Últimas

Domingo, 18 de Maio de 2008, 22h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

CUIABÁ

Portocarrero vence prévia com 62 votos a mais

   O candidato a prefeito de Cuiabá pelo PT será o arquiteto e historiador José Afonso Portocarrero. Agora, só falta homologar seu nome no encontro do partido, em 8 de junho. Dos 3.424 petistas aptos a votar, 948 foram às urnas neste domingo. Destes, 459 escolheram o nome de Portocarrero. O médico Alencar Farina obteve 397 votos. A diferença foi de 62 votos. Foram 8 horas de votação e mais 3 para concluir a apuração. Tanto Farina como Portocarrero passaram o dia visitando os 10 locais de votação.

    Portocarrero se mostra otimista. Diz que vai prevalecer o desejo da maioria, que é pela candidatura própria. Existem rumores de que a direção regional do PT, sob Carlos Abicalil, venha conduzir o partido para uma aliança com o PR do pré-candidato Mauro Mendes. “O partido tem um rumo. Tenho certeza que o partido seguirá com projeto próprio”, diz Portocarrero, ao descartar renúncia.

   Para Farina, as prévias ocorreram sob clima tranquilo. A derrota representa um balde de água fria sobre sua cabeça. O médico acredita que perdeu votos a partir do momento em que o grupo ligado ao presidente regional Abicalil e ao deputado estadual Alexandre Cesar resolveu apoiar o projeto de Portocarrero. “Eu não esperava essa reviravolta", disse Farina, pouco antes da divulgação do resultado oficial. O médico garante que agora vai apoiar incondicionalmente a candidatura de Portocarrero, que já foi candidato a vice-governador, em 98, na chapa encabeçada por Abicalil.

   O presidente do diretório municipal, Vilson Aguiar, e seu antecessor Jairo Rocha, saíram derrotados, pois fizeram campanha para Farina. Prometem, agora, reforçar o nome do candidato escolhido.

   Líderes petistas acompanharam as prévias. A senadora Serys Marly foi ao local e fez monitoramento por telefone. O vereador Ludio Cabral foi um dos que comemoraram a vitória de Portocarrero, inclusive na contagem dos votos da quinta urna. O deputado Alexandre Cesar passou duas vezes pelo local, a primeira na hora de votar e, a segunda, para ter notícias sobre o andamento das prévias. Carlos Abicalil votou e não mais esteve na concentração, no diretório municipal. (Simone Alves)


José Portocarrero comemora vitória; triste, Alencar Farina aplaude; Vilson espera cessar gritos para fazer discurso 

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • eliane | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gostei desse resultado, queremos cara nova para nossa Cuiabá, pessoa que estar preparado como o Porto Carreiro, uma vitoria limpa e digna, mas pudera com o apoio do VEREADOR LÚDIO E SUA EQUIPE NÃO TEM PARA NINGUEM, ATÉ A VITORIA PORTO CARREIRO.

  • Nestor Defletas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sr. Manoel Vitorino de Souza;

    Gostei do seu comentário, mesmo sendo um comentário equivocado.

    Quem defendeu e defende atrelamento com o PR é o Alexandre César e a Unidade na Luta (Ex Campo Majoritário). Que agora ta com um espinho na garganta chamado Potocarrero, que legitimamente e democraticamente foi colocado pela Militância aguerrida como o Candidato a Prefeito de Cuiabá/MT do PT/Cbá mostrando que mesmo com negociatas feitas por elementos infiltrados no PT mostrou que não adianta ir de casa em casa dizendo que o nós não temos candidato com densidade eleitoral e que o melhor para o Partido será se alienar para o PR.
    Os Companheiros Portocarreiro e Farina juntamente com a direção do PT/Cbá e demais agrupamento como Articulação de Esquerda e Utopia e Vida, sempre defenderam essa bandeira que o PT tem que ter Candidatura em Cuiabá/MT!
    Agora somos Portocarreiro! É PT neles!

    Ps. Quem militou na campanha de 2004, sabe quem foi mais militante (sem ser petista) e quem respeitou nós petista é não ficava dando piti como um moleque birrento!

    Nestor Defletas

  • Leonardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Portocarrero será o nosso representante nas eleições, que sustentará as bandeiras históricas do Partido dos Trabalhadores.

    Não queremos uma eleição de ganha quem tem mais dinheiro. Queremos mostrar para a sociedade cuiabana que o PT tem projeto pra Cuiabá, que ainda é o partido em que os trabalhadores e os excluídos se sentem representados, pois é o único partido que ainda luta por uma sociedade justa.

    Anseio ver a cuiabania votando por um projeto que coloque nossa cidade no caminho do desenvolvimento com distribuição de renda, por uma sociedade justa!

  • Carlos Barbosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ao senhor De Fletas, só temos como resposta o belo texto escrito pelo companheiro Lobato:

    Colocando os Pingos nos is Sobre As Eleições Eleições 2008


    Comecemos com uma pergunta que não quer calar: Porque o ataque tem sido a única ação que se pode esperar de alguns integrantes da assessoria da senadora Serys? Ação esta que acabou levando o partido na capital a uma luta fratricida e que perdura desde que Alexandre se tornou importante liderança no cenário político do Estado, passando a incomodar o poder do agrupamento que militava e que ainda milita em torno da Senadora Serys.

    Esses ataques, primeiro apareciam em nome do então presidente do PT de Cuiabá, Jairo Rocha, assessor da senadora Serys, que nunca cansou de minar qualquer chance da corrente Unidade na Luta, hoje Construindo um Novo Brasil, de chegar ao paço municipal. Ataques pessoais, artimanhas de boatarias a serviço da mídia golpista e dos conservadores cujo objetivo era a destruição de figuras públicas que os incomodam.

    Como se isso não bastasse, veio o jornalista - Enock, também assessor da senadora Serys, que resolve atacar o deputado federal Carlos Abicalil, presidente do Diretório Estadual do PT, pelo fato deste não ter se inscrito como pré-candidato a prefeito na capital, ignorando o fato que foi a própria direção do PT de Cuiabá a primeira a questionar de forma negativa a possibilidade de Abicalil lançar seu nome para prefeito, ou seja, foi a que apresentou resistência à essa possibilidade.

    O engraçado é que este grupo não se rebelou quando a Senadora Serys também não inscreveu sua pré-candidatura para a prefeitura de Cuiabá, só que com uma grande diferença, nesse caso a maioria da Direção Municipal manifestou desde o início a preferência pela candidatura da senadora Serys. Sabemos que aí, tem até um sentimento de auto-preservação, a derrota seria a pá de cal para os projetos da senadora. Ninguém quer isso dentro do PT, inclusive o campo Articulação Unidade na Luta - CNB, que nunca foi à público obrigá-la a fazer algo que estrategicamente não lhe convinha.

    Mas as armas que se usa cá não se usam lá. Vamos às verdades, porque não admitimos essa máxima, para nós, uma mentira falada mil vezes só se torna verdade, quando não é rebatida honestamente com provas e com dados.

    Portanto, os pingos devem estar sobre os “is”. Cada elo dessa corrente deve ser muito bem analisado. De quem é a responsabilidade pelas candidaturas majoritárias nas principais cidades do estado?

    Em Cuiabá, como já mencionado, a responsabilidade é de quem tem a maioria no Diretório Municipal, ou seja, é o agrupamento da senadora Serys. Vilson Aguiar e Jairo Rocha – respectivamente presidente e ex-presidente do PT de Cuiabá. Depois que nossas principais lideranças não confirmaram suas pré-candidaturas, eles manifestaram apoio ao Alencar Farina, que foi vice de Alexandre pelo PL nas eleições de 2004, agora pré-candidato a prefeito e que disputará as prévias com Portocarrero.

    É importante registrar que Farina fez uma afirmação sensata em meio a tanta insensatez do partido na capital, ele disse: “Não há manobra de Alexandre”, referindo-se ao processo interno do PT para escolha de seus candidatos, porque agora tentam responsabilizar as lideranças da Articulação Unidade na Luta – CNB, pelas patacoadas que eles fizeram e estão fazendo em Cuiabá.

    Em Várzea grande, apesar do racha, as duas maiores tendências também são coordenadas por dois assessores da Serys – Donizete e Zelandes, sem contar com Vilson Nery, o advogado do MCCE, que também foi assessor da Serys e que avalizou o apoio ao PP de Macksuês Leite. Na minha avaliação a decisão foi acertado, tanto que o meu campo apoiou.

    Em Rondonópolis o presidente do PT municipal assessor da Serys – Cidão, e Juca Lemos que também foi assessor da Senadora, participam da administração de Sachetti e já decidiram que irão apoiar sua reeleição.

    Em Sinop, o PT é presidido por Idalino Reginato, que tem fortes ligações políticas com o Deputado Brunetto. Agora me diga: o PT lá terá candidatura própria? Se não tiver a culpa será colocada em quem? No Brunetto é que não será. Brunetto também apoiou a candidatura da Senadora Serys para presidência do PT no PED 2007.

    Em Alta Floresta, é mais do que correto dizer que a influência de Brunetto também é decisiva. Afinal ele foi candidato derrotado para prefeito nas eleições de 2004 e este ano conduz as conversas para apoio do PT a atual prefeita Izaura do PDT. Repito, Ademir Brunetto que faz parte do grupo da Senadora Serys, em Alta Floresta prefere coligar do que conduzir o Partido para uma candidatura própria.

    Em Cáceres, todos sabem da influência do ex-superintendente do Incra, Leonel Wolfart, que apoiou a eleição da senadora para o Diretório Estadual e compôs chapa com seu grupo de apoio. Em Cáceres terá candidatura própria?

    Por que será que a Senadora Serys não trata de candidatura própria com seus assessores-presidentes dos pólos? Afinal a responsabilidade de conduzir o partido é deles, alias sobre o resultado do PED 2007 no MT, a manchete foi: “Serys ganha nos grandes centros e Abicalil ganha nos grotões”. Como podem agora querer responsabilizar o presidente do PT Estadual Deputado Federal Carlos Abicalil, Alexandre César e Ságuas? Quando na verdade eles é que tem a maioria das direções nos grandes pólos e, mais, foi a Senadora Serys com maioria de membros no diretório que dirigiu o Partido na última gestão, ou seja, se avaliarmos a candidatura própria como sendo um princípio a ser defendido pelo Partido, então a responsabilidade recai sobre eles que inegavelmente não prepararam o Partido para as eleições 2008.

    É lamentável, mas eles continuam expondo o Partido com ataques pessoais e artimanhas de boataria na mídia... Eles deveriam se preocupar mais com ações propositivas e positivas do que com ações destrutivas e caluniosas. Serys deveria exigir de sua assessoria mais trabalho e respeito para com as lideranças de nosso Partido, pois não se enganem, se o Partido não marchar unido, todo projeto para 2010, quer coletivo ou individual poderá ser prejudicado.

    Colocamos os pingos nos “is”, porque para nós uma mentira falada mil vezes só se torna verdade, quando não é rebatida honestamente com provas e com dados.

    E para finalizar, eu confio em Carlos Abicalil porque tenho certeza de que ele conduzirá o partido no rumo certo de seu eixo programático: Orientar a base para as eleições 2008 para fazer com que o partido aumente seu patrimônio eleitoral, ou seja, amplie o número de prefeitos e vereadores, preparando com isso o Partido para o grande desafio em 2010 que será o de consolidar o projeto do PT.

    http://lobato.blig.ig.com.br

  • Roberto Barbosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    de boa Defletas você ten coragem por assumir oque pensa e escreve, tenho acompanhado os fatos e noto uma claresa no que escreve e as pitadas apimentada de humor com os fatos que acontesse nos bastidores do PT, mas camarada não responda para pessoas que não assinam oque diz e usa de expedientes no minimo grosseiro distorsendo os fatos oque você falou é fato veridico o Dep Alexandre Cesar falou (na midia) pra quem quer ouvir que o PT não tem candidato com dencidade eleitoral defendeu a candidatura do Mauro Mendes-PR e fez de tudo para que não tivesse corum essas previas e no grupelho dele sempre fez piada e chacota da senadora, e dos 2 candidatos, é vergonhoso ter pessoas como esse que não tem capacidade para escrever e usa material alheio para satisfazer o ego acreditando em qualquer comentario que o agrada, hoje teveram que engulir a seco 940 voto.
    ao inves de me retrucar vai dischavar e enrrola um e não baba, se é que me entende!

  • Mamoel Vitorino de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A AROGANCIA DA TURMA DO JAIRO/VILSON, LEIA-SE SEN SERYS, LEVOU UMA BOA LIÇÃO, QUERIAM ENFIAR DE GUELABAIXO O MÉDICO ALENCAR FARINA, MAS SE DERAM MAU, PARA QUEM JA ESTAVA NEGOCIANDO DEUS SABE LA POR QUANTO COM O PR DE MAURO MENDES,AGORA TEM QUE SUSTENTAR A CANDIDATURA PROPRIA COM PORTOCARREIRO. AGORA VAI TER QUE DESMANCHAR O NEGOCIO COM PR, E PASSAR A SEMANA INTEIRA JUSTIFICANDO COM A CABEÇA INCHADA, MAS FARINA É MEDICO E VAI REICEITAR UM BOM ANAUGESICO PARA AROGANCIA E SALTO ALTO. VAI CHORAR EMBRULHO NA BANDEIRA DO PT, VAI....

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

Regiões e representantes na disputa

nilson leitao curtinha   A maior parte das regiões está bem representada em relação aos cabeças de chapa que disputarão vaga no Senado. Pelo Nortão e Médio-Norte, encaram às urnas o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão (foto) e o senador tampão Carlos Fávaro (PSD). Na...

Candidatos e definição de suplentes

jos� medeiros curtinha 400   Alguns candidatos ao Senado estão batendo cabeça para compor suas suplências ou reedita-las, como é o caso de José Medeiros (foto), que, na primeira convenção (anulada), havia fechado chapa pura do Podemos com o vice-prefeito de Cuiabá Niuan...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.