Últimas

Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2008, 12h:02 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

CUIABÁ

Por mais IPTU, prefeitura distribuirá 24 prêmios

 Prepare o bolso. A Prefeitura de Cuiabá, sob o tucano Wilson Santos, finaliza nesta Quarta-Feira de Cinzas os detalhes da campanha publicitária do IPTU- 2008. Como parte da agenda do encontro do secretariado na Governança integrada, no bairro Poção, o prefeito vai receber um breafing (resumo) do que será o informe.

    De olho no aumento da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano, os secretários Zé do Nordeste (Finanças), Mário Olímpio (Cultura) e Maurélio Menezes (Comunicação) mantêm espécie de plantão no Palácio Alencastro nesta terça de feriado, juntamente com as equipes de criação das agências Genius e Ganzá, as duas que têm a conta publicitária da prefeitura.

   Desta vez, a idéia é motivar o contribuinte a pagar em dia o IPTU, com promessa de distribuição de 24 prêmios, sendo eles 4 veículos 0km, 4 motocicletas 0km, 4 geladeiras duplex, 4 fogões, 4 computadores e 4 TVs de plasma. O prazo para pagamento da parcela única será em 10 de março. A campanha publicitária do IPTU começa a ser veiculada na mídia 5 dias depois. Os carnês para pagamento não foram distribuídos ainda.

  Tudo por dinheiro

  A promessa de prêmios não é à-toa. Trata-se de um trunfo para motivar o contribuinte a pagar o imposto. O índice de inadimplência é alto. Supera a 60%. O municipio só arrecadou R$ 18 milhões no ano passado com IPTU, enquanto a dívida acumulada chega a R$ 80 milhões.

   Para diminuir essa inadimplência, a prefeitura lançou até o tal IPTU Verde, que prevê descontos de até 75% nos juros e multas para o pagamento à vista do imposto atrasado entre 2002 a 2006. Por outro lado, esse refinanciamento não deixa de ser "incentivo" e até um "prêmio" àqueles que atrasam o IPTU.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Marcia Viana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu aprovei o IPTU Verde. Estava com alguns anos em atraso e pude quitar com essa promoção.
    Embora ninguem goste muito de pagar imposto, nem é o meu caso. Tenho 3 filhos, sou separada, ganho pouco e não tive como pagar antes.
    Temos que separar o joio do trigo. Para esses proprietários cheios da grana que tem terrenos para fazer especulação imobiliária, uma regra, com multas, IPTU progressivo, etc. Para nós, trabalhadores, que temos somente uma casa e que passamos por dificuldades, espero que o Prefeito mantenha essas regras. Eu gostei. Dormi aliviada no dia que pude quitar meu dédito.

  • Cláudio Poquiviquí | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    A exemplo da Márcia, eu também tinha dívida acumulada de IPTU de vários anos e não conseguia pagar por causa dos juros e das multas. A Prefeitura ao contrário do que muita gente pensa, não abriu mão do valor do IPTU e de sua integral atualização monetária. O IPTU verde concede descontos apenas em parte dos juros e da multa, o que implica dizer que paguei o IPTU devidamente atualizado, e ainda acrescido de parte dos e da multa. Ou seja, é mais vantajoso pagar em dia o IPTU, porque mesmo com o IPTU verde, ainda terminei pagando multas e joros, além da atualização monetária integral. De agora em diante, pagarei meu IPTU em dia, até porque nesses casos, terei desconto no imposto, e não apenas na multa e nos juros. Valeu. Aprendí a lição.

  • Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não precisaria nada disso se tivessem coragem de fazer valer a lei. Porque não fazem? A razão é muito simples aqueles que não pagam o IPTU são verdadeiros "fazendeiros urbanos" a começar pelos senhores dos poderes "Executivo" e "Legislativo". Taí Romilson, seria interessante mapear Cuiabá, apontando os verdadeiros donos dos lotes desocupados e se estão com o IPTU em dia. No Morada do Ouro há vários lotes que são de propriedade do Sr. Deucimar; outros são do Valter Albano e muitos outros do Sr. Wilson Santos... Detalhe: todos estão desocupados e são verdadeiros lixões !

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...

Promotor recebe medalha do Exército

Mauro Zaque curtinha   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...