Últimas
Segunda-Feira, 31 de Dezembro de 2007, 07h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Por reeleição, Santos oferece 2 cargos ao PMDB
Em busca do apoio do PMDB a sua reeleição, o prefeito de Cuiabá Wilson Santos resolveu pedir benção ao seu velho aliado, o deputado federal Carlos Bezerra, presidente da legenda peemedebista no Estado. Em reunião na semana passada, o tucano ofereceu ao cacique o comando da Companhia de Saneamento (Sanecap) e também a condução da secretaria de Infra-Estrutura.
Bezerra sinalizou com a possibilidade, sim, de uma aliança PSDB-PMDB para o pleito de 2008, mas levantou uma condição que deixou o prefeito um tanto preocupado. Disse que o Palácio do Planalto vem monitorando todos os passos das negociações políticas na Capital. Como o PMDB oficialmente integra a base do governo Lula, exige-se que o partido esteja coligação com o PT ou com alguma legenda que venha representar esse arco. Dessa forma, por interferência do poder central, o PSDB de Santos pode ficar impedido de ter apoio do PMDB, que perdeu força na corrida sucessória com a desfiliação de Walter Rabello, hoje no PP e líder nas pesquisas de intenções de voto.
Bezerra e Santos conversaram até em nomes tanto para substituir o atual presidente da Sanecap, José Antonio Rosa, que ficará somente na Procuradoria-Geral do Munincípio, quanto para suceder Euclides Santos, um peemedebista que conduz a Infra-Estrutura, mas que deixará a administração para tentar a Prefeitura de Poconé. Osvaldo Cabral, que foi assessor na Casa Civil no governo Bezerra, em 87, seria uma opção à Infra-Estrutura. O prefeito garante, porém, que a indicação já está descartada. Líderes peemedebistas, como o vereador Domingos Sávio, também resistem a uma aliança com o tucanato.
Eleito em 2004 com apoio apenas de quatro partidos (PSDB, PSB, PTB e PDT), Wilson Santos vem se esforçando em busca de novos aliados. Alguns que passaram a ter filiados na gestão não admitem alianças formais, como o DEM (ex-PFL), PDT e PMDB. No caso do PSB, já houve até ruptura. Os pedetistas também se distanciaram da administração, apesar de comandar o Procon Municipal com o advogado Ricardo Siqueira. O PPS e o PTB, por outro lado, assumiram a condição de governistas, após conquista de cargos no primeiro escalão.
"Prefeituráveis"
Presidente do PSDB em Mato Grosso, Wilson Santos está consciente de que terá uma campanha dura pela frente. O cenário aponta para uma disputa de dois turnos. O tucano não terá apoio do governador Blairo Maggi (PR) e muito menos do presidente Lula (PT). Entre seus prováveis adversários estariam quatro deputados: Carlos Abicalil (PT), Valtenir Pereira (PSB), Walter Rabello (PP) e Sérgio Ricardo (PR). Correm por fora o empresário Célio Fernandes (PTB) e a ex-vice-governadora Iraci França (DEM).
Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
TOM UBIRAJARA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Lembramos tambem que o PDT /Cuiabá tem alguns nomes de seus filiados para uma candidatura própria, são eles, AURÉLIO AUGUSTO (Sub Secretário Prefeitura de Cuiabá, AUREO FELIX PEDROSO( Funcionário efetivo do TRT), SAMIR RIBEIRO da Juventude Socialista) e o Empresário ALTEVIR MAGALHAES( do grupo Supermercados Modelo ) ou outros filiados que pleitearem uma candidatura. O partido deve ter um projeto próprio que aglutine em uma coalizão das forças de cunho socialista para um programa de governo onde a Capital do Estado seja realmente inserida lado a lado com as principais capitais do País.
Ter um programa de governo efetivamente voltado para a Educação com a implementação da educação em tempo integral, a questão da segurança municipal, o transporte e a saúde pública.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga