Últimas

Quinta-Feira, 11 de Dezembro de 2008, 08h:31 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CULTURA

Por falta de verba, Pitaluga engaveta 61 projetos


Secretário Paulo Pitaluga aprova desta vez um projeto cultural
Foto: Ednilson Aguiar

   O polêmico secretário estadual de Cultura, Paulo Pitaluga, resolveu "engavetar" 61 projetos que foram analisados, deliberados e não-aprovados pelo Pleno, em virtude da falta de orçamento disponível para execução. Entre as categorias prejudicadas estão humanidade, música, artes cênicas, artes integradas e áudio visual. Conforme a Lei 8.257, dos recursos alocados ao Fundo, até 50% poderão ser destinados para atender à política pública de cultura e, o restante, no mínimo 45%, para contemplar projetos individuais, sendo 5% para despesas de custeio da pasta da Cultura e do Fundo.

   O Conselho Estadual de Cultura é quem "bate o martelo" quanto aos projetos que serão ou não "premiados". É formado por Edilene de Almeida, Everaldo Farias, Wanderley da Silva, Joeli Melhorança, Luiz Antônio Tollotti e Ademir Binotto. Diversos municípios estão incluídos na lista dos "sem-recursos", entre eles Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Juína, Alta Floresta e Nova Xavantina.

   A dupla de cantores Jackson e Matheus, de Cuiabá, foi uma das excluídas da proposta de receber recursos. Outro que precisará entrar na fila novamente para tentar alocar recursos é o S.O.S Planeta Terra, de Márcio Mendes.

   O 2º Festival de Cinema na Floresta, oriundo de Alta Floresta, também não conseguiu recursos para sua realização. A famosa Festa de Nossa Senhora do Livramento deste ano figura na lista dos "engavetados", assim como o Festival de Músicas Inédicas, de Rondonópolis. Nessa leva de projetos vetados e também aprovados, o único que conseguiu "abocanhar" verbas do governo estadual, com a força da "canetada" do secretário Pitaluga, foi o Teatro e Cidadania, de Flávio Ferreira. Pitaluga autorizou o repasse de R$ 40 mil para sua realização. (Flávia Borges)

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • João Jose de Almeida Prado.. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Deus tenha misericórdia....pois,então a coisa está nesse nível na Secretária de cultura do estado? Senhor Governador acorda..não deixe que esse Senhor,faça com a nossa cultura o que ele fez com o BEMAT...Por favor atenda o povo matogrossense....coloca na secretária de cultura gente que gosta e que faça..Fora Pitaluga....vc deve ter muito o que fazer..fora da cultura..vai fazer projeto, como sempre fez.....

  • Zé BoloFlôr | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Governador!!!!
    Esse dedo que Paulo Pitaluga mostra na foto é bem esse dedo que ele já pois na cara de muita gente séria da cultura de Mato Grosso.

    Socorrrooooo!!!!!São Benedito



  • jose pescodor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    clovis matos atuou nos bastidores do finado Dante de oliveira,com muita policagem profissional e questoes mal resolvidas. Agora esta no governo do Blairo? que loucura!!!
    Paulo Pitaluga merece tudo q esta escrito e muito mais.Tem um comportamento anti etico, joga pessoas contra pessoas, promete e nao cumpre...pior: vai levar a cultura para o brejo.Com isto quem ganha e o wilsinho que ta sorrindo de camarote. Governador, que fria eim? Ah! esqueci da mocinha chic: Fran...nao sei do que.Esta e a maior piada dos ultimos tempos. Tadinha, tao inocente a menina. escondendo os votinhos do namorado, ingenuamente. Ainda bem que sou pescador.

  • Joelia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • jonas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    a farra do dinheiro e para o festival do calango 400,00 a dupla 2.1 200,00 henrique e claudinho e pescuna 500,00 essa e conversa fiada hahahahahah

  • Flavio garcia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Desus há de livrar a classe artistica de Paulo Pitaluga e Franciele Leão.

    Que assim seja.

  • paulo trava | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o secretario deve ser investigado por ter apresentado, em 2001, dois projetos e recebido os recursos, um em seu nome, de um livro e outro da venda de armas antigas, este com um laranja. nao pode, já que ele falou que a farra acabou, quando entrou, nao sei que farra, pois ele mesmo era usuario da farra.
    Sr. Romilson Dourado, por que o sr. nao entrevista esse secretário? pergunte a ele se é mentira? ele nao tem como negar, é falso igual nota de 7 reais. sem contar o caso bemat, mal esclarecido e que ele gosta de mostrar um documento do banco central.
    ah, com relaçao as armas, ele nao entregou tudo, tá a maior bagunça e isso dá cpi se vc quiser...

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Paulo Pitaluga, foi a TV esta semana e falou que sua pasta tem dinheiro para os projetos e que chegou mais, 48 horas depois apresenta uma lista n egando um monte de projetos.
    Afinal de contas, tem ou não tem?
    Faço o meu protesto quanto a N.S.DO LIVRAMENTO, que teve seu unico projeto NEGADO e o prepotente foi meu querido amigo (e tambem de Chiquinho) padre José.
    É uma total falta de visão cultural do secretário P.Pitaluga, em que uma urbe tradicional e pobre como o é Livramento, se veja tolhida em suas representações sacras.
    Só farta o filho do General mencionar que Padre José não soube fazer formulário.
    Esta miopia de Paulo é terrivel.

  • Clara Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sr. Governador Blairo Maggi, e a quem interessar...
    Não é brincadeira o que está acontecendo na Cultura de Mato Grosso, nunca a Classe Artistica foi tratada com tanto desrespeito. Acho bom o senhor passar acreditar nos comentários, a classe esta acuada com medo, pois dizem que Paulo Pitaluga é um homem perigoso e que vive ameaçando os que te desafiam. Uma hora ele vai achar um artista pra quebrar a cara dele.
    Franciele Leão, Dra. Jackeline e Cloves Matos são todos mau educados.
    Artista que não tem transito sofre iqual cachorro de rua na mão da dra Jackeline.

    Em nome de Jesus liberta a classe artistica desses MONSTROS, insensatos, arrogantes e perseguidores.

  • Fatima Guedes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Foraaaaaaaaa!!!!!!!!!!!
    Paulo Aluga, Franciele Leão e Cloves Matos, vão carregar pasta de Pagot no Denit e cudar dos netos de olhos azuis de Paulo Aluga.



    Eu, não aguento mais argumentar só nos resta jogar palavras ao vento quem sabe...

Prefeito cuiabano vira saco de pancada

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto), que busca a reeleição e havia iniciado a campanha como grande favorito, inclusive com expectativa de ganhar no primeiro turno, se transformou em saco de pancada. Além de Abílio Júnior que o critica e ataca o tempo todo, o que acabou o...

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

Tentativa de ser 1ª prefeita de Barão

margareth munil 400 curtinha   A candidata à prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva (foto), é tão conhecida nas ações conjuntas com o marido nas áreas da saúde e assistência social que está levando para as urnas a combinação do seu...

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...