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Terça-Feira, 04 de Dezembro de 2007, 13h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Pontes de concreto da BR-158 estão em desuso
Motoristas que costumam percorrer a BR-158 (Araguaia) se mostram revoltados devido ao estado de abandono porque passa uma das rodovias federais mais importantes de Mato Grosso. Ela começa em Barra do Garças (a 509 km ao Leste de Cuiabá), divisa com Goiás, e se estende até Vila Rica (a 1.259 km a Noroeste da Capital), já chegando no Maranhão. São 412 km de estrada de chão. O pior trecho está entre Ribeirão Cascalheira e Vila Rica. No período de seca, os motoristas enfrentam buracos e poeira. Agora nesta época de chuva, o transtorno é ainda maior. Alguns pontos ficam alagados e transformam-se em atoleiros.
Revoltados, alguns deixam "mensagens" de protesto em obras inacabadas. Uma frase pichada chama o governador Blairo Maggi de "traidor", responsabilizando-o pelo elefante branco, quando, em verdade, a atribuição pela obra deve ser do governo federal. Existem, por exemplo, três pontes de concreto que falta apenas a conclusão do chamado encabeçamento para ser utilizada. Enquanto o governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, agora sob o mato-grossense Luiz Pagot, não liberar recursos para retomada das obras, os motoristas se vêem obrigados a se aventurar sobre pontes de madeira.
Pela previsão do Dnit, as obras para pavimentação dos 412 km devem começar em 2008, após o intenso período chuvoso.Segundo informações da secretaria estadual de Infra-Estrutura, que atua em parceria com o governo federal, falta concluir o encabeçamento das pontes para melhorar a trafegabilidade na 158.
Em outubro deste ano, o Dnit promoveu duas audiências públicas para discutir o Estudo de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos Ambientais (EIA-RIMA) da BR-158. O encontro reuniu representantes dos governos federal e estadual e moradores da região. À época, a coordenadora de Meio Ambiente do Dnit, Ângela Parente, anunciou que a emissão da Licença Provisória estava em sua fase final. A Sinfra revela, porém, que essa previsão ficou para daqui a dois meses.
A partir da licença provisória, o Dnit deve apresentar soluções para possíveis problemas encontrados na rodovia. A expectativa é de que todos os impasses sobre o impacto ambiental e em relação à definição de trechos para asfaltamento sejam resolvidos até fevereiro. O governo garante que vai investir R$ 180 milhões na BR-158, já previstos no Orçamento Geral da União de 2008. Prevê a liberação em abril. (Simone Alves)
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Comentários (1)
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José Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É parece que o povo do Norte Araguaia ainda vai sofre um pouco, pois promessa do governador Blairo Maggi não passou de Ribeirão Cascalheira ainda, e foi feita com o dinheiro das emendas dos 24 deputados estaduais (um milhão cada).
Só podemos neste momento, pedir para o Sr. Governador que se cumpra a promessa, pois parece que agora com o Pagot lá no DNIT a coisa parece que vai andar, na questão das pavimentações de várias rodovias em Mato Grosso.
Governador por favor faça alguma coisa de concreto para o Vale dos Esquecidos, pois como dizia o ex-governador de São Paulo Ademar "rouba mas faz" de Barros: "O PROGRESSO NÃO CAMINHA EM ESTRADA DE TERRA NEM DORME NO ESCURO!"
Zé Oliveira
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