Últimas

Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2008, 19h:51 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

POXORÉU

Prefeito e vice eleitos já têm registros cassados

  Com apenas 25 dias de eleito e prestes a ser diplomado, o peemedebista Ronan Figueiredo Rocha e o seu vice Osmar Resplandes de Carvalho (PR) já perderam o direito de comandar Poxoréu (a 290 km de Cuiabá). Ele teve o registro cassado por crime eleitoral. A decisão saiu nesta quinta no início da noite, em sentença prolatada pela juíza eleitoral Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto.

   A magistrada deferiu pedido em uma representação do Ministério Público, que levantou provas sobre compra de votos contra a coligação do prefeito eleito. Se não conseguir derrubar a decisão no embate jurídico que passa a enfrentar nos tribunais, quem tomará posse como prefeita em 1º de janeiro será Jane Maria Sanchez Lopes (PP), única adversária de Ronan nas urnas. O peemedebista foi eleito com pequena diferença. Teve 5.863 votos (49,9%). Jane obteve 5.237 (44,7%). Jane é esposa do ex-prefeito Lindbergue Nunes Rocha.

Osmar Resplandes, vice eleito acusado de crime eleitoral  Além de cassar os registros de Ronan e de Osmar, prefeito e vice eleitos, a juíza ainda aplica multa de 5 mil Ufirs. A denúncia que resultou na cassação de Ronan foi feita anonimamente. O vice eleito Osmar, junto com outras pessoas, foi, em 14 de setembro, à residência de do eleitor João da Mata Lara, a quem perguntou se estava precisando de alguma coisa. João, então, revelou que estava em dificuldades financeiras e que tinha um débito de R$ 1 mil decorrente de doença de sua irmã.

   Diante disso, conforme a denúncia, o então candidato Osmar teria dito que conseguiria a quantia mencionada pelo eleitor, desde que toda a sua família votasse no candidato a prefeito Ronan. Osmar disse ainda que precisaria apenas consultar o atual prefeito, Antonio Rodrigues da Silva (PMDB).

   O eleitor João da Mata foi procurado em seu trabalho pelo candidato Osmar e pelo prefeito Antonio para reforçar se liberaria o dinheiro em troca de voto de toda a família, mas em 6 de outubro, um dia após as eleições. A proposta não teria sido aceita nessas condições. Após o recebimento da denúncia anônima no Cartório Eleitoral da 5ª Zona, a juíza determinou a intimação do eleitor a quem teria sido oferecido o valor e este confirmou oficialmente a tentativa de compra de voto, inclusive na presença de membros do MPE.

   Tolerância

   "Questiono até quando nosso país enxergará com olhos de tolerância essa espécie de ilícito. O que me parece é que, infelizmente, a maior parte dos cidadãos não vislumbra, nesse tipo de crime e ilícito eleitoral, prejuízo à verdadeira escolha do candidato pelo eleitor e, o que é pior, muitas vezes passa a ver aquele candidato corrupto como uma pessoa de bom coração e imensa benevolência, que ajuda as pessoas com cestas básicas e outras regalias", escreve a juíza, em sua decisão.

  • Clique aqui e confira a íntegra da decisão que cassou os registros do prefeito e vice eleitos em Poxoréu

Postar um novo comentário

Comentários (38)

  • Tibério | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A próxima cassação vai ser do candidato eleito zé do pátio em Rondonópolis, estou falando isto há vários dias, mas a turma do zé quer esconder o crime que foi descoberto no dia da eleição na casa do Milane. Aguarde turma do zé mais alguns dias, verá o resultado tá? E não adianta chorar, pois estão vendo o resultado de quem tenta comprar voto, só tentou caiu, quanto mais em Rondonópolis que foi abertamente as claras a compra e pego pela Polícia Militar e Polícia Federal, andei na rua os seguidores do zé estão de cabeça baixa, Aguarde aqui não vai ser diferente.

  • João Aparecido | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Enquanto isso, em CÁCERES, o juiz não cassa ninguém, nem com todo tipo de prova. Tem até nota fiscal e cheque de 50 mil. Também pudera: o prefeito é o dono da cidade, incluindo as emissoras de televisão e rádio que dão a corda toda pro Juiz se esbaldar. DESSA VEZ FOI DEMAIS!!!! SOCORREI-NOS, TRIBUNAL ELEITORAL, QUE DAQUI NÃO SAI NADA!

  • José Leôncio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A turma do PMDB está com a pulga atrás da orelha, muitos estão chorando já pensando no resultado de compra de votos na cidade e descoberto pela PM e PF e não adianta colocar defeito no Milane, estou vendo pessoas do PMDB falar mal do Milane, mas falo uma coisa o Milane tentou ajudar, só que foi mal instruido e deu no que deu. Quem foi o professor do Milane? será que foi o mesmo professor de Poxoréu? Agora turma do PMDB é tarde é só esperar a sentença judicial que está vindo aí.

  • José Lucas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com o Sr. José Leôncio e com o Sr. Tibério sobre o resultado da investigação da compra de votos em Rondonópolis, pelos seus comentários são duas pessoas que merecem credibilidade, só quem vai contra os comentários deste dois cidadãos é quem não entende de nada, nada, nada.
    Estou observando também que não tem comentários da turma que comprou voto, estão todos escondidos muitos em casa chorando, põe a cara na rua abajuladores do zé do pátio, ninguém fala nada. Aguarde o resultado, e é o que sempre digo, Viva o Ministério Público Vivaaaaaaaaaaaaaa.

  • Nathane Vilela Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    estou muito feliz que a justiça está sendo feita.
    A JUSTIÇA TARDA MAS NAO FALHA!
    CHEGA DE CORRUPÇAO EM POXOREU....

  • Larissa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Atenção gente, Já pensou se hover uma denuncia anonima e o senhor Aquilino resolvesse testemunhar contra o pref. eleito Wilson Santos em Cuiabá? com certeza o Wilson seria cassado, pois se trata de um testemunha humilde, que fala com muita convicção, e se declarou honesto na televisao é o melhor, cuiabá inteiro acreditou. veja nao é fácil, basta o Juíz daqui se espelhar no parecer da Juiza Aline de Poxoreu e o prefeito de cuibá vai dançar lambadão por 4 anos.há detalhe, quem denunciar nao precisa apresentar provas, nem de voz nem de imagem. Agora quem realmente acredita que isso nao foi encomendado? Da licença né.....Olá cáceres ta com inveja da juiza leva para voces. a propósito? voces sabiam que apos a eleição 3 juizes foram promovidos adivnha quem estava na lista, a juiza de poxoréu, vale informar também que os Rochas ainda tem um dedinho de influencia no Tribunal de Justiça, então o Lindeberg poderia arrumar emprego por lá e nao querer a todo custo voltar a assaltar a prefeitura Poxoreu. Gente acorda!!! nada tem haver com perseguissão ao PMDB, em Poxoreu a situação politica é outra. O Candidato Ronan é Pobre, Humilde e honesto, um Ex funcionario do Banco do Brasil e só. Não tem gente grande para defende-lo. Já Rondonópolis é outra situação lá o rico se faz passar de pobre de perseguido para levar todos no bico. Voces nunca prestaram a atençao que Rood é a unica cidade que o MPE fala en novas eleiçoes caso o Pátio seja cassado? nas outras cidades quem vai assumir é o segundo mais bem votado. porque só em Rondonópolis é diferente fala-se em nova eleição?. há sim... deve ser para gerar mais empregos aos cabos eleitorais, e mais dinheiro para as denuncias e testemunhos falsos.Para quem ainda nao se deu conta esse é um mercado economico forte que vem surgindo com toda força. E ainda deizem que o governador tem influencia no MPE. hooo se tem, então está comendo barriga em relação a Rondonopolis. porque está tendo dois pesos e duas medidas. Já em Poxoreu a rigor da Lei a candidata Jane nem deveria ter disputado eleições, sorte dela encontrar uma juíza Aline. vamos ver no que vai dar. se essa moda pega a democracia está falida e a condulta de alguns menbros dos poderes constituidos tem que ser urgentemente repensados.

  • Paulo pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Por que saiu do ar a materia sobre Poxoréu......em que o candidato a vice-prefeito (Cassado)

    Fez comentario


    não esta nem no arquivo

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    COITADO, ESSE AI É PEIXE MIUDO.

  • valmira sales | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    até enfim fez jistiça nesta terra tinha que ser jane mulher honesta trabalhadeira que só vai trazer grandes beneficios para a cidade de POXOREU, SERÃO 4 anos que se equivale por dez, por que está mui digna senhora sabe trabalhar,gosto dos pobres, todos tem aseço a ela é isto, povo valeu jane

  • ramiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O mais interessante ainda é algumas pessoas chegar a dizer que o sr.ronam não tem nada a ver com este fato, se o cabeça de uma chapa não sabe o que esta sendo feito pra elle ganhar as eleições, ora quanta nocência, saabemos o quanto este prefeito eleito com votos camprados, imaginem que ele éra o secretário de finanças do municipio e quantos trambiques ele assinou cheques em branco pro atual prefeito, vamos ver então será que um cara deste poderia ser tão livre desta decisão da exelentissima juiza de poxoréu, ele é tão quanto seu vice e o atual prefeito, esta é a pura verdade.

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.