Últimas

Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2007, 07h:36 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Política e senso de urgência

     O advogado Lauro da Mata comenta sobre a estratégia política do governador Blairo Maggi de deixar o PPS e se filiar no novo Partido da República. Confira o artigo abaixo.

    Observando a movimentação política do governador e todo o seu grupo é possível perceber claramente que o que o move é o desejo de ver as coisas acontecerem. Por isso decidiu se filiar ao recém criado PR para liderar o processo de sua estruturação no estado e certamente em todo o país.

    Certamente é sabedor o líder que acabou de ser empossado para um segundo mandato que fazer acontecer é uma questão de querer e somar desejos, vontades e aliados.

    O especialista em liderança Warren Bennis diz que o papel do líder é fazer com que um grande grupo de pessoas persiga um mesmo sonho.

    Com efeito. Como uma grande parcela de adultos com mais de 30, 40 anos de idade o governador houve há mais de duas décadas a lorota da duplicação e conclusão de BRs e vê, também, ano após ano,o caos em que se transforma o valoroso patrimônio do povo, ou seja, estradas esburacadas fazendo sair pelo ralo as possibilidades de ganho dos envolvidos na produção e na comercialização de toda a matéria prima oriunda do estado, provocando, no resultado final, encarecimento e conseqüente empobrecimento dos trabalhadores que, em última palavra, são os mais prejudicados.

   Tomou uma decisão baseada em seu pragmatismo de todos conhecido e a mesma tem mais é que ser louvada como decisão política acertada da qual, como fruto, espera-se a solução não apenas de problemas relacionados às estradas federais que tanto castigam matam, mas também de uma necessária e fundamental ajuda em setores de importância social grande, como saúde, educação, reforma agrária (desincravar o INCRA, por exemplo) e tantos outros que para resolver os entraves o estado jamais terá caixa para fazer face aos mesmos.

   No Brasil todos deveriam ter um senso de urgência aguçado. Não dá para esperar mais nada. Estamos ficando para trás. O maior absurdo ouvido recentemente é o de que não se deve buscar solução para o problema da violência sob forte emoção... Estas pessoas daqui a pouco dirão que não é bom também que se entusiasme com as coisas... que não se deve sonhar com a solução, devendo todos esconderem-se no mais longínquo dos seus recônditos e talvez buscar a clausura de mosteiros para uma meditação infinita...e esperar uma solução de forças superiores. Ora, as mazelas são humanas e as soluções também terão que ser dos homens (homens e mulheres, claro). Não vai aqui nenhuma arrogância relacionada a dispensar a ajuda divina.

   É possível imaginar que são desprovidos do senso de urgência os poucos auto-suficientes, os muito ricos, os que não precisam de estradas, de saúde e educação públicas, altos dignatários do próprio serviço público, as camadas nobres e alojadas nas cúpulas da administração, nos tribunais, os que, por uma ou outra razão, receberam ou encontram-se em situação de muito boa acolhida neste mundo velho de meu Deus, insensíveis ao depaupério da imensa maioria da população, egoístas ao extremo ao ponto de não perceberem que até mesmo para eles o mundo poderia ser melhor ainda, cegos ao holocausto social que poderá ter que ser pago, mais dia menos dia.

   Para falar de política é preciso ter entusiasmo e senso de urgência não funciona se não tiver entusiasmo. Um precisa do outro. Ter entusiasmo é ter emoção e tomara que o governador e os outros líderes consigam contagiar muitos não só em Mato Grosso para o seu projeto de fazer um partido a se transformar em caudatário de um projeto de um grande país, que tenha acima de tudo senso de urgência para a solução dos seus problemas.

   É de se esperar que ninguém duvide do entusiasmo de Henry Ford: "Você pode fazer qualquer coisa se você tiver entusiasmo. Pessoas cheias de entusiasmo são pessoas lutadoras, incansáveis, que renovam suas energias para executar idéias e projetos. Entusiasmo é a base para o progresso. Com ele, existem realizações. Sem ele, existem somente desculpas".

Lauro da Mata é advogado em Mato Grosso

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.