Últimas

Quarta-Feira, 09 de Setembro de 2009, 10h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RUMO A 2010

Pré-candidatos a governador não empolgam o eleitorado

  A um ano das eleições gerais, a corrida à sucessão estadual continua um verdadeiro "campo aberto". Os três pré-candidatos a governador colocados batem-cabeça diante de um cenário incerto e até então nunca visto. Antes, as eleições eram "definidas" antecipadamente e os líderes políticos migravam para apoiar aquele nome que despontava como grande favorito. Foi assim ao menos nos últimos cinco pleitos, com as eleições de Júlio Campos, Carlos Bezerra, Jayme Campos, Dante de Oliveira e Blairo Maggi.

  Os chamados adesivistas, principalmente detentores de cargos eletivos, enfrentam o obstáculo da regra pró-fidelidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral desde março de 2007. Agora, quem mudar de legenda corre risco de perder cadeira, seja de parlamentar, seja de chefe do Poder Executivo. Isso acabou freando a debandada que se via em fase de pré-campanha eleitoral. É justamnte por falta de um novo líder, capaz de empolgar os eleitores como candidato a governador ou a senador, que personalidades fora do meio político, como os polêmicos juiz federal Julier Sebastião da Silva e o procurador da República, José Pedro Taques, admitem que podem vir a entrar no páreo.

   Por enquanto, são tidos como virtuais candidatos a governador o prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB), o senador Jayme Campos (DEM) e o vice-governador Silval Barbosa (PMDB). Nenhum deles empolga o eleitorado mato-grossense, haja vista que não despontam com larga vantagem nas pesquisas de intenção de voto. Santos é o que melhor pontua. Aos poucos, eles tentam montar estratégias internas e de bastidores. Silval, por exemplo, é o único que contratou marqueteiro para a campanha. Trata-se do experiente Carlos Rayel, que já conduziu campanhas país afora, entre elas de Orestes Quércia, em São Paulo, e de Rosinha Mateus, no Rio. Fora isso, Silval tem o ex-prefeito e irmão Cláudio Barbosa como espécie de conselheiro. Seus aliados garantem que, apesar de estar lotado no gabinete no Paiaguás, o ex-prefeito de Guarantã do Norte Lutero Siqueira não atua no grupo estratégico da pré-campanha.

   Wilson Santos transformou o seu escritório num QG da pré-campanha. Ali atuam aliados como o irmão e ex-prefeito de Novo Airão (AM), Hilton Santos, e seus ex-secretários Andelson Gil do Amaral e Zé do Nordeste. Não tem marqueteiro contratado. Quem vem suprindo essa área é o ex-senador Antero de Barros, pré-candidato a deputado estadual. O articulador político do prefeito cuiabano é o petebista Osvaldo Sobrinho, de quem é primo. No caso de Jayme, como ele próprio está decidido a não concorrer ao Palácio Paiaguás, a não ser que Santos venha a desistir, nem se preocupou em montar estrutura de campanha. O senador recorre ao velho marqueteiro Paulo Leite, quando precisa de atuar junto à mídia, e a seu ex-secretário de Fazenda, Juarez Toledo Pizza, nos encaminhamentos finaneiros.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • joaquim | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    materia sem pé nem cabeça. Sinal de que vcs estão sem o que falar, ou estão de rabo preso.
    Essa materia nao tem nada a ver com nada. brincadeira, esses caras colocados aí romilson, nem serão candidatos nunca, a maioria, claro!!
    outra coisa Romilson, leio seu site todo dias umas 5 vezes e parece que ele ficou muito pesado. ve se arruma isso, falo?
    Tá pesado demais. abraços.

  • Jerry Santana Barreto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NA TURMADA DO WILSON, ESQUECERAM, JOSÉ ROSA, CIDO ALVES, PAULO RONAN, SÓ GENTE FINA.

  • Ramalho lis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • JOSE EUGÊNIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O povo se tiver inteligência, não deve votar nas próximas eleições. Deixem esses profissionais da politica falando sozinhos.

  • Roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Na turma da Botina esqueceram do Crlos Brito,Geraldo de Vitto,Vilceu marchete,Mauro Mendes,Silval barbosa,Carlos Bezerra,Alexandre Cesar,só turma de BOLSO CHEIO.

  • roberto pereira phs(eu protesto) | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E rapaziada pra la de bom. muito bom para faser canpanha politica, e uma pena que não sabe adiministar coisa pubrica, que pecado gente. Sr. wison Santos porfavor não estraga o que eles ten de bom e faser canpanha. O que Secretario NÂO NÂO NÂO eles vai preso não conhece elicitação,(fazedor de promeça fauça eu protesto)roberto pereira 92040133

  • antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O jayme precisa trocar esses dois...ocupam muito espaço e torna a aproximação dificil e estão há muitos anos no poder...o wilsom tinha que se descolar do oscar ele é muito antepático e não tem força alguma e nem dinheiro pra ajudar o wilsom...nessa o silval ganha ...pelo menos em termos de acessores.

  • Professor Wilson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Roberto Pereira meu caro:Eu protesto contra o assassinato do nosso vernáculo. Protesto as FAUÇAS PROMEÇAS.Protesto suas duplicatas vencidas do SUPRETIVO que não frequentaste! Protesto seu raciocínio simplório e ainda assim repetir teu bordão que mais lembra bordoada (ou será bordunada?...) Protesto sua pretenção de se candidatar a qualquer cargo público achando que lavagem cerebral é repetir palavrinha de ordem medíocre.Enfim, ROBERTO PEREIRA, poupe seus filhos e netos da ridicularização pública.

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.