Últimas

Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2009, 07h:17 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RUMO A 2010

Políticos sob desgaste "puxam" pré-candidatos para baixo

   Os principais partidos no Estado mantêm em seus quadros lideranças que, em período de pré-campanha, se transformam num paradoxo para as candidaturas majoritárias. De um lado apresentam uma certa representatividade política, mas, de outro, são sinônimos de desgaste na ótica de eleitores tidos como formadores de opinião, seja por atuar na vida pública há vários anos, seja pelo perfil populista, demagogo e/ou por envolvimento em escândalos.

  Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
O polêmico ex-senador Antero de Barros mais atrapalha do que ajuda o tucano Wilson Santos na corrida ao Palácio Paiaguás, assim como o cacique peemedebista Carlos Bezerra em relação ao vice Silval Barbosa

   Assim como hoje no PMDB, o cacique e deputado federal Carlos Bezerra "puxa" para baixo a pré-candidatura a governador de Silval Barbosa, no PSDB o ex-senador Antero de Barros também se torna obstáculo para Wilson Santos ampliar as alianças e conquistar mais simpatizantes a seu projeto majoritário. Bezerra acumula mais de 30 anos de vida pública. Já exerceu mandatos de deputado estadual e federal, de prefeito de Rondonópolis por dois mandatos, de senador e de governador. Conseguiu, "na marra", garantir cadeira na Câmara em 2006, após mais de uma década em que havia exercido o mandato de federal. Ao mesmo tempo em que admite que o PMDB compõe a base da gestão Blairo Maggi, Bezerra dispara críticas à administração, que tem o seu colega de partido como vice-governador e pré-candidato ao Paiaguás. Defende que as decisões partidárias saiam das bases, mas é ele próprio quem dita as regras a partir de acerto de cúpulas e não permite surgimento de novas lideranças. Essa prática tem deixado Silval numa saia-justa.

   Antero é polêmico. Trata-se de um político que costuma disparar acusações para todo lado. Em época de campanha vive com dossiês debaixo do braço para "detonar" adversários. Analistas consideram que esse perfil mais desagrega do que aglutina aliados para o tucano Wilson Santos. O prefeito cuiabano, por outro lado, mesmo que tenha enfrentado divergências internas com ex-senador, se vê na condição de refém e, ao mesmo tempo, se mostra grato pelas intervenções do ex-parlamentar, afinal foram as jogadas polêmicas e de marketing de Antero que ajudaram Santos a conquistar o Palácio Alencastro.

  No DEM, que ensaia projeto ao governo com Jayme Campos, os deputados estaduais Chica Nunes (ex-PSDB) e Gilmar Fabris também trazem desgaste para o cacique democrata. Ambos são envolvidos em vários escândalos. O PP agrega políticos, como José Riva e Pedro Henry, que são campeões de votos mas, de outro lado, respondem a processos e, nos principais pólos e junto aos formadores de opinião, não contam com tanto respaldo popular. No recém-fundado PR do governador Maggi há figuras que também enfrentam rejeição na vida pública, como o diretor-geral do Dnit e ex-secretário de Estado, Luiz Antonio Pagot.

Postar um novo comentário

Comentários (23)

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não concordo com o que disse a matéria em relação à Antero Paes de Barros, pois o mesmo é político honesto e coerente, para ter certeza disto não se precisa ir muito longe, é só avaliar seu passado e vir que o mesmo não se enrriqueceu à custa de política e foi o único parlamentar de Mato Grosso NOTA 10 NA CONSTITUINTE.

  • kezia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Wilson Santos conhecido como PINÓQUIO só sabe contar hoistória e nada faz, e o Antero é conhecido como pé frio além de ser envolvido em escãndalos de salários fantasmas, ambos do PSDB agentes do PACENAS.....Quem planta coisa rui acolheita não pode ser boa.....se ambos saírem candidatos vai ser um vexame......é melhor terminarem como estão do que pensar em se candidatar e ver o resultado.....a coisa ta feia para essa turma...........andando por ai...............iiiiiiiiiii......................feio mesmo....conselho de amiga.......fiquem em casa vai ser melhor..........................

  • junior barreto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    tudo isso é falta de nao ter oque escrever? da licença.

  • Maria Teresa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que materia curta e direta de essencia maravilhosa e completa de razoes parabéns para quem editou a lapada lapada lapada do dia Wilson e Sival corre longe desses caquiques senão a surra vai ser grande, pois voces tem grande futuro politico principalmente Sival longe de Carlos Bezerra. Para completa Jaime Campos sua surra nas eleições de 2010 vai gingatesca UUHhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh todos estao no caldeirao da derrota,

  • Aline Costa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CONCORDO EM TUDO COM O RDNEWS NESSE ASPÉCTO, ANTERINHO O NOSSO QUERIDO ANTERINHO, COMO AINDA É CHAMADO POR MUITOS MUDOU MUITO PÓS PODER. SE TORNOU UM HOMEM RANCOROSO, VINGATIVO, TRUCULENTO (SEMPRE FOI, É SÓ LEMBRA DAQUELA CONVENÇÃO DANTE X PALMA UFMT), INTRANSIGENTE E PRINCIPALMENTE MUITO ARROGANTE. PONTOS POSITIVOS: INTELIGENTE, COMPETENTE, NOTA DEZ CONSTITUINTE, HONRADO E PRINCIPALMENTE FOI O MELHOR REPRESENTANTE QUE MATO GROSSO TEVE NO CONGRESSO NACIONAL EM TODOS OS TEMPOS, FOI UM PERÍODO QUE TODOS OS MATOGROSSENSSES TINHAM ORGULHO DO SEU REPRESENTANTE NACIONAL. CREIO QUE ESTAH PASSANDO DA HORA DO SR. DR. ANTERO PAES DE BARROS ASSUMIR SEU VERDADEIRO PAPEL E PARTIR PARA RECONQUISTAR O SEU LUGAR DE ONDE NUNCA DEVERIA TER SAIDO QUE É O CONGRESSO NACIONAL. DAH UM TIME NA SUA VIDA E APROVEITA PARA REPAGINA-LA E VAI A LUTA ANTERINHO.

  • Vanderléia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Antero é poita muito pesada, cuidado Wilson ele pode afundar seu projeto.

    quero ver Antero candidato

    senador 15.000 votos
    deputado federal 10.000 votos
    deputado estadual 5.000 votos.

    com muita extrutura.... anota ai para não esquecer. fui

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meu caro Fernando, Bom dia

    Gostei do seu comentário, só gostaria de acrescentar a falta de novos nomes e os vicios que os pretendentes a vida publica, normalmente tomam emprestados aos antigos, quer me parecer como herança ou fruto de admiração.
    O caso de Blairo é a falencia do sistema em sua forma primária, ou seja, o dono do poder, o lider, resolve abandonar seu próprio partido, seus protegidos pela razão de não conseguir maior ideologia politica entre seus próprios comandados- isso é: Renuncia total aos valores partidarios e ideológicos assumidos quando de sua entrada na vida partidaria.
    Fraqueza, traição, desamor? Não sei qual serio o aquilatamento maior, porem, uma coisa podemos afirmar sem errar: Nosso campo politico almeja, clama e chora, por renovação e renovação com responsabilidade e comprometimento, não esta fujutage de Tonininho vereador, daltinho, mauro mendes e outros.

  • Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Gustavo Borges Junqueira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson. Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo por este trabalho brilhante que faz, trazendo informações para seu público. Quero Dizer também que o admiro e caso seja candidato tem meu voto e de minha família, pois precisamos de pessoas como você.
    Romilson. Moro em Jaciara e hoje na ante véspera de seu aniversário, Jaciara recebeu um presente que eu não gostaria nem pro meu pior inimigo. Cortaram a energia da prefeitura. Este é o presente que o atual Prefeito deixou para os munícipes e seu vice. Leopoldo Mendonça. Este presente, uma bomba nas mãos do Leopoldo. Uma pessoa de caráter honrado e nome. Espero que lá onde está o Prefeito, ele tome conhecimento do que está acontecendo por aqui. Ah! sim, o Prefeito está no Caribe. Dizem que foi atrás de investidores para o Município. Qual o investidor que vai querer vir para cá se até a energia do prédio da prefeitura o Prefeito deixa cortar. Nunca na história do município que fará 51 anos aconteceu um fato deste. Isso é uma atrocidade que este prefeito está fazendo com os moradores. Vai tercerizar as ambulâncias, demitiu os médicos, o HM não tem medicamentos, os esportes radicais que era uma referência está uma bosta, e olha que a grana foi boa 450 mil reais. Você precisa de vir por aqui para tomar conhecimento de como este povo está sofrendo. Este é o Governo do PR.

  • Falcão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meu Amigo Wilson , quero aqui te alertar para esse assunto: O Antero realmente costuma disparar acusações para todos os lados não só contra adversário como também em aliados, vive com dossiê sim em época de campanha e periodo normal.
    O saudoso Dante de Oliveira perdeu a Eleição para Senador por conta das denucias e acusções do Sr. Antero . Agora pode ser a sua vez Wilson ! O antero ta provado que é pé frio
    Alem do mais o povo está cansado desses candidato de laboratório da Imprensa , que usam as TVs e Radios como trampolim para conseguir se eleger.

Mauro e vitórias na briga de decretos

mauro mendes 400 A estratégia do governador Mauro Mendes (foto) de articular com os Poderes a edição do decreto de toque de recolher vem dando frutos. O governo publicou decreto impondo toque de recolher das 21h às 5h, com fechamento do comércio às 19h. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, discordou e fez...

Prefeito é intubado e pode ir para SP

Prefeito de Tapurah Carlos Alberto Capeletti   É grave o quadro de saúde do prefeito de Tapurah (432 km de Cuiabá), Carlos Alberto Capeletti (PSD). Após piora, ele precisou ser intubado nesta quinta (4). Foi internado na terça (2), após testar positivo para Covid-19, em uma UTI no Hospital 13 de Maio, em...

Setasc doou 330 mil cestas básícas

Rosamaria 400 curtinha   A Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), sob Rosamaria de Carvalho (foto), já entregou mais de 330 mil cestas básicas desde o inicio da pandemia, sendo 110 mil em Cuiabá e Várzea Grande. E como assistência social foi considerada como serviço essencial,...

Interinos ficam sem cargos no TCE

jose carlos novelli 400 curtinha   Com o retorno dos conselheiros do TCE, Antonio Joaquim e José Carlos Novelli (foto), dois substitutos perderam os postos não apenas nas relatorias, como também ficam sem os cargos na gestão. É o caso de Isaías Lopes da Cunha, que deixou de ser ouvidor-geral, sendo...

MT perde José Afonso Portocarrero

portocarrero-400   Morreu nessa quarta  (3), aos 93 anos, José Afonso Portocarrero (foto). O ex-presidente dos extintos  Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat)  e Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat)  morreu de causas naturais. Viúvo, deixa quatro filhos.  Na vida profissional, foi o responsável...

Secretários filiados e sem pretensões

Beto 2x1 400 curtinha   Presidente do DEM em Cuiabá, o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, o Beto 2 x 1 (foto), disse, em visita ao Rdnews, quando concedeu entrevista à tvweb RDTV, que alguns colegas secretários estão filiados ao partido, mas isso não significa que eles...