Últimas
Sábado, 12 de Maio de 2007, 00h:03 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Por uma questão de oportunismo
Que todo mundo sabia que os Deputados Federais estavam ensaiando para aumentar seus salários de forma exorbitante e imoral, não é novidade pra ninguém. O que não dava para imaginar, entretanto, é que esse aumento arbitrário e abusivo viesse a ser votado e aprovado exatamente no dia da chegada do Papa ao Brasil. A revolta da sociedade é grande. Pelos comentários espalhados por todo o Estado de MT, e com certeza todo o país, essa atitude revela a convicção de que os políticos legislam em causa própria. Além dos escândalos de roubos, formação de quadrilha, decoro parlamentar, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, etc... etc... etc..., o que tenho ouvido agora é o relato de que agora, eles colecionam mais um título: covardes.
Infelizmente ou felizmente, a imprensa tem que escolher qual é a matéria do dia que vai obter maior audiência, maior ibope. Afinal, não é todo o dia que se tem a visita de um Papa aqui no Brasil e ainda mais beatificando um santo brasileiro. Como é que pode dois títulos ambíguo, embora distintos entre si, venham a acontecer num mesmo dia, por simples coincidência? Tenho que admitir que o título de “covardes” atribuído aos políticos pelo povo, se procede. Estava mais do que claro que todos os holofotes estariam voltados para dar cobertura à peregrinação Papal no Brasil.
Enquanto a igreja procura promover entre os fieis os costumes conservadores do cristianismo, reiterando sua posição quanto ao aborto, bigamia, pedofilia, HIV, dentre outros, os “passa-fomes da ganância” se inundam em pecados cada vez mais mortais. O que é lamentável é a coragem que os governos têm de dizer que: “não podemos dar esse aumento aos trabalhadores por causa do impacto na folha de pagamento”. Por que é que o tal “impacto” só existe para quem trabalha? Para quem não tem privilégios enfadonhos e marimbundos em todos os sentidos? Olha que para os trabalhadores o tal aumento que vai causar o tal “impacto” não passa de 5%.
O efeito cascata está formado e é irreversível. Não tem como evitar que todos os Estados e câmaras municipais do Brasil façam o mesmo. É como se fosse uma jurisprudência que induz o juiz a decidir, favorável ou não, outros processos de igual teor, pois sua decisão é acompanhada pelo mesmo raciocínio que justifica-se mediante o fato gerador. Não cabe apelação, tampouco agravo.
Outro fato interessante neste contexto é que um aumento de 28% para quem já ganha um pouquinho maIs de R$12.000,00 (DOZE MIL REIAS), não é considerado um assunto polêmico. Isso é engraçado! Aliás, mais engraçado ainda é saber que nesta hora não existe partido de oposição, todos se enclausuram dentro uma mesma concepção ideológica e muito, mas muito ideológica e sobretudo, democrática decisão política.
Enquanto isso, “na sala de justiça”, toda a sociedade brasileira empunha seu terço e peregrina ao encontro do Papa em busca de melhores dias. Fico a Imaginar que ela espera por um milagre. Acredita piamente que o fato de ver o Papa, seja ao vivo ou pela televisão, ou, ainda, assistir a santa missa de corpo presente ou não, vai acabar com todos os seus problemas, todas as injustiças, discriminações, violência e etc... etc... etc... Ledo engano. È muita ingenuidade.
A fé não pode sustentar uma cruz tão pesada assim. Não queiram, todavia, colocar palavras na minha boca. Não estou dizendo que a presença do Papa no Brasil não seja de grande importância, que a sua presença não vai fortalecer a fé de nosso povo. Muito pelo contrário, a sua vinda há de nos deixar um legado de amor, de fé, de respeito, de carinho e principalmente, de confraternização. A verdade é que o verdadeiro mal está no próprio povo, pois é ele quem elege os seus representantes.
Como eu não sou diferente dos demais, quero crer que São Frei Galvão seja capaz de fazer mais um milagre: Fazer com que os políticos se envergonhem dos oportunismos cavados por aqueles usam de seus privilégios para atuarem de má fé.
Gilson Nunes é jornalista (gilson.nunes@yahoo.com.br)
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga