Últimas

Quinta-Feira, 21 de Maio de 2009, 16h:59 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

CÂMARA DE CUIABÁ

Prefeito exige parceria, mas faz o contrário, diz Deucimar


Sob clima tenso e vaia da população, PSDB, PRTB e PR arquivam pedidos de afastamento contra Lutero
Fotos: Fablício Rodrigues

    O presidente da Câmara de Cuiabá Deucimar Silva (PP) ficou na bronca com o prefeito Wilson Santos (PSDB) que teria orientado os quatro vereadores de sua bancada a votar a favor do ex-presidente do Legislativo cuiabano, vereador Lutero Ponce (PMDB) nesta quinta (21). “Vou me reunir com o prefeito porque ele pede para que sejamos parceiros dele, mas ele não é”, desabafou Deucimar. Momentos antes da votação o presidente municipal do PSDB, Ussiel Tavares convocou Lueci Ramos, Roosivelt Coelho, Paulo Borges e Antônio Fernandes para uma reunião decisiva. Os parlamentares receberam a orientação do partido e do próprio prefeito para que votassem pelo arquivamento do processo contra Lutero.

   O único que desrespeitou a orientação foi Roosivelt. “Eu votei com a minha consciência”, se limitou a dizer o parlamentar no final da sessão. Mesmo assim, durante a votação, o parlamentar disse que estava com cãimbra no braço quando questionado pela tucana Lueci Ramos sobre o porque de não se manifestar. Nem todos os vereadores pareciam muito "seguros de si". Antônio Fernandes (PSDB), por exemplo, demonstrou apoio a Lutero em etapas. Primeiro ergueu um dedo, olhou para os lados. Ao ouvir o presidente Deucimar Silva (PP) perguntar pela segunda vez quem era contra a criação da comissão contra Lutero e, somente após outro novo chamado, o tucano ergueu a mão ainda com ar desconfiado.

   Após muitas conversas ao pé de ouvido, reuniões a portas-fechada, ameaças veladas e pressões partidárias, o ex-presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce (PMDB), que jura de “pé junto” não ter movimentado um dedo, está sorrindo a toa e comemora a sua permanência no Legislativo cuiabano. A votação dos cinco pedidos de afastamento imediato do parlamentar e instauração de uma Comissão Processante foi marcada por declarações contraditórias, muita articulação e surpresas, como o voto do petista Lúdio Cabral, que contrariou as informações de bastidores e se manteve no grupo contrário a Lutero.  

     Segundo a auditoria feita nas contas do ex-presidente, ele teria deixado um rombo superior a R$ 3 milhões. Por um placar de 8 a 7, os vereadores enterraram nada menos que cinco pedidos de investigação contra o ex-presidente da Câmara – saiba mais aqui. Júlio Pinheiro (PTB) e Leve Levi (PP) não participaram da sessão. Levi, que é do mesmo partido de Deucimar, seria decisivo na votação. Caso votasse pela criação da Comissão Processante teria havido empate e Deucimar daria o voto minerva.

   Apesar do PRTB ser um dos partidos que requisitaram a abertura de investigação contra Lutero, os dois vereadores que representam o partido, Ralf Leite e Néviton Fagundes, aderiram ao grupo de Lutero e votaram contra o pedido do PRTB. “Espero que eles votem com a consciência, que respeitem a orientação do partido e peçam a abertura do processo contra Lutero”, disse o presidente estadual do PRTB, Samuel Lemos. Dois minutos depois, estavam Ralf e Néviton com as mãos levantadas para salvar Lutero. Apesar de desrespeitarem a orientação do partido os vereadores não serão punidos. “Se já houvesse sido comprovada as irregularidades e eles não desrespeitassem a determinação do partido, poderiam ser repreendidos”, pondera Lemos. (Patrícia Sanches)

(18h) - Sobrinho nega intervenção de prefeito na votação dos 5 pedidos de afastamento

   O secretário municipal de Governo, Oswaldo Sobrinho, disse que não recebeu nenhuma orientação do prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) para determinar que os vereadores tucanos na votação dos cinco pedidos de afastamento e abertura de Comissão Processante contra o ex-presidente do Legislativo cuiabano, Lutero Ponce. Segundo ele, o prefeito não tentou intervir no resultado porque acredita que este assunto deveria ser resolvido pelos próprios vereadores. “Dificilmente o prefeito emitiria algum parecer. Desconheço essa orientação”, disse.

-------------------------------------------------------------------
Clique no play
e saiba mais em reportagem da TVCA

Postar um novo comentário

Comentários (22)

  • cuiabana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem tem c............ tem medo,

    ficaram com medo de pisar no rabo.

  • danilo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    dessa turma ai, pra mim só tira o toninho de souza, o pop, e mais uns 2 o resto tudo cobra criada...da nó em pingo dagua, né seu evangelista....o povo ta vendo....

  • osvanira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    tenho vergonha de ser cuiabana por causa desses vereados safados que temos hoje. Mas o que mais i me deixa indignada é a postura de Lueci ramos, muita gente me dizia que vc não vale um pequi ruido e hoje tive provas que vc não honra a saia que veste. ProFº nevioton que vergonha! Vc é professor e vereador vc esta , devia lembrar -se disso, Antonio Fernandes eu te admirava como ministro agora não tenho palavras para descrever minha decepção. Parabéns Coelho a Educação conta com voce sempre e vc pode contar conosco.

  • Professora Solange | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não creio que o Prefeito Wilson Santos orientou os Tucanos a votarem pelo arquivamento do processo contra Lutero Ponce, acredito sim, que se houve alguma orientação dele foi ao contrário e quem a seguiu foi o Vereador Roosivelt Coelho pelo seu carater, o qual vem nos mostrando que podemos sim acreditar que existem politicos que não se vendem e estão prontos para pensar e fazer uma politica limpa.Parabéns Vereador Roosivelt Coelho continue assim. É uma satisfação te-lo com nosso representante.

  • João Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Adimiro o esforço da brilhante equipe da tv Centro América que percoreu os corredores da câmera municipal de Cuiabá a procura dos amigos de todas as horas de Lutero Ponce, mais a aquipe estava procurando no lugar errado, porque enquanto eles procuravam na câmera o Profº Neviton estava tomando banho de sol na sua linda piscina numa chacarra, em quanto isso a população do bairro Três Barras e bairros circlos vizinhos estam desepcionado com a postura do vereador que antes da eleição nunca disse uma palavra a favor de Lutero, pelo contrario sempre o criticou em todas as reuniões políticas, ele dizia que Lutero e Chica eram farinha da mesma mandioca, e hoje Néviton vota a favor de Lutero. Eu João Paulo votei em você Neviton, estou decepcionado e tenho certeza que os seus 3.795 votos também estão decepcionado, apenas 2 votos está satisfeito com a sua atitude, que o seu voto e de sua esposa. Porque a população está de olho em você e em todos esses vereadores que se vendem, por isso Néviton divirtam-se bem, tomando muito banho de piscina no Coxipo do Ouro porque daqui quatro anos o Três Barras vai te dar o troco (faça igual a Lutero, guarda muito dinheiro porque a reeleição vem ai)

  • Caio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso saiu até no Jornal da Globo, e eles ainda tiveram coragem de nao abrir uma comissao?
    Quando iremos ter o poder de tirar pessoas como essa do governo?
    mas nao vamos desistir cuiabá! vamos chegar la

  • DANIEL CUNHA PAES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lendo a matéria, e comentando, vemos que recíproca do erro próspera entre os partidários do prefeito ! isso pega mal para JPSDB. O maior erro do executivo municipal é,sua conivencia, e sua leniencia, com a malversação dos erários públicos! e com atual situação! partindo do présuposto que o duodécimo repassado ao poder legislativo municipal, e oriundos em sua totalidade dos impostos, ISS, ALVÁRAS,ITBI,ETC sem nenhuma emenda ,convenios,carimbos, fundos, entendo que é meus impostos,nossos impostos 100% recursos públicos. E não vi, e não verei uma só declaração do W.S ou do executivo, criticando,ou contestando as ações descabidas e antiética por parte do legislativo municipal, isso deve ao relacionameto promiscúo e anti republicano entre os poderes. É preciso eles saberem que os poderes municipais são simplismente signatários dos recursos! e não donos como julgam ser! estamos em conjunto com um procurador, que nos deu parecer legal, e disse para ajuntarmos 100 grandes pagadores de tributos municipais e ingressarmos com uma ação civil pública contra
    os poderes por malversação, e improibidade administrativa, pois ambos concorrem com o ílicito! mesmo o legislativo tendo amparo legal na constituição municipal, estes prevaricaram conjuntamente! um por ser leniente, e ser o repassador, deveria este cobrar melhor. Agora falando em JPSDB tenho saudades da época do Prof. Nadaf, quando aqui colamos cartazes do então candidato Covas em 89, hoje sou apenas um entusiasta, antes um militante e membro!

  • Elisabeth Oliveira Machado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    WILSON SANTOS é famoso por não cumprir compromissos políticos, para mim não é surpresa. Supresa, é o WILSON, continuar insistindo em ser candidato ao Governo de MT. Vá trabalhar Prefeito, q até agora não trabalhou, após as eleições de outubro, já vai completar um ano . PRESIDENTE DEUCIMAR, PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • joao carlos morada do ouro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vereador Domingos Savio, NUNCA MAIS MINHA FAMILIA VAI VOTAR EM VOÇE, E NAO APAREÇA EM CASA NA ÉPOCA DA ELEIÇAO PORQUE VOÇE VAI PASSAR VERGONHA, VOÇE SÓ QUE VER SEU INTERESSE, ESTA SITUAÇAO DO LUTERO É UMA VERGONHA NACIONAL, SE EU FOSSE VOÇE DOMINGOS EU NAO SAI DA RUA DE VERGONHA DO SEU VOTO PROTEGENDO O LUTERO, VOÇE ESTA SENDO UM HOMEM SEM PALAVRAS. NUNCA MAIS VOTARESMO EM VOÇE

  • Marcos Tomás Castanha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sem questionar se tratar de vereador x ou Y é no mínimo interessante o fato do investigado votar em processo aberto contra si.
    Entendo que o regimento interno da Casa deve ser alterado neste ponto, pois é como um réu participar do Tribunal do Juri, no meio dos jurados e com direito a voto.

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.