Últimas

Quarta-Feira, 11 de Junho de 2008, 16h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

DEBATE

Prefeitos dão às costas ao zoneamento ambiental

   O deputado José Riva (PP) criticou a ausência dos prefeitos que compõem a região da Baixada Cuiabana no seminário ocorrido nesta terça (10) com vistas a discutir o Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico do Estado. Dos 13 municípios que integram essa região, apenas Cuiabá mandou um representante, o secretário de Meio Ambiente, Osmário Daltro. Para Riva, relator da comissão, o descaso por parte dos prefeitos prejudicou o debate acerca do zoneamento, que muitos acreditam ser a solução para as os problemas ambientais do Estado.

   Para o deputado, essa é uma das mais importantes discussões sobre a proposta. "Eles (prefeitos) estão perdendo uma grande oportunidade de colocar seus interesses em consonância com as realidades locais. A participação deles é a mais importante, porque é lá que se convive com as diferentes realidades”, disse o parlamentar do PP. Agora, ficou agendada uma nova reunião para o próximo dia 23.

   O deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), que também participa da comissão, afirmou que após a reunião do dia 23 vai divulgar o calendário dos próximos debates de forma gradativa. "O zoneamento vai dar bastante trabalho e muita discussão”, avalia Dal Bosco. Já o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, destacou que o projeto não será atropelado pela proposta do Zoneamento Federal para a Amazônia Legal. “Temos uma vantagem nesse processo, há um ano foi criada a Comissão do Zoneamento Ecológico-Econômico Brasil e, por isso, Mato Grosso está presente".

   Não participaram da reunião os prefeitos de Acorizal,  Barão de Melgaço, Chapa dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antonio de Leverger, Planalto da Serra e Várzea Grande. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ENGRAÇADO O BOICOTE FEITO POR ALGUNS PREFEITOS NESTE EVENTO,JÁ NA PALESTRA DO DR PEDRO TAQUES NO CENTRO DE EVENTOS DO PANTANAL, NO ULTIMO ENCONTRO DOS PREFEITOS, ESTAVA LOTADO, RIVA, OU DR PEDRO TAQUES ?????

  • Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os prefeitos não foram os únicos ausentes, as demais instituições e entidades também, ou seja, ou a sociedade civil está boicotando a Assembléia ou a Assembléia trata esse assunto como interesse de somenos para MT. Melhor dizendo, parece que apenas a FAMATO estava presente, e esses caras deitam e rolam nessa questão. Por mais uma dessas e poderemos pensar que há interesse deliberado dos Deputados, alguns pecuaristas, madeireiros e sojicultores, em mandar para o brejo o Zoneamento Ecológico de Mato Grosso.

  • Adenildes Floriano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem foi que disse que esses prefeitos estão preocupados com o ambiente? Eles estão preocupados é com a campanha para reeleição. Isso é o que interessa neste momento. A garantia dos seus bolsos, ou melhor caixa, ou seja cofre.

  • Wilson Kishi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em Cáceres, na última segunda-feira (dia 09), a Unemat/Campus de Cáceres juntamente com a Seplan-MT, organizou também uma aundiência pública no auditório da EMAJ para conhecer o projeto do Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico do Estado de Mato Grosso.
    O evento contou com a presença do Secretário Yenes Magalhães e sua equipe técnica que apresentou detalhes do referido projeto.
    Para não ser diferente do evento promovido pela AL, aqui em Cáceres também não contou com a presença do prefeito Ricardo Henry. Ele mandou o Secretário de Indústria e Comércio, Júlio Parreira representá-lo.
    Pelo visto, senhor deputado Riva, o desinteresse dos prefeitos é geral.

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O Ministério Público entrou com nova ação para declarar a verba inconstitucional. Um dos problemas é a falta de prestação...

Efeito-Covid adia vinda de Michelle

michelle bolsonaro A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, resolveram transferir para abril a agenda de 11 de março que teria como convidada a secretária nacional de Mulheres, do Ministério dos Direitos Humanos, Cristiane Britto e a primeira-dama do Brasil Michelle...

Governador entre a cruz e a espada

mauro mendes curtinha   Às vésperas da pandemia completar 1 ano em MT, o Estado vive o seu pior momento e o governador Mauro Mendes (foto) enfrenta uma verdadeira prova de fogo: liderar ações coordenadas em todo o território mato-grossense para evitar que o Estado viva cenas parecidas com as de Manaus e de Estados...

Câmara volta a realizar 2 sessões

juca 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob a presidência do vereador Juca do Guaraná Filho (foto), volta a realizar duas sessões semanais, nas terças e quintas. Por conta da pandemia, as sessões serão remotas. A resolução foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares que vinham...