Últimas
Sábado, 10 de Novembro de 2007, 11h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Pré-candidatos já satanizam seus adversários
No cotidiano político, o papel do Demo surge em suas múltiplas feições do Tinhoso. Uma de suas faces mais espetaculares foi descrita por Dante. Na Divina Comédia, o Satanás é esboçado com três caras e seis asas. Asas em constante agitação, dotadas de olhos, que tudo vêem. Por aqui, o Diabo ganhou cara nova e peculiar, um feitio partidário. No mercado político, a regra foi levada às últimas consequências. Os pré-candidatos do pleito de 2008 já se vendem como a encarnação do Bem e satanizam os futuros adversários.
O Demônio do PSDB é o PR, isso para alguns como o ex-senador Antero de Barros e o deputado Carlos Avalone, adversários do governo Blairo Maggi. Já para outros tucanos governistas, como o prefeito cuiabano Wilson Santos e a deputada Chica Nunes, o PR de Maggi não é uma legenda diabólica. Seria do bem. Santos e Chica têm suas razões. O primeiro busca apoio da turma da botina para sua reeleição. Chica tenta se agarrar em todos para salvar o mandato, que está por um fio.
Reza a boa técnica do marketing que tudo pode ser vendido desde que personalizado. É preciso dar um rosto ao produto. Juntando-se atraso com atraso, o DEM se uniu com o PP, rumo não só às eleições de 2008, mas também ao pleito de 2010. Já lançou ao espeto o senador Jaime Campos para governador e o deputado José Riva para o Senado. A outra vaga à senatória pode ficar com o peemedebista Carlos Bezerra. Tudo já está articulado. Resta saber quem sobreviverá em meio ao processo de fritura.
DEM e PP imaginam possuir o Demônio. Mas, em verdade, são possuídos por Ele. É hora do grande exorcismo. PT do grupo de Abicalil e o PR de Maggi estudam um pacto político. Estava na hora mesmo é de todos firmarem um pacto pela decência na vida pública.
Até há dois anos, o Satã do PT era o PSDB, PPS e depois o PR. Agora, aliado com os republicanos, os petistas só cutucam o PSDB. Curiosamente, PT e PSDB estão próximos, afinal, a semelhança foi tonificada com a experiência do governo Lula, cuja ação suavizou o discurso socialista do PT, aproximando-o da social-democracia à brasileira do governo FHC. Para muitos, são personificações do Mal.
No pacote estão outras legendas diabólicas, como PTB e PMDB e uma série de partidos nanicos, que nutrem-se dos negócios e das oportunidades proporcionados pelo exercício do poder. A tática é escolher um Demônio de ocasião para transferir a ele as próprias culpas. Alivia a consciência, mas não dá segurança sobre o futuro, que pode ser tanto o inferno quanto o purgatório.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga