Últimas

Sábado, 29 de Novembro de 2008, 08h:33 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

DIVERGÊNCIA

Prefeito e governador brigam e rompem de vez

Fernando Ordakowski 

  Wilson Santos (PSDB) e Blairo Maggi (PR) nunca se enfrentaram nas urnas, mas os posicionamentos políticos e o estilo de administrar de ambos os têm distanciados cada vez mais. A amizade da década de 1990, quando o tucano era deputado e Maggi dava os primeiros passos na vida pública como suplente de senador se tornou coisa do passado. O prefeito da Capital e o governador viraram inimigos políticos.

   As divergências ganharam uma maior dimensão nas eleições municipais deste ano. Maggi apostou todas as fichas na campanha do amigo empresário Mauro Mendes, derrotado no segundo turno. No embate, o prefeito reeleito tentou jogar, de novo, a chamada cuiabania contra a administração Maggi. Houve também reflexo dessa rusga em Rondonópolis, onde a população rejeitou nas urnas a turma da botina, representada pelo afilhado do governador, prefeito Adilton Sachetti, e elegeu o deputado Zé do Pátio para comentar o município.

   Para as próximas eleições, o cenário aponta mais brigas políticas entre Santos, que sonha em concorrer a governador, e Maggi, que desde já empurra para o confronto com o tucanato o seu afilhado político Luiz Antonio Pagot . Nessa briga política, perde a população, principalmente a cuiabana.

   Para se ter uma idéia, o governo do Estado, alegando desconfiança e temor de recursos não serem bem aplicados, tem atraído para si a execução em Cuiabá de convênios federais de obras e projetos. Assim, ao invés de uma obra ser realizada diretamente pela prefeitura, acaba ficando sob responsabilidade direta do Estado.

   Ex-aliada do prefeito Santos, a primeira-dama e secretária Terezinha Maggi, que cuida das ações sociais do governo estadual, se transformou em crítica ferrenha à gestão tucana, ao ponto de pedir desculpas publicamente por, em 2004, ter feito campanha pela eleição do tucano. Neste pleito do qual saiu vitorioso, o prefeito não poupou críticas à gestão Maggi. Depois do pleito, tentou audiência no Palácio Paiaguás. Não conseguiu. Procurou, então, guarita com alguns secretários, e também enfrentou resistência. A relação "azedou" de tal modo que o secretário de Estado de Fazenda, Éder de Moraes, resolveu fazer uma visita de cortesia ao prefeito no Palácio Alencastro com pretexto de listar os investimentos do Estado na Capital e acabou esculhambado pela turma da botina, que quer distância de Wilson Santos.

Postar um novo comentário

Comentários (31)

  • GONÇALINA BEIRA RIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EI XO MANO,VAMOS ACABAR COM ESSA LAMBANÇA,OS RECURSOS NÃO PERTENCEM NEM AO BLAIRO E WILSON,É DINHEIRO DO ´POVO E DEVE SER APLICADO EM SEU BENEFICIO.

    ESTÁ NA HORA DESSES POLITICOS ENGANADORES ACABAREM COM ESSA PALHAÇADA , O RECURSO É MEU !!

    ESTAMOS DE OLHO NELES,SE O POVO SAIR PREJUDICADO,DAREMOS O TROCO NAS URNAS!!!!

    CHEGA DE ARROGANCIA E PREPOTENCIA! FORA OS CAPATAZES....

  • PEDRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PORQUE O GOVERNADOR NÃO LANÇOU A SUA MULHER PARA PREFITURA DE CUIABÁ? CHEGA DE MOTOSSERA DE OURO DE PREPOTENCIA...ETC.

  • antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    è o povo merece o governante que escolhe , se o cuiabano escolheu um prefeito imcompetente bom, se escolheu o governador competente melhor ainda.
    como exemplo olha a qualidade das obras da avenida das torres, é uma barbaridade a má qualidade , será que nennhum cuiabano vai meter a boca , quem são os responsaveis?
    agora veja a qualidade da obra da pavimentação da MT 251 chapda -campo verde.
    parabens a escolha dos cuiabanos

  • Marcos Rey | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não dá para entender a coerencia de alguns internautas: Blairo não serve por que é pau rodado mas Chico Galindo serve? Pois, este é o presente que o prefeito reservou para nós cuiabanos. Coitado de nós.

  • leonardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    e ninguem cala esse chororo
    chora blairo maggi
    chora o sacheti
    chora o pagot.

  • fernando cezar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E se a turma da BOTINA sair nos ficaremos com a turma do PE DE CHINELO. HA! HA! HA!...................

  • Tenente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A frase do Sr. Secretario da Casa Civil Eumar Novacki: governador usou sua prerrogativa resume toda esse segundo mandato do governador. Ele usa MESMO Novacki, mas usa para o MAL. A tendência natural é o rompimento das relações, e digo em nome de alguns policiais (a maioria que conheço exceto os da Casa Militar), se a turma da botina depender de voto da PM, ESQUEÇAM. Enquanto isso, após a Lei Maia para ser promovido a Ten Cel, e a Lei Novacki para sair Cel até 2010, a mais quente Lei Jussara e Aline Novacki(Uma vergonha para instituição PM e BM).
    Quem perde hoje somos todos nós policiais que vê a hierarquia e disciplina ruir por interesses pessoais e egoistas, mas o futuro a Deus pertence. A justiça de Deus tarda mais não falha....


    QUE CORTEM AS RELAÇÕES ELES NÃO MERCEM AMIZADE DE NINGUÉM, SÓ DOS INTERESSEIROS DE PLANTÃO

  • jose | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O cidadao cuiabano que votar no wilson do santos para governador 2010,nao tem vergonha na cara,pois o homem que ama cuiabá,mente para alcançar o poder e prometer que terminaria sua gestaõ de prefeito, agora nen começou segundo mandato,já fala em ser governador,cuida da saúde,segurança,educaçao,das vias públicas mal sinalizada,buracada,iluminaçao defecitaria,nao podemos confudir fanatismo com mal administraçao.

  • jamil de Paula Ramos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em 2008 o BLAIRO derramou dinheiro em Cuiabá para a campanha do Mauro Mendes,forçou servidores e Secretários Estaduais contra suas vontades a vestirem a camisa do seu canditato oficial, abusou da paciência do povo com publicidade massacrante de suas obras em Cuiabá no período eleitoral, forçou o Presidente LULA e seus Ministros a assumirem a campanha de um candidato com quem não tinham nenhuma identidade, patrocinou em Cuiabá a maior compra de votos e de líderes políticos.Depois de tudo isso o BLAIRO queria que WILSON SANTOS fosse beijar seus pés? Não é tirando dinheiro da Prefeira de Cuiabá é que o BLAIRO vai ser Senador em 2010.Para chegar a êsse cargo BLAIRO deve resolver a questão da precariedade da segurança pública duramente criticada da Tribuna do Senado por Jaime e outros senadores.No lugar de picuinhas com o Prefeito WILSON SANTOS o BLAIRO devia resolver a questão da saúde pública no interior construindo os Hospitais Regionais para desafogar o PRONTO SOCORRO de Cuibá.Parece até que o BLAIRO não quer resolver a questão da saúde pública no interior para poder explorar as deficiências do HPSMC em 2010 como o MAURO MENDES fêz em 2008.Para se eleger em 2010 no lugar de fustigar WS com represálias o BLAIRO e seu grupo da botina precisa parar de desmatar.O caos que ocorre hoje em Santa Catarina tem como causa o estupro da nossa mãe natureza praticado por gente irresponsavel como a turma da botina.BLAIRO, pense nisso e pare de picuinhas com a Prefeitura de Cuiabá..

  • Osvaldo Silva neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu acho que o tempo vai dizer o quanto cuibá errou em eleger esse galinho de quinta categoria, eu acho que ele fala um coisa e faz outra, não é confiavel não....Agora se ele pensa que só o povo de cuiaba vai dar sustentabilidade para a sua suposta candidatura ....esqueça meu amigo.....Mato Grosso não é só a baixada cuiabana não....Quanto ao homem da Botina, ainda acredito nele....o que ele fez para o Estado de Mato Grosso e esta fazendo ,,nunca vi ninguem fazer,,,,Agora esse pessoal do PSDB, esta querendo assunto,,,são viuvos do Dante,,,eu acho que essa prefeitura foi o ultimo Suspirooo......Parabens Blairo por tudo que tem feito por Mato Grosso---digo por TODO o mato grosso ,não é só Cuiabá.

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Indeb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

Presidente da Ucmmat quer reeleição

edcley lopes ucmmat 400   Reeleito para o sexto mandato e com a maior votação em Vila Bela da Santíssima Trindade, o vereador Edcley Lopes Coelho (foto), que obteve 391 votos pelo Solidariedade, luta agora por outro desafio. Quer se reeleger presidente da Ucmmat, entidade que congrega as câmaras municipais com seus 1.404...

Elisângela conduz Secom da Câmara

elisangela tenorio 400 curtinha   A jornalista Elisângela Tenório (foto) está de volta ao comando da Comunicação Social da Câmara de Cuiabá. Ela ocupou o mesmo cargo na gestão Justino Malheiros, mas, na época, não teve à disposição estrutura para desevolver uma...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.