Últimas
Sexta-Feira, 07 de Setembro de 2007, 12h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Porque reeleger Serys presidente do PT!
Uma das conquistas do 3° Congresso do PT foi a convocação do PED-Processo de Eleições Diretas para dezembro de 2007. Com direções municipais, estadual e nacional oxigenadas poderemos enfrentar as eleições 2008 com muita Força e Unidade.
Em Mato Grosso, Serys foi eleita em 2005 com o apoio de cinco tendências ou agrupamentos: AE-Articulação de Esquerda, DS-Democracia Socialista, Utopia e Vida, Coletivo do mandato da Deputada Vera Araújo e pelo Coletivo de seu mandato como Senadora. Foi uma disputa apertada contra o Deputado Ságuas Morais, candidato da tendência Unidade na Luta, que representava a continuidade da desastrosa “Gestão” de Alexandre César. Quando falo desastrosa garanto que estou sendo tímido na crítica.
O mandato de Serys foi um grande desafio. Com uma direção tocada apenas pelos seus companheiros de chapa e esvaziada pela tendência derrotada, ela comandou o PT no péssimo cenário que nos cercou nas eleições de 2006. Mesmo sabotada com armações que se articularam dentro do próprio partido e que produziram a maior campanha de calúnias de que alguém já foi vítima em nosso Estado, sua gestão conseguiu manter nossa bancada Estadual e Federal com a eleição de Ságuas, Ademir Brunetto e Carlos Abicalil.
Enfrentou as questões financeiras (dividas da campanha de Alexandre César herdada pelo PT de Cuiabá e Estadual) se posicionando corretamente ao reconhecer apenas as dividas oficiais, declaradas ao TRE. Estabeleceu a transparência total das contas do PT. Foi solidária, apesar das traições, armações e golpes planejados contra ela. Foi conciliadora quando pediu calma a muitos companheiros que fazem política ao seu redor. Perdi a conta de quantas vezes me pediu paciência.
Serys tem a confiança dos militantes do PT de Mato Grosso. Sua candidatura significa a unidade da chapa que a elegeu em 2005. Temos pela frente quatro grandes batalhas: a eleição das novas direções partidárias em dezembro de 2007; as eleições municipais de 2008; a eleição de uma nova direção partidária em 2009; e as eleições quase gerais de 2010. O PT de Mato Grosso precisa de sua maior liderança à frente da direção estadual.
O “Ex-Campo Majoritário” de Alexandre, Abicalil e Cia não têm credibilidade para conduzir o PT de Cuiabá e de Mato Grosso frente a tais desafios. Seria o retorno da inoperância, da administração temerária, dos interesses da tendência deles acima da construção partidária. Se fosse um filme, o nome bem que poderia ser “O Retorno dos Aloprados!”.
Serys será conduzida à direção partidária com ampla maioria no PED de dezembro. Acredito que poderá ser a candidata de consenso para a presidência estadual do PT.
Reeleger Serys é uma forma de reconhecer seu modelo de gestão política e administrativa à frente do Diretório Estadual. Reeleger Serys é manter o PT como protagonista nas eleições de 2008 e 2010, impedindo que grupos entreguem o PT em 2008 como moeda de troca por uma boa posição na Chapa de Blairo em 2010.
O PT se alicerça no pluralismo político e fiel a esse princípio devemos continuar militando e dirigindo o Partido reconhecendo os direitos e espaços das diferentes correntes, inclusive da tendência Unidade na Luta. Mas também é imperioso continuar a travar a disputa ideológica que norteia as concepções partidárias. A concepção da UL com certeza não é a mesma daqueles que querem um PT com forte democracia interna, construtor do socialismo e visceralmente independente.
Por todas essas razões é que não podemos permitir que essa tendência volte a ser majoritária, no Mato Grosso e na Brasil.
Jairo Rocha
Presidente do PT de Cuiabá
(jairodopt@hotmail.com)
Lázaro Donizete da Silva
Presidente do PT de Várzea Grande
(donizetept@bol.com.br)
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga