Últimas

Quarta-Feira, 11 de Junho de 2008, 16h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

DEBATE

Prefeitos dão às costas ao zoneamento ambiental

   O deputado José Riva (PP) criticou a ausência dos prefeitos que compõem a região da Baixada Cuiabana no seminário ocorrido nesta terça (10) com vistas a discutir o Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico do Estado. Dos 13 municípios que integram essa região, apenas Cuiabá mandou um representante, o secretário de Meio Ambiente, Osmário Daltro. Para Riva, relator da comissão, o descaso por parte dos prefeitos prejudicou o debate acerca do zoneamento, que muitos acreditam ser a solução para as os problemas ambientais do Estado.

   Para o deputado, essa é uma das mais importantes discussões sobre a proposta. "Eles (prefeitos) estão perdendo uma grande oportunidade de colocar seus interesses em consonância com as realidades locais. A participação deles é a mais importante, porque é lá que se convive com as diferentes realidades”, disse o parlamentar do PP. Agora, ficou agendada uma nova reunião para o próximo dia 23.

   O deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), que também participa da comissão, afirmou que após a reunião do dia 23 vai divulgar o calendário dos próximos debates de forma gradativa. "O zoneamento vai dar bastante trabalho e muita discussão”, avalia Dal Bosco. Já o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, destacou que o projeto não será atropelado pela proposta do Zoneamento Federal para a Amazônia Legal. “Temos uma vantagem nesse processo, há um ano foi criada a Comissão do Zoneamento Ecológico-Econômico Brasil e, por isso, Mato Grosso está presente".

   Não participaram da reunião os prefeitos de Acorizal,  Barão de Melgaço, Chapa dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antonio de Leverger, Planalto da Serra e Várzea Grande. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ENGRAÇADO O BOICOTE FEITO POR ALGUNS PREFEITOS NESTE EVENTO,JÁ NA PALESTRA DO DR PEDRO TAQUES NO CENTRO DE EVENTOS DO PANTANAL, NO ULTIMO ENCONTRO DOS PREFEITOS, ESTAVA LOTADO, RIVA, OU DR PEDRO TAQUES ?????

  • Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os prefeitos não foram os únicos ausentes, as demais instituições e entidades também, ou seja, ou a sociedade civil está boicotando a Assembléia ou a Assembléia trata esse assunto como interesse de somenos para MT. Melhor dizendo, parece que apenas a FAMATO estava presente, e esses caras deitam e rolam nessa questão. Por mais uma dessas e poderemos pensar que há interesse deliberado dos Deputados, alguns pecuaristas, madeireiros e sojicultores, em mandar para o brejo o Zoneamento Ecológico de Mato Grosso.

  • Adenildes Floriano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem foi que disse que esses prefeitos estão preocupados com o ambiente? Eles estão preocupados é com a campanha para reeleição. Isso é o que interessa neste momento. A garantia dos seus bolsos, ou melhor caixa, ou seja cofre.

  • Wilson Kishi | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em Cáceres, na última segunda-feira (dia 09), a Unemat/Campus de Cáceres juntamente com a Seplan-MT, organizou também uma aundiência pública no auditório da EMAJ para conhecer o projeto do Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico do Estado de Mato Grosso.
    O evento contou com a presença do Secretário Yenes Magalhães e sua equipe técnica que apresentou detalhes do referido projeto.
    Para não ser diferente do evento promovido pela AL, aqui em Cáceres também não contou com a presença do prefeito Ricardo Henry. Ele mandou o Secretário de Indústria e Comércio, Júlio Parreira representá-lo.
    Pelo visto, senhor deputado Riva, o desinteresse dos prefeitos é geral.

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.