Últimas

Terça-Feira, 02 de Junho de 2009, 08h:47 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

DIVERGÊNCIA

Por prédio, secretário Pitaluga bate de frente com arcebispo

 

  Convênio

   Segundo dom Milton, na década de 70, o então arcebispo titular dom Bonifácio firmou convênio com a extinta Fundação Cultural de Mato Grosso, atual secretaria, sob Lenine Póvoas, para instalar no piso superior do Seminário o Museu de Arte Sacra, com objetos de uso pessoal de dom Aquino Correa. O pavimento térreo ficou assegurado à arquidiocese de Cuiabá. "Os objetos do museu pertencem à igreja, mas, segundo o convênio, seriam conservados pela secretaria", explica dom Milton.

   Se de um lado o arcebispo tromba com Pitaluga, de outro, dispara elogios ao governador Blairo Maggi. "O governador sempre nos ajudou muito, inclusive fui eu quem celebrei as bodas de prata dele na reinauguração da Igreja do Bom Despaço. Nós entendemos que os recursos foram ficando difíceis e depois veio a crise internacional", pondera o arcebispo. "Temos que sobreviver com nossas próprias pernas e quero voltar a retornar com a rádio o mais rápido possível para o Seminário".

   Resta saber se terá força suficiente para conseguir a intervenção do governador na tentativa de conter a fúria de Pitaluga.  A primeira etapa do projeto de revitalização do Seminário recebeu, por meio da Lei Rouanet, R$ R$ 800 mil da empresa multinacional John Deere, além de investimentos do governo do Estado. 

(16h) - Lozi diz que só promoveu uma atividade no espaço do Seminário da Conceição

   A diretora-geral da Associação Mato-grossense dos Produtores Culturais, Viviene Lozi, reagiu nesta terça à divulgação da notícia de que a entidade ocupou, junto com o secretario estadual de Cultural, Paulo Pitaluga, o pavimento superior e os pátios interno e externo do Seminário da Conceição, ao lado da Igreja do Bom Despacho, na Praça do Seminário, em Cuiabá. "Na verdade, só ocupamos a parte superior, que é destinada às atividades do Museu de Arte Sacra. A parte inferior é administrada pela arquidiocese de Cuiabá e no local será implantada a rádio Canção Nova". Lozi destacou que a Associação é a autora e executora do projeto de restauração do Seminário da Conceição. "O projeto foi apoiado pela empresa John Deere em 2004. No ano seguinte, começamos as atividades de restauro com recursos da iniciativa privada e dos governos Federal e Estadual", apontou. Ela atestou que houve atraso na entrega da obra devido à falta de disponibilidade de recursos. "O restauro foi concluído parcialmente. A parte do museu está funcionando com apenas cinco salas, falta o forro". Ele disse que aguarda a liberação de recursos pelo Ministério da Cultura referente ao processo em análise no órgão que está em revisão de rubrica.

   Viviene Lozi disse que nunca chegou a ministrar aula de circo no Seminário da Conceição. Segundo ela, a única atividade feita no local foi em comemoração à Semana Nacional de Museus 2009, que contou com a programação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "Entre as atividades houve uma vivência com estudantes da escola de circo Leite de Pedras, que depois participaram de oficinas dentro do conceito de educação patrimonial. Foi a única atividade realizada dentro do espaço. Fizemos tudo com a anuência da Mitra Arquidiocesana de Cuiabá e da secretaria estadual de Cultura. Não fazemos nada sem o conhecimento da arquidiocese", disse Lozi. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (31)

  • Ana Baetriz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Blairo Maggi!!!

    Cade o Senhor ou O senhor Novacki, que não estão vendo esses desmando, deste senhor sem NOÇÃO.
    Estamos preocupados, com a falta de atitude energica, para TIRAR DE VEZ, esse senhor sem noção do cenário politico, isso não pode acontecer, governador. Uma mancada atrás da outra. Tem gente de alto nível, preparada para assumir essa pasta. Com postura cultural e moral. Governador faz um favor , IMPORTA ele, para Santo Antonio do Leverger, pois nós daqui, estamos anciosos, com a sua presença. O governador, toma uma postura, nós da classe cultural, não podemos mais conviver com esses desatinos do senhor sem NOÇÃO.
    Governador o senhor é maravilhoso e justo. Não dá mais, para conviver com essa situação na CUlTURA.

    Obrigada

  • Diniz de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse secretário não tem o que fazer e essa sub secretária com certeza não conhece a história de Cuiabá. Como cuiabano ficou indignado com essa atitude deslavado,prepotente e acima de tudo imoral. Esse Pitaluga além de ser barraqueiro agora que brigar com a Igreja. Fora Pitaluga, precisamos de um secretário que conhecer a Cultura Matogrossense é não um oportunista.

  • Beizebol@hotmail.com | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Me desculpe falar GOVERNADOR, mas o senhor gosta das bagunça que esse Secretario de Cultura vem fazendo na pasta, vejo que realmente o senhor BLAIRO MAGGI, não gosta do povo cuiabano para esta mantendo uma pessoa desse nivel ainda comandando a cultura mato-grossense.

    Cuidado Governador se o senhor tem pretenção politca assim não ganha mas nada sendo queimado por esse secretario de cultura louco

  • Maria José Moraes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pelo amor de Deus Sr. Governador vai esperar o que mais desse insano do Paulo Pitaluga.
    Já foi caso de policia, de Ministério Publico de Estado, da Casa Civil, agora briga com a Arquidiocese de Cuiabá, o que mais vai acontecer????
    Ele é um ser truculento, estúpido, mal educado, feio, ignóbil, insano e mais predicados que todos são conhecedores desde da época do escandalo do BEMAT, então esperando o que????

  • Margarida Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Brigar com Padre é pedir para ser amaldiçoado. agora brigar com Arcebispo é pedir para ser amaldiçoado duas vezes e renovar a Inquisição...
    Ah! Paulo Pitaluga seus dias de glória estão chegando ao fim e vc vai arder no fogo das trevas....

  • JOSIANE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TODA VEZ EM QUE ESSE SENHOR ABRE A BOCA SÓ SAI MERDA!

    POR FAVOR GOVERNADOR JÁ ESTA NA HORA DE DAR UM BASTA NISSO!

    ESSE SENHOR AI NÃO MERECE MAIS NADA!

    SERA QUE NÃO É HORA DELE VASA DAI?

    ELE SÓ ESTA TE PREJUDICANDO
    VAMOS FAÇA ALGUMA COISA P CALA R BOCA DESSE INDIVIDUO AI.

  • Maria Bomdespacho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Governo do Estado chupe essa manga! que não é bourbon, mas tem gosto de praga rogada!!! Paulo Pitaluga está oferecendo!!!!kkkkkkkkkk

  • Anderson C Moura | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Igreja não é intocável. A reportagem se mostrou tendenciosa ao nomear nada menos que fulano de tal. Ora, o secretário deve zelar pelo intresse público, e Estado não deve manter Igreja, nem suas rádios. O dinheiro público só pode ser investido onde haja interesso público. Interesse de nada menos que Fulano de tal deve ser resolvido com seus asseclas e seguidores.

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gostaria de informar a alguns dos comentaristas, que Paulo Pitaluga, é de Cuiabá, Historiador e conhece a historia de Cuiabá, como ninguem.
    Ótima atirador e amigo de Aluizio Penna, fatos que por si só já dizem da sua capacidade.
    INFELISMENTE, isto é cria de DR.PAGOT, e até sua excelencia está com dificuldade em ofender o seu principal fogo amigo, Dr.Pagot.
    Os atos de P.Pitaluga, só me fzem recordadar a Bell-época de Cuyaba, quando os filhos de papai e de Generais faziam o que queriam.
    Pitaluga é cria da terra, portanto teremos que arcar com este onus.
    Ofereço ao Arcebispo, todo o meu apreço, e acho justa as suas pretensões e se fosse de sua indole pacifica, uma ação mais vigorosa, sugiro a EXCOMUNHÃO deste filho da terra.

  • Jorge Pinto Fiqueiredo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ele é um ser truculento, estúpido, mal educado, feio, ignóbil, insano e mais predicados que todos são conhecedores desde da época do escandalo do BEMAT, então esperando o que???Governador abra olho ,ta brigando até agora com a IGREJA (bispo),ou senhor Gov.Maggi ,não sabe q o seu falecido pai Andre Maggi,q não causa confusão com POLICIA,IGREJA e IMPRENSA , q as coisas pode piorar para o seu lado!!!!!.

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.