Últimas

Domingo, 10 de Agosto de 2008, 08h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

RUMO ÀS URNAS

Políticos ficha suja ficam fora; Muraro protesta

  Mesmo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar candidatura de políticos com ficha suja, pelo menos 30 ex-gestores em Mato Grosso estão impedidos de concorrer ao pleito deste ano, entre eles os ex-prefeitos Jaime Muraro (DEM), de Tangará da Serra, e Iron Marques Parreira (PP), de Confresa. Os dois tiveram passagem tão conturbada na vida pública que foram até presos. Agora, lutam na Justiça para assegurar o direito de serem julgados nas urnas de novo pelos eleitores. Muraro se considera injustiçado. Ele garante que já resolveu todas as pendências judicais.

   Presidentes de partidos, lideranças governistas e de oposição apostam que o Congresso Nacional não vai mudar a legislação para impedir que candidatos alvo de processos judiciais possam disputar eleições. Com base na legislação atual, o Supremo resolveu que ninguém poderá ser privado do direito de se candidatar enquanto o processo a que responde na Justiça não tiver sido julgado em última instância.

   Em meio ao embate jurídico, alguns registros estão sendo cassados depois da decisão do Supremo. Em Poxoréu, por exemplo, a juíza eleitoral Aline Luciana indeferiu o pedido de registro do ex-prefeito Walterly Ribeiro da Silva (DEM), que desta vez se inscreveu como candidato a vice. Agora, ele vai ingressar com recurso ordinário no TRE, a fim de se manter no páreo.

   Em Pedra Preta, a juíza Joseane Carlos Ribeiro, não concedeu registro de 3 candidatos a prefeito pela falta de moralidade para o exercício de cargo público, sendo eles Romildo Sandro Pires (PTB), Edvaldo Porto (PP) e Nelson Dias de Morais (DEM). A decisão foi proferida no último dia 6, antes do STF julgar improcedente o pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros para que juízes eleitorais pudessem vetar o registro de candidaturas de políticos que respondem a processo judicial ou não tenham sido condenados em definitivo. Dos majoritários, somente o ex-deputado federal e hoje prefeito Augustinho de Freitas (PR) teve o registro deferido.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • IANDRO C. S. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    gostaria de saber porque Aniceto de Campos de Mirada estar concorendo as eleições de Barra do Bugres ja que as conta dele estar todas regeitadas.

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O BRASIL É UM PAIS DEMOCRÁTICO DE DIREITO, MAS NÃO DE FATO, SE É PARA PEGAR OS FICHAS SUJAS, ENTÃO QUE PEGUEM TODOS, INCLUSIVE OS QUE ESTÃO NO PODER, AQUI EM MATO GROSSO TODO MUNDO SABE QUEM SÃO ELES.

  • José Antônio de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A Constituição e as Leis que a complementam, foram feitas para serem cumpridas, não se pode passar por cima delas. O próprio STF, instância maior do judiciário brasileiro, as respeitou em seu julgamento. É preciso avisar aos juizinhos do interior que eles tem o dever de mostrar para a sociedade que também são cumpridores da CN e das leis que a regem. Senão vamos ter vários juízinhos do interior se colocando como verdadeiros ministros do STF.

    Não se pode mudar as regras do jogo, no meio do jogo. É lastimável a qualidade e a honestidade da maioria dos políticos brasileiros, mas, querem tornar eles inelegíveis, mudem então a LEI DE INEGIBILIDADES, colocando nesta que quem for condenado em primeira instância não pode ser candidato e quem teve suas contas reprovadas também.

    Chega de gastar dinheiro público trabalhando (?) contra a nossa Constituição, é preciso que a CORREGEDORIA do TJ, avisem estes pequenos deuses do interior, que eles também tem que cumprir as Leis, sendo elas ruins ou excelentes.

    Tá na hora desse pessoal do MP e do judiciário eleitoral parar de fabricar estes FACTÓIDES que só servem para atrasar e bagunçar o processo eleitoral de 2008.

    Tá na hora do STF enquadrar estes pequenos deuses do interior e obrigá-los a cumprir as Leis e as decisões do STF.

    Se isso não acontecer o sistema judiciário brasileiro se fragilizará muito e quando um poder mostra que não lidera todo o seu sistema, a DEMOCRACIA é que paga por isso.

  • ZE CARLOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ROMILSON O PREFEITO DE COLNIZA SERJÃO TEVE SUA CANDIDATURA INDEFERIDA ( IMPUGNADA) DEVIDO A FICHA SUJA E DIVERSOS CRIMES DE IMPROBIDADES ADMINISTRATIVAS.

    ABRAÇOS

  • Sandro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns aos Juízes de primeira instância. Os homens de preto do STF em seus gabinetes luxuosos não sabem quanto mal faz esses péssimos administradores às sociedades que se propõe a governar de novo.

    A Justiça não deve ficar preso a atos processuais, a troca de petições, a contestações de provas. Primeiramente tem que defender o bem público. Onde há fumaça há fogo esse é o princípio que deve prevalecer no julgamentos desses senhores que surrupiam o bem público.

    Temos que mudar urgentemente essa regra a ampla defesa para esse políticos. Pois roubam e com dinheiro do roubo desafiam o tempo todo o bom senso, a justiça.

    Aqui em Cuiabá temos provas robustas contra a Chica Nunes (PSDB), porém não se houve falar que seus bens estão indisponibilizados e daí a pergunta: Dá onde está saindo os milhares de reais que está gastando com diversos advogados para tentar se defender? Seu salário na Assembléia não dá para isso.

  • Kerley | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SE FOSSEMOS TIRAR TODOS POR FALTA DE MORALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO, SERÁ QUE SOBRARIA ALGUM POLÍTICO PARA CONCORRER A ALGUM CARGO, SEJA ELE QUAL FOR?...DIANTE A ESSA PERGUNTA SEM RESPOSTA, VIMOS, CONCLUIR QUE, DEVEMOS ESCOLHER NOSSOS CANDIDATOS BASEADOS NO SEU TRABALHO APARENTEMENTE APRESENTÁVEL, VISÍVEL AO OLHO DE CADA CIDADÃO QUE SE ACHE NO DIREITO DE ESCOLHER O MELHOR CANDIDATO. Em Tangará Jaime em seu primeiro mandato foi um dos melhores prefeitos.

  • carlos roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E muito dificil o Brasil nunca vai mudar pois por protesto os Tangaraeses vâo errar novamente pois por revolta irão votar ne uma pessoa q foi considerado pela revista VEJA o prefeito mais corrupito do Brasil não sabem dizer não aos politicos ruim pois se 50%+ 1 votasem nulo nos iriamos mudar o nosso Municipio e mostrar para o Brasil como dizer nâo aos politicos corrupitos mas infeslismente os eleitores so sabem fazer coisas erradas.

  • Ricardo Nobre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se fosse por ai como que ficaria em Santo Antonio de Leverger que só tem 2 dois candidatos e os dois mais sujos do que bunda de porco, por um lado esta o GUILHERME GARCIA com sua esposa que também esta com todos os bens penhorados pela justiça e que todos sabem a origem do dinheiro deles e da quantidade de processos que eles tem POR DESVIO DE DINHEIRO, inclusive pela Policia Federal, ninguém faz nada, pelo contrario eles estão usando o dinheiro que foi surrupiado da Assembléia Legislativa para pagar advogados e comprar eleitores para conseguir não sei como manter a fraudulenta candidatura de seu Vice VALDIR RIBEIRO que se vendeu para ser candidato aVice, estão fazendo campanha mesmo sendo caçado , esta impugnado a candidatura deles pela justiça e eles estão nas ruas como se nada tivesse acontecido e dizem para onde vão que com eles ninguém pode e que compra a todos inclusive o JUDICIARIO.................Quantos pesos tem a balança da JUSTIÇA EM MATO GROSSO ?

  • luiz carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se em nosso pais houvesse justiça, além de não poder concorrer a cargos politicos, quem tem ficha suja tinha era que tá na cadeia.

  • Anderson Rogério | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O protesto do senhor Jaime Muraro não chega nem a ser legítimo. A impugnação de sua candidatura - a imprensa toda poderá apurar junto ao Ministério Público Eleitoral em Tangará da Serra - não tem, para seu desgosto, nenhuma relação com a lista suja, tão famosa nos últimos dias.
    Diante disso... Um recado para Muraro e outro para a imprensa.
    Senhor Muraro, esse tipo de tentativa de defesa pública não convence nem o Povo - que pode acreditar nas palavras, mas acreditará mais nas ações da Justiça que, sem dúvida alguma, o manterão no seu lugar que, para o bem do próprio Povo, não é na administração dos recursos públicos.
    Imprensa, ao conceder espaço para a argumentação cumprem seu papel, mas é preciso questionar mais. Como uma pessoa que teve seu pedido de registro negado pela Justiça por ter tido contas reprovadas pela Câmara Municipal pode se defender dizendo que a lista suja não vale mais? Não podemos deixar que usem a imprensa para embaralhar a concepção da verdade.

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.