Últimas

Sexta-Feira, 24 de Julho de 2009, 17h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

OPERAÇÃO PLUMA

Prefeitos do Araguaia negam envolvimento com grilagem

   Os prefeitos de São Félix do Araguaia, Filemon Limoneiro (PPS), e de Alto Boa Vista, Aldecides Milhomens (DEM), afirmaram nesta sexta (24) que vão processar a Prelazia de São Félix do Araguaia e o juiz federal Julier Sebastião da Silva por calúnia e difamação. Eles foram denunciados pelo bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, por suposto envolvimento com o homem apontado pela Polícia Federal como um dos responsáveis pelo esquema de grilagem de terras na região do Vale do Araguaia, Gilberto Luiz Rezende, o Gilbertão. “Estou abismado com estas afirmações inverídicas sobre a minha pessoa. Nunca me envolvi em grilagem de terras, apenas temos posicionamento político em defesa dos trabalhadores da Suiá-Missú”, disse Filemon ao RDNews.

   O socialista sustentou que há pessoas interessadas na desapropriação da fazenda e consequente expulsão dos trabalhadores da área. Também argumentou que teve o nome envolvido na denúncia, assim como os do prefeito de Alto Boa Vista e do ex-prefeito de Porto Alegre do Norte, Luiz Carlos Machado (PRP), o Luiz Bang, por ter um posicionamento político contrário ao defendido por Casaldáliga. “Usaram os nomes de políticos que disputaram eleição contra candidatos apoiados pela Prelazia. Eles querem forçar uma desocupação da Fazenda Suiá-Missú e nós defendemos os trabalhadores. Nunca me envolvi em grilagem de terras, não se pode acusar pessoas sem provas”, defendeu. Ele ressaltou que mora na região há 45 anos e há 25 é funcionário da Justiça.

   O prefeito teceu críticas ao juiz Julier e alegou que não existe grilagem de terras na região, mas sim pessoas mal-intencionadas e com interesse na desapropriação da fazenda. “Acredito que o juiz não tenha lido o processo, pois não há grilagem de terras na região. Ele está equivocado e isto vai ser provado pelo nosso advogado. Acreditamos que a Justiça Federal seja um órgão sério, mas está deixando a desejar. Se o juiz continuar proferindo sentenças desta forma, daqui uns dias todos os cidadãos de bem poderão ser presos de uma hora para outra”, alegou Filemon.

   Milhomens, por sua vez, assegurou que as denúncias não têm veracidade e que a Justiça Federal agiu de forma irresponsável. “Estão distorcendo os fatos para pressionar a Justiça a determinar a desapropriação da fazenda. Nunca vendi um palmo de terra e também nunca comprei. Ninguém grilou terras aqui”. Segundo ele, cerca de 10 mil pessoas moram na região da Fazenda Suiá-Missú e o processo de desapropriação da área está no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. “A Funasa tem interesse em criar uma reserva indígena no local e nós defendemos a permanência dos trabalhadores na fazenda. Tudo que o bispo disse é mentira”.

   Ele também defendeu a idoneidade da escrevente do cartório de São Félix do Araguaia, Maria Elisabeth Carvalho, presa no início do mês pela Polícia Federal na Operação Pluma, por suposta confecção irregular de registro de lotes na Terra Indígena Marãwaitsede. “A cartorária não fez nada de errado, ela agiu dentro da lei ao cumprir uma determinação judicial. Os documentos, que a Polícia Federal diz que são falsificados, na verdade foram emitidos pelo governo do Estado”, disse.

    O advogado dos prefeitos, Romes da Mota, reforçou que não há ligação entre os gestores públicos e os crimes praticados por grileiros e militares. “Eles (Filemon e Milhomens) apenas defendem os produtores rurais. Tudo que o bispo disse, de ponta a ponta, é mentira”, sustentou. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • mario | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ta todo mundo careca de saber que o lider da quadrilha e o coronel elierson metello , o sem moral

  • rui b | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    lançamento da nova dupla, lutero e elierson metello, não é batmam e robim nem dupla certaneja,mas vao ser amigos na prisao

  • Anti_corrupção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pela primeira vez estamos vendo pessoas de bem incararem a máfia da Prelazia de São Félix. Segura essa Bispo Comunista! Agora informe para a justiça e para a população qual o objetivo e para onde vai a dinheirama que as ONGs lhes repassa geralmente em nome de entidades que fingem estar disvinculadas do seu rebanho, só que são farinha do mesmo saco. E Voces rebanho do bispo que estão se beneficiando dessa farça e ficam a toda hora defendendo o Velho Lobo ex-Bispo Pedro, seus dias de mentira estão contados, a verdade vem a tona!

  • anti-corrupção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vai uma aulinha ai pra justiça federal e curiosos entender o que é um registro TORRENS:
    O Registro Torrens possui como benefício, em favor de seu proprietário, a conferência de presunção juris et de jure, isto é, a presunção absoluta de domínio. Desta forma, aquele que possuir imóvel rural devidamente registrado nesta modalidade não terá preocupação em ser demandado com eventual ação de evicção, reivindicação, reclamação ou protesto.

  • Manoel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tem gente que pensa que o povo é bobo. Moro aqui em São Félix do Araguaia há muito tempo. Não só eu, como quase toda a população aqui consou de ver o Filemon junto com o Gilbertão ali naquele escritóriozinho ao lado da defensoria pública, comprando as terras dos posseiros da Suiá-Missú. Lembram-se como aquele quarteirão ficava forrado de caminhonetes e gente andando do escritório pro cartório. do cartório pro escritório. Agora vem dizer que não tem nada com isso...ah...dá licença!

  • fernando | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O que será que esse bispo gagá está querendo?
    Continuar com as vantagens que as ONGs lhe dão ou tentar um poder paralelo... que esse Julier é meio sem noção td mundo sabe... e esse bispo ahh esse bispo ahh esse interesses com esses indios mais escolarizados que muitos!!

  • Chico Da Bomba | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cuidado MANOEL, Filemom e Gilbertão podem mandar te sequestrar e fazer de ti um churrascão para os índios canibais do Xingu.

  • jose do araguaia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Poderia até acreditar nessa conversa toda, mas vindo de um bispo sem crédito na região, que so quer receber fundos vindos do exterior. O que me deixou meio desconfiado desse bispo gagá é que citou o nome de um Coronel que passou pela região na década de 70, e todos aqui o admiram muito, e ja falceu a mais de 10 anos. Segundo os mais antigos da região esse coronel prendeu alguns membros da prelazia inclusiv o senhor dom pedro, quando eram guerrilheiros na guerilha do araguaia e praticavam terores na região. Será que esse bispo anda vendo fantasma.. Sei não senhor dom pedro, melhor o senhor reformular sua estratégia pra se dar bem e angariar fundos do exterior.... seus fieis andam meio afastados de sua missa...

  • Alex | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não se assustem se o Filemon uma hora dessas aparecer dizendo Gilbertão? Não...nunca ouvi falar...nem conheço!

  • Manoel coutinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Moro aqui em São Felix do Araguaia, onde a prelazia comandada pelo senho bispo andou e desmandou por mais de 12 anos, a cidade ficou em pedaços e nossas festas tradicionais se acabaram, Hoje o senhor filemom assumiu a prefeitura e esta fazendo um excelente trabalho, o festival de praia esta muito bom a população esta em festa como não se via a muito tempo.. Muita banda de fora muito bem organizado, palcos barracas, shows,...Parabéns Filemom o povo de são félix merece ter a alegria de volta, isso deve ter inciumado o velho bispo que nem é brasileiro, e sim um guerrilheiro que lutou na colombia nas farcs, em cuba e outros lugares... Já aposentou se manda velho gagá..

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...

Apoio sem influência de Luciano Hang

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta (foto), do PDT, contesta a informação de que teria sido convencido por Luciano Hang, dono da Havan, e pelos primos Maggi a apoiar para o Senado a coronel Rúbia Fernanda. Pivetta diz que quem o conhece sabe que nunca foi garantista na...

Sem o agro e apoiado pela Fetagri

carlos favaro 400 curtinha   Na corrida pela cadeira no Senado, na suplementar de 15 de novembro, alguns concorrentes têm rotulado o senador Carlos Fávaro (foto) como candidato dos grandes produtores. Mas as entidades que compõem o Fórum Agro MT estão todas com Nilson Leitão, à exceção...