Últimas

Segunda-Feira, 21 de Abril de 2008, 07h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

SINOP

Prefeito chama Juarez de traidor e cobra Maggi

  O prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), enfrenta um conturbado segundo mandato. Ano passado foi detido durante a Operação Navalha, sob acusação de superfaturamento em licitação e de ter recebido propina da empreiteira baiana Gautama para execução de uma obra de rede de esgoto. Na semana passada, foi acusado de estelionato. Um cheque no valor de R$ 1,6 milhão supostamente assinado pelo tucano foi emitido para uma factoring e, depois, sustado. Apesar das polêmicas, Leitão avisou logo no começo da entrevista ao RDNews, em Brasília durante à 11ª Marcha dos Prefeitos: "pode perguntar o que quiser, não tenho problema com isso".

  Leitão faz questão de manter-se polêmico. Com a língua afiada, dispara farpas contra o deputado Juarez Costa (PMDB), que lidera a pesquisa de intenção de voto à sucessão municipal. Classifica o peemedebista de traidor.  Diz também que o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Baiano Filho (PR), não é o primeiro a ser passado para trás pelo parlamentar e ainda fala que é "impossível conviver ou ser amigo de Juarez".

   "Ele (Juarez) tem um histórico de traição. Assim como traiu o Baiano, já traiu outros e isso pode pesar contra ele nas urnas. Pois quem o conhece sabe que é impossível conviver ou ser amigo de Juarez", destaca. Sobre a liderança do deputado nas pesquisas, Leitão considera normal. "Juarez é oposição e é comum que nasça como favorito, mas seu histórico de traição pode lhe atrapalhar".

  O prefeito não pode mais disputar à reeleição e, apesar das duras críticas a Juarez, prefere fazer suspense sobre quem irá apoiar neste pleito de 2008, mesmo após o DEM, que apóia sua gestão, ter oficializado para a disputa o nome do suplente de senador Jorge Yanai. Ele terá o apoio do PR do governador Blairo Maggi e do PSDB de Leitão. "O PSDB e o DEM caminham juntos há muito tempo, desde quando fui vereador, mas, por enquanto, não arrisco nada e não defendo nada", conta.
 
     Para o prefeito, Sinop precisa de um gestor "que tenha tranquilidade, sem radicalismo e, principalmente, que conquiste a confiança da população e transmita serenidade". "É de uma pessoa assim que o povo de Sinop precisa após viver cinco operações federais. A população precisa se sentir segura e respirar um pouco mais aliviada", explica.

   Prisão

   Nilson Leitão preferiu não comentar sobre sua prisão, fato que contribuiu para que o sentimento de insegurança entre os moradores de Sinop aumentasse, já que viram o prefeito da cidade envolvido em um escândalo nacional. Leitão ficou preso por quatro dias sob acusação de ter recebido R$ 200 mil de propina para contemplar uma empreiteira responsável pela obra de esgotamento sanitário.

 O prefeito diz que não sabe o porquê de ter sido preso. "Não tenho nada a esclarecer sobre o fato, porque nada foi provado e o processo está parado". "Por que fui preso é uma boa pergunta. Por que não pergunta para a Polícia, porque eu não sei! Porque outros políticos réus-confessos ou em situações piores que a minha não foram presos, como Zé Dirceu, Luis Marinho, Duda Mendonça, entre outros?", questiona.

  Crise

  O prefeito conta que Sinop conseguiu superar a primeira operação federal na cidade, denominada de Curupira, quando 14 mil pessoas ficaram desempregadas. Mas já se foram outras quatro ações da Polícia Federal e que acabam resultando no fechamento de madeireiras, um dos setores que fomentam a economia do município. A última operação "Arco de Fogo" aconteceu em março deste ano e, sob acusação de crime de desmatamento na Amazônia Legal, 19 municípios do Nortão sofrem restrições para atuar na área ambiental.

  "Em três anos, Sinop sofreu cinco operações federais. Apesar dos 14 mil desempregados conseguimos superar e hoje a cidade apresenta um aumento de 8% no número de empregos e 700 alvarás foram expedidos para novas empresas", conta o prefeito, externando otimisto. Apesar disso, Leitão entende que o governador Blairo Maggi "ficou devendo". "Ele (Maggi) poderia ter feito algumas ações para ajudar o município se reerguer, como reduzir a carga tributária, incentivar o setor, mas nada disso foi feito. A administração municipal teve que arcar com tudo sozinha", reclama.

  Na concepção do prefeito, Sinop vive um momento diferente e acredita no crescimento acelerado da cidade, mas de forma organizada. O município é pólo da região Norte e atende a cerca de outras 40 cidades. "Sinop tem tudo para se tornar uma cidade universitária, prestadora de informação, centro de atendimento. Oferece toda logística para isso, como aeroporto, infra-estrutura urbana, capacitação, entre outros itens necessários para uma cidade grande”, afirma. (Alline Marques)

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Sinopense Revoltado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa matéria é no mínimo um absurdo para nossos olhos. Esse Nilson Leitão não tem moral para falar do Juarez. Aliás, ele critica o Juarez, pois foi o único que não se calou diante das suas 2 administrações desastradas, carregadas de corrupção. Diz que Juarez é traidor, mas não se enxerga, pois muitos, digo muitos dos companheiros que eram dele (Nilson) hoje, e ja a muito tempo são fiéis defensores de Juarez, pois viram que Leitão decepcionou a todos.

    Juarez só ganha amigos, nunca perdeu companheiro, não deixa amigo na mão, é simples, humilde, do povão e não se cala mesmo diante das atrocidades político-administrativas desse Leitão.

    Leitão vir criticar a falata de apoio do Blairo, daí sim é um absurdo. Mesmo tendo seu fiel escudeiro Dilceu Dal Bosco, Leitão nunca entrega projeto algum para captação de recursos, e obras não vem sozinhos, o primeiro passo é a prefeitura empenhar os projetos.


    Encerrando, indignado, quero resaltar que nem uma patrulha desse ultimo lote de maquinarios o Nilson Leitão não quis receber, foi o unico municipio que não ganhor e pelo unico fato de não entrar com a contrapartida que seria de oferecer apenas os motoristas das maquinas (coisa de 2 mil reais mensais), sabem por que? Ele prefere alugar - arrendar maquinarios, pois daí o pagamento é direto entre ele e o dono da empresa.

    Me despedindo gostaria de fazer uma pergunta ao Leitão: Para onde foi os 1.625.000,00? E como explica a origem de tanta grana?

  • Ciro Sanches | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vejo vários amigos do Juarez que eram assessores, secretários e amigos mesmo do Nilson que antes morriam por ele e após serem abandonados estão dando a vida para tirar o porcaria do poder.

    Nilson ja mostrou que não é fiél, deixa todo mundo na mão, só usa e depois descarta.

    Não é a toa que agora esta como está, acabando a cada dia. A população não acredita mais nas mentiras dele.

    Seria bom se pudesse concorrer de novo para levar um pau tão violento.

    Falando no Juarez Costa, é o único que representa totalmente o invés do Leitão, nunca se aliariam, e os outros candidatos, uns são amigos e outros ja foram aliados. Só nos restam mesmo o Juarez.

    Pergunta ao Leitão: Para onde foi os 1.625.000,00? Para pagar vinho?

  • renan soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nilson disse claramente na televisão que não deu o cheque na factoring, agora, se o dono realmente provar como disse que irá mostrar inclusive a gravação da transação, pedimos que Nilson se afaste da prefeitura. Chega de substimar a população com mentiras juvenis de advogados que não acham subterfúrgios para tal ilegalidade.
    Sinop está acordada, fora Leitão.

  • Ruan Clai de Romão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    trabalho na secretaria de saude do estado e sou prova de que o prefeito Nilson não entrega documentação necessária para efetivar convênios junto ao governo. Agora, vem querer dizer que Blairo que nao leva recursos pra Sinop. Se toca prefeito.

  • Pinóquio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vou lhes contar uma história de um garoto chamado ILSON da família dos porquinhos: O garoto era conhecido pelos amiguinhos por ser muito mentiroso. Gostava de pregar peças nos amiguinhos. Sempre armava a seguinte brincadeira:

    Gritava aos prantos socoooorro, socoooorro, caí num buraco e estou morreeeeendo!!!!, porém quando os amiguinhos chegavam para lhe salvar ele tirava o maior sarro da cara deles: kakakakakaka, enganei mais um, seus burros, acreditaram na minha pegadinha, era mentira, kakakakaka, e assim foi por muitas e muitas vezes.... até que um dia...

    O menino caiu num poço com areia movediça e iria se afogando, daí gritou, gritou e gritou: socoooooorro, socoooooorro, socooooorro, estou me afogando, é verdade, me ajudem, vou morrer e os amiguinhos que o escutavam bem perto dalí falaram: não liga não é o ILSON com mais uma de suas mentiras!!!

    Depois disso, foram achar o corpo do ILSON após muitos dias, morto, afogado,....

    O garoto até estava fando a verdade, mas, depois de tantas mentiras, MORREU, pois ninguém mais acreditava no garoto.

  • José Martins Liberato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Imagina voces, um simples pintorzinho de parede chegar no topo do poder na quinta maior cidade de MT? Nilson, não tem formaçao academica (só tem 8 serie) fez tanta porcaria no poder, que só seu padrinho o sanguessuga Ricarte de Freitas pode contar, não é mesmo? Nilson voce já nhapou?, já foi preso?, agora vai logo embora... sai de Sinop, volta logo para o Paraná. E adeus seus troxas não é mesmo seu...

  • Lucio de Almeida Barros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ao ler a matéria acima fiquei aliviado e ao mesmo tempo indignado. A indignação advém da petulância do Prefeito Leitão ao se dar o direito de cobrar alguma coisa do Governador Maggi. A inércia e a incompetência da administração do psdebista é responsável pelo estado de caos em que vive nossa amada e outrora progressiva Sinop. E aliviado ao constatar que o único pecado do pemedebista Juarez foi ter traído o Prefeito Leitão. Antes ser um pseudo-traidor, que entrar p/ história como o primeiro prefeito sinopense a ser preso pela Polícia Federal e ser suspeito de envolvimento em crime de estelionato. Sem falar dos outroas danos provocados em 8 anos de poder.

  • Cuiabano Ligado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caros moradores de Sinop, que conheço muito bem, cidade bonita de gente trabalhadora e honesta.

    Mas com falta de sorte, quando se trata de gestores, vcs tem que rezar, orar, dar tres pulinhos, fazer circulos de oração.

    Agora de um lado um grupo que o lider foi preso por ser suspeito de corrupção, de outro um traidor (vcs que estão falando), daqui de Cuiaba, a fama do Sr. Juarez é de uma pessoa que não se pode confiar, pra mim é o pior defeito de um ser humano, principalmente politico.

    Crescer com ajuda dos amigos e virar as costas num segundo momento é ser muito cruel e não tem vida longa, na politica.

    Por fim, amigos de Sinop, vcs tem que encontrar pessoas pra fazer dessa cidade, um lugar bom pra se viver, com pessoas honestas comprometidos com o futuro.

    obs. deve ter outros nomes .....

    Boa sorte

  • Ricardo Justino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    é um absurdo ouvir (ler) isso do Nilson, pois ele sim é o maior traidor com companheiros. Traiu vários companheiros fundamentais que lhe ajudaram a eleger, traiu seu próprio assessor Emerson, lhe imputando crimes de estelionato...e por outro lado, Juarez é de fato um cara que não guarda mágoas nem ressentimentos, prova disso é ver seus assessores que antes eram Leitão e Adenir rocho e depois de abandonados, hoje são fiéis como ninguém do Juarez.

    A sociedade sinopense irá dar essa resposta verdadeiramente nas urnas. Quem é mesmo traidor. Pois Juarez pode até ter traido alguma pessoa, mas NILSON traiu Sinop com seus mais de 100 mil moradores, se apoderando de dinheiro que não lhe pertecia.

  • Letícia de Sá Antoniolli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DURANTE MUITOS ANOS SINOP VEM SENDO DURAMENTE PENALIZADA PELA REPRESENTAÇÃO POLÍTCA QUE OS SINOPENSES ELEGERAM P/ SI. POR ISSO, COM AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS BATENDO À NOSSA PORTA, É INADIMISSÍVEL QUE AS CONVERSAÇÕES GIREM EM TORNO DE UM ASSUNTO TÃO MEDÍOCRE:QUEM TRAIU QUEM.ISSO NÃO TEM QUALQUER RELEVÂNCIA PARA O FUTURO QUE QUEREMOS PARA NÓS E NOSSOS FILHOS.DOS QUE OCUPAM O CENTRO DESSA INFELIZ DISCUSSÃO, QUEM TEM OMBRIDADE,CARÁTER E HONRADEZ PARA COBRAR FIDELIDADE, SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA? COMO PODE UM GESTOR ENVOLVIDO EM TANTOS ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO - MESMO QUE AINDA NÃO EFETIVAMENTE JULGADOS - PODE TER MORAL PARA COBRAR, SEJA LÁ O QUE FOR, DE ALGUÉM? QUANDO O SECRETÁRIO BAIANO VAI À MÍDIA COBRAR FIDELIDADE, ESTARÁ ELE PREOCUPADO COM O FUTURO DOS SINOPENSES OU, SIMPLESMENTE, COM O FUTURO DO SEU PRÓPRIO UMBIGO? QUANDO UM DEPUTADO,QUE LÁ ATRÁS COBRAVA E DEFENDIA A REPRESENTAÇÃO SINOPENSE NO PARLAMENTO ESTADUAL, ABANDONA O MANDATO RECÉM OBTIDO PARA SE LANÇAR EM OUTRA AVENTURA POLÍTICA,ESTÁ REALMENTE COMPROMETINDO COM O FUTURO DESSE MUNICÍPIO? E O QUE DIZER DE EMPRESÁRIOS, QUE NUNCA SE INTERESSARAM PELOS MEANDROS DAS FINANÇAS PÚBLICAS APENAS FIZERAM DINHEIRO ÀS CUSTAS DA EXPLORAÇÃO,LANÇAM-SE SALVADORES DA PÁTRIA? OS SINOPENSES PRECISAM ACORDAR E DEFINIR O QUE QUEREM PARA SI E PARA OS SEUS. ESTÁ MAIS QUE NA HORA DE DAR UM BASTA NISSO TUDO E TOMAR AS RÉDEAS DO FUTURO.POLÍTICA É COISA SÉRIA, NÃO PODEMOS FICAR À MERCÊ DOS MESMOS GRUPOS, COM OS MESMOS INTERESSES A VIDA TODA. ACORDA SINOP!

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.