Últimas
Quarta-Feira, 16 de Janeiro de 2008, 10h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Prefeito comemora aprovações do Cuiabá-Vest
O historiador e prefeito da Capital, Wilson Santos, está comemorando o resultado de mais uma edição do Cuiabá-Vest como se tivesse sido um dos aprovados no Concurso Vestibular, tudo por causa do número recorde de alunos que conseguiram êxito. A implantação de cursinhos gratuitos e voltados a auxiliar estudantes carentes dispostos a garantir vaga no terceiro grau se transformou num sucesso. A prefeitura não consegue mais atender a demanda. Santos percebeu que a efetivação do Cuiabá-Vest, prometido em campanha, foi uma medida acertada e começa a tirar dividendos políticos.
O prefeito destaca que a meta do Cuiabá-Vest era aprovar 250 neste último vestibular da UFMT, Unemat e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Os primeiros levantamentos apontam que 410 já conseguiram vagas para ingressar em curso superior, o dobro do número de aprovados na edição anterior.
Ao todo, 2,1 mil alunos fizeram no ano passado o curso pré-vestibular comunitário da prefeitura, divididos em 11 turmas. Oficialmente, entre Cefet, Unemat e particulares, através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), até o momento foram 230 aprovações confirmadas.
Há filas de espera para inscrição no curso preparatório, não só por conta da qualidade do ensino, já que os 40 professores são, em sua maioria, os mesmos dos cursos particulares que mais aprovam, mas também devido ao fato da gratuitade, enquanto numa escola particular se gastaria em torno de R$ 160 mensais, algo difícil para estudantes de baixa renda, muitos, inclusive, desempregados.
Implantado em 2005, o cursinho comunitário aprovou no vestibular da UFMT de 2006, 127 candidatos. Ao somar os aprovados na Unemat e no Cefet, a lista aumenta para 187 nomes. Segundo o diretor da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec), Sérgio Cintra, só na UFMT a aprovação foi de 22% dos candidatos, número que não fica atrás dos principais cursinhos ministrados na Capital.
As inscrições para o cursinho preparatório para o próximo vestibular começam no final deste mês. A data ainda será definida. Os inscritos passam por uma seleção, em que a prioridade são os candidatos de baixa renda. (Simone Alves)
Postar um novo comentário
Comentários (13)
-
Gabriel Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
o Cuiabá - vest é um sucesso, estudei la e fiquei maravilhado com os professores, especialmente o Professor Castro que é Show, valeu Wilson Santos
-
Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Excelente iniciativa do senhor Wilson Santos! Quem é contra a educação? Falando nisso, por que as igrejas evangélicas não pensaram em cursinhos pré-vestibulares para seu rebanho? Os protestantes possuem boa escolaridade, boa disciplina, bom espírito de corpo, mas, isso parece não ocorrer mesmo tendo por mote que cada "irmão" ajude o outro nos esforços em receber a Graça com muito trabalho e suor. Dizem que os concurseiros ( seja de vestibulares para cursos mais procurados ou para concursos públicos) tremem ao ver um descendente de japonês na mesma sala de aula. Os concurseiros sabem da seriedade dos "olhinhos puxados". Com um pouco de articulação dos pastores, eis que poderíamos ver muitos estudantes de Medicina ou funcionários públicos usando camisa de manga-longa ou longos cabelos pela cintura. Os "crentes" poderiam ser facilmente o que são os "olhinhos puxados".
-
José Antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A criação do cursinho Cuiabá-Vest foi a melhor tacada do Prefeito Wilson Santos, já que é direcionado para pessoas de baixa renda. Votei em sua pessoa, confiante de que faria uma boa administração, por ser um dos poucos políticos de cultura ilibada, honesto, e nao entanto, vejo que não consegue sequer consertar os buracos existentes das calçadas da Av. Miguel Sutil, feito em sua administração, sem contar a passagem sob o viaduto da Rodoviária que é só lama, e o homem não dá conta de arrumar......eta embromação, tá faltando equipe.....
-
celio oczinski | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
parabens wilson. e a educacao de cuiaba levada a serio, que sirva de exemplo para os outros prefeitos. esse wilson tem q se e governador. ja to na campanha aqui em pxto. iruuuuuuuuuuuuuu
-
antonio carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Acho isso uma grande demagogia do prefeito Wilson Santos... ele deveriam sim garantir educação publica de qualidade nas escola da prefeitura e nao criar tranpolim eleitoral para si e seus apadrinhados nesse famigerado cuiabá vest.
-
Leonardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O prefeito Wilson Santos não é ruim no todo, pelo menos nisso ele acertou, parabéns! Mas isso não garante que terá meu voto nesse ano. Não vejo a hora de acabar logo sua péssima administração.
-
valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Mais uma vez o cursinho da prefeitura mostrou sua capacidade.Parabéns ao prefeito Wilson Santos e,principalmente,ao professor Sérgio Cintra e sua equipe.
-
Maria Helena | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
PELO QUE SE VÊ EM SUA GESTÃO O PREFEITO WILSON SANTOS DEVERIA SER CANDIDATO A SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E NÃO A PREFEITO.
-
JEOVALDO ROSA DE MAGALHÃES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O CURSINHO FOI EXECELENTE, PODE NÃO DAR VOTO, MAIS IGUALOU OS ESTUDANTES DE MENAS RENDA, VALEU PREFEITO, COM EDUCAÇÃO AGENTE CHEGA LÁ, E OS PROFESSORES SÃO DE ALTA QUALIDADE,ATÉ EU PARTICIPEI, FOI MUITO BOM, CONTINUE ASSIM, ESTE ANO ESTAMOS ESPERANDO. AQUI TAMBÉM TIVEMOS CURSINHO, VALEU MESMO. QUANDO MERECE...MERECE, QUANDO NÃO MERECE NOS DECEMOS A "BORDUNA". FK COM DEUS E UM ABRAÇÃO DOS ESTUDANTES DO NOSSO BAIRRO NOVO COLORADO. FUI...
-
Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Wilson, com a criação do Cuiabá-Vest demonstra o seu efetivo comprometimento com a educação no município e, com isso, tem proporcionado, de forma magistral, que pessoas carentes de nossos bairros possam almear um futuro decente para sí, familiares e para o Estado de Mato Grosso. São medidas concretas desse tipo que impulsionam o desenvolvimento de uma cidade, de um Estado, de um País, e contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população. Esta não quer assietncialismo barato, pernóstico e eleitoreiro. Quer, isto sim, as ferramentas necessárias para que, com seu próprio esforço e sacrifício, possa fazer parte do sesenvolvimento de nosso Estado. E essa ferramenta, no terreno educacional, Wilson tem proporconado à nossa populãção. Parebéns Wilson.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga