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.