Últimas

Quarta-Feira, 04 de Novembro de 2009, 07h:33 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

TECNOLOGIA

Políticos usam twitter para revelar agenda e fazer campanha

 Fernando Ordakowski Clique na imagem para ampliação
De olho nas eleições de 2010, a senadora Serys Slhessarenko (PT), os deputados federal Homero Pereira (PR) e o estadual Percival Muniz (PPS) e o vereador cuiabano Everton Pop (PP) estão entre os twitteiros

  Após a proliferação da propaganda eleitoral no site de relacionamentos orkut, políticos mato-grossenses aderem à febre do twitter na tentativa de se aproximar do eleitor e conquistar votos visando o pleito de 2010. Como esse mecanismo é voltado para o debate em torno de temas e interesses afins, eles conseguem resgatar eleitores com interesse em política, mas não o suficiente para frequentar reuniões partidárias e as sessões das Câmaras Municipal e Federal, Assembleia Legislativa e Senado.

   A senadora Serys Marli Slhessarenko (PT), por exemplo, aderiu à moda e é a parlamentar mato-grossense com mais seguidores em sua página. Ela possui quase 1,3 mil “followers”, como são chamados os seguidores. Seu layout é recheado de fotos enquanto discursa no Senado. A petista atualiza a página toda vez que preside alguma sessão ou embarca de Brasília para visitar as bases em Mato Grosso e vice-versa. Ela explica que conseguiu achar no twitter uma forma de mostrar a rotina, sem colocar inúmeras matérias e postagens em seu site e blog. “Além de mostrar meu dia-a-dia, coloco fotos e consigo interagir com as pessoas. Também conseguimos informações rápidas, o tempo todo”, elogia.

   Da Assembleia Legislativa, o deputado Percival Muniz (PPS), ex-prefeito de Rondonópolis, não deixa de registrar no twitter um só lance de suas atividades. O socialista aproveita para justificar atitudes, como a de continuar atuando na instalação da CPI da Saúde, mesmo após ser vetado como presidente ou relator. “Após uma reflexão decidi que irei participar da CPI, mesmo com a manobra, desrespeito ao Regimento Interno e à opinião pública. Entendo que posso colaborar e muito. Como o assunto não foi tratado no Colégio de Líderes, coube a mim, pelo Regimento, convocar a reunião de instalação, por ser o membro mais velho”, escreveu Muniz, após a sessão vespertina desta terça (3). No layout de sua página estão as cores do PPS.

   Vereador eleito com mais votos em Cuiabá, Éverton Pop (PP) é o maior twitteiro da Câmara. Possui 245 seguidores. Ele atualizava o site, por exemplo, enquanto ouvia o longo depoimento do presidente da Mesa Diretora, Deucimar Silva (PP), à Comissão Processante que investiga Lutero Ponce (PMDB). “Os depoimentos começaram às 8h e ainda não acabaram. Foram três pessoas ouvidas. O assunto é realmente muito delicado! Estou na Câmara acompanhando o depoimento do presidente”. Ao discutir em plenário a situação da Salgadeira, na estrada de Cuiabá para Chapada dos Guimarães, Pop divulgou no twitter links do Youtube com vídeos que retratam a situação degradante do local.

   Da bancada federal, Homero Pereira (PR) comanda acaloradas discussões sobre o novo Código Florestal. O republicado possui 538 seguidores. “Em Brasília, estaremos concentrados na Comissão Especial que rediscute o código florestal”, escreveu o republicano, nesta terça. Rumo à reeleição, ele aproveita para divulgar reuniões nas bases. “Fim de semana de muito trabalho. Estive em Canaranã para audiência em favor à pavimentação da MT-020, que liga o município a Paranatinga. Participei de reunião política em Colíder. Em Guarantã do Norte, reuni-me com prefeito, vereadores e líderes comunitários”. O deputado demonstra pleno domínio da língua Inglesa em conversas informais com amigos do twitter e também usa o site para bajular correligionários. “O governador tem obras em todos os municípios, tem alto índice de aprovação, sua presença no palanque só nos beneficiará”, escreveu após o anúncio de Blairo Maggi (PR) de que iria disputar uma cadeira no Senado.

   Viúva do ex-governador Dante de Oliveira, a deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) divulga no twitter trechos de praticamente todos os pronunciamentos que ouve em plenário. A tucana tem 256 followers. “Deputados discutem o projeto que dispõe sobre a concessão de bônus especial aos servidores do Dnit. Neste momento, acontece a sessão Mirim da Câmara dos Deputados. Crianças apresentam seus projetos”.

   Novato no site e com apenas 20 seguidores por enquanto, o deputado estadual Dilceu Dal Bosco (DEM) bem que demonstra empolgação ao tentar manter diálogo com parentes e personalidades, como o apresentador de TV Luciano Huck. O democrata atualiza o site quando acorda e antes de dormir, principalmente quando está em Sinop, onde fica sua base eleitoral. “Bom Dia tuitada! E Sinop-MT chove ou não chove? na dúvida vou almoçar pro lado de dentro”, escreveu o deputado, no domingo, 1º de novembro.

   Poético, o deputado federal Wellington Fagundes (PR) divulga diariamente pensamentos de escritores e filósofos, de Monteiro Lobato a Michelangelo. "Um país se faz com homens e livros. (...) Se as pessoas soubessem o quão duramente eu trabalhei para obter a minha habilidade, ela não pareceria tão maravilhosa depois de tudo”. O republicano tem 368 seguidores. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Cleide Amorim | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pena que o acesso a tecnologia ainda é raro nas camadas + pobres

  • Hilario | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gostaria de ler nos blogs o seguinte:

    Maksues: qual foi o pregço pago pra ele abandonar seus eleitores na Varja Grande?
    Serys: conte sua história com José Sarney e os atos secretos do senado. Como foi que a senhora Serys ajudou a boicotar a CPI? Porque traiu seu discurso histórico e os seus eleitores?
    Homero Pereira: Conta pra nóis como foi a compra dos vereadores do PRTB? Diz pro povo o que voce pensa sobre desmatamento?
    Peercival: Conta os bastidores da puxada de tapete que te deram na CPI da Saude. Conta porque voce não cumpriu até hoje sua promessa de baixar o duodécimo da ALMT.

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Everton POP devia colocar no twitter as verdadeiras razões para começar a desonrar os votos que recebeu.

    Vergonhosamente mesmo vendo pessoas morrendo no Pronto Socorro, pessoas ficando com sequelas para os restos de suas vidas, esse vereador limita-se a tentar ser agradável chamando seu bonito, sua cheirosa que soa com o mesmo sentido de seu bobo, sua idiota... e assim vai levando a população no bico e não assina a CPI da Saúde na Câmara.

    Para tentar desviar o foco começou a cobrar melhorias na Salgadeira.

    POP, Popinho como diz o Carioca, vê-se assume de fato suas responsabilidades. Você é bom de blá, blá, blá, agora a população quer trabalho prestado.

    Votei em você por acreditar no novo, porém suas declarações que precisar aprender com políticos experientes vem causando arrepios nos seus eleitores, pois imaginávamos que tivesse opinião formada e não uma mentalidade que quer aprender com esses políticos velhacos que a tempos destrói a dignidade do povo cuiabano.

  • Perivaldo LuizPereira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero lembrar que um dos pioneiros do Twitter foi o Dep. Sérgio Ricardo. Que de um tempo para cá é com certeza o político mais antenado com as modernas tecnologias de comunicação.

  • Estilista de Estrelas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • joão pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se eu quiser ter 1 milhão de seguidores eu consigo. Basta entrar para uma espécie de pirâmide dentro do twitter, que funciona no mundo todo. Destes 1,3 mil, quantos são eleitores em MT? Vamos lá senhores políticos. Aumentem seus seguidores através da piramide que corre solto no Twitter.

  • leitor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • EDSON SILVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eles estavão sumidos da base (povão, ha não ser pelos escandalos na midia) já estava na hora de aparecerem com suas caras de paus para pedir votos! ve se voces( politicos?) passem ao menos um oleozinho de peroba na cara para aparecerem de novo.

  • Tito Leventi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O twiiter´é bom para fomentar os debates

  • Nina Vasques | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E pq a Chica Nunes e o Riva não têm Twitter??

Apelo dramático da Santa Casa de ROO

bianca talita 400 santa casa roo   A superintendente da Santa Casa de Rondonópolis, Bianca Talita (foto), fez um apelo dramático nesta terça, num grupo de WhatsApp, esperando sensibilizar o prefeito Zé do Pátio a repassar com urgência os recursos que estão repressados no Fundo Municipal de...

Emendas para todos os 24 deputados

Max 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Max Russi (foto), em visita ao Grupo Rdnews, quando concedeu entrevista ao portal e à tv web Rdtv, defendeu as emendas impositivas, que são indicadas pelos deputados e pagas pelo governo, via orçamento. Lembra que são instrumentos importantes para fazer com que obras e...

Deputado defende cultos com até 600

sebastiao rezende 400   Num momento em que a segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus avança em MT, levando o governo a retomar medidas restritivas para evitar colapso, já que cerca de 90% das UTIs estão lotadas, o deputado Sebastião Rezende (foto), da Igreja Assembleia de Deus, teve a...

"Batida" em apresentador por engano

ricardo martins 400   Durante a dupla operação deflagrada pela PF nesta terça em alguns municípios de MT, entre eles Cuiabá, agentes federais, por um equívoco no cumprimento de mandados, acabou batendo na porta do apresentador da TV Cidade Verde, Ricardo Martins (foto), que não tem a ver com o caso....

Paccola é cotado para diretor-geral

gianmarco paccola 400   O discreto e atuante delegado Gianmarco Paccola (foto), hoje diretor-geral-adjunto da Civil, já desponta nos bastidores como nome preferencial do Palácio Paiaguás para eventual substituição a Mário Demerval, que deve mesmo deixar o posto de diretor-geral para disputar as...

Luta pra isentar parte dos aposentados

eduardo botelho 400 curtinha   Primeiro-secretário da Assembleia, Eduardo Botelho (foto) disse que foi criada espécie de força-tarefa dos deputados para fechar um acordo com o governo, de modo a ajudar aposentados e pensionistas e portadores de doenças raras para isenção do pagamento da alíquota da...

MAIS LIDAS