Últimas

Quinta-Feira, 08 de Novembro de 2007, 12h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

DEBATE

Prefeitos Gilberto e Dimorvan entram em conflito

   A proposta da Comissão de Revisão Territorial da Assembléia, de transferir parte da área de Chapada dos Guimarães para Campo Verde acabou colocando os prefeitos Gilberto de Mello (PR) e Dimorvan Alencar Brescancim (PR) numa rota de colisão. Dimorvan, que comanda Campo Verde desde janeiro de 2005, pede calma a seu colega Gilberto. Ele explica, por meio de assessoria, que sua intenção é que os municípios não percam com a revisão territorial. Segundo o prefeito, a iniciativa do projeto de revisão partiu dos moradores e, portanto, se sentiu obrigado a representá-los.

   O estudo em debate na AL visa incorporar à Campo Verde cerca de 15 comunidades e vilarejos da região. Além de Chapada, pertencem aos municípios de Jaciara, Dom Aquino, Santo Antônio de Leverger e Cuiabá. Essas áreas representam cerca 100 mil ha de terras. Dimorvan assegura que estes municípios não correm o risco de perder recursos, pois na revisão também poderão receber novas extenções territoriais.

    Já Gilberto fez vistas grossas diante da proposta e alega que Chapada já cedeu muitas terras para a criação de novos municípios, até mesmo para Campo Verde. Lembra que teve alguns problemas, como parcelamento das dívidas do INSS e do FGTS. "Não podemos abrir mão de mais nem um palmo de terra pertencente a Chapada", reage o prefeito.

     Dimorvam defende a divisão sob argumento de que algumas regiões ficam isoladas. Gilberto o contrapõe. "Temos condições de proporcionar educação, fazer o transporte escolar e promover a saúde para todos da região".

   A comissão, presidida pelo deputado Percival Muniz (PPS), pretende concluir os trabalhos até o próximo mês. Existem até propostas de criação de novos municípios e sugestões para plebiscitos com vistas a ouvir os moradores sobre divisão territorial. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (23)

  • Jurandir de Lima Moreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa gauchada de Campo Verde tinha que tomar vergonha na cara, depois que aliciaram os eleitores de chapada com atendimento médico ( dinheiro do SUS) e transporte escolar (Dinheiro do FUNDEF e do Estado) agora querem pegar as terras produtivas de Chapada e entregar terras que não se planta nada para Primavera do Leste, e se mostram uns santinhos.

  • Laerte de Campos Moreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os moradores que o Prefeito Demorvan fala que assinaram para pedir a posse das terras de chapada, ou são parentes de politicos frustados de chapada que se mudaram para campo verde, ou são os gaúchos que compraram terras quase de graça na divisa dos municipios e não vivem sem os seus patricios, ou são os coitados dos trabalhadores rurais que se não assinacem as listas perderiam emprego nas fazendas da gauchada.

  • Lino Monteiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse Prefeito Demorvan tem que se preocupar nas terras que Campo Verde tem. Vai na conversa fiada de alguns e esquece do nosso municipio. Graças a Deus que ex prefeito Onessimo tá chegando.

  • Luis Carlos de Melo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Prefeito Demorvan respeite a cultura e a tradição do povo e da familia chapadense. O sr: esqueceu que assinou um documento de parceria com o Prefeito gilberto Mello, que receberias as verbas do Sus e da Educação para prestar serviços na divisa do municipio. Só porque seu municipio quebrou com a queda da soja, agora vem querer pedir as terras pro seu municipio. Cuida do seu municipio prefeito.

  • Leonir Siqueira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    DEPUTADO ROBERTO FRANÇA CHAPADA ESCOLHEU O SR. COMO DEPUTADO ESTADUAL MAIS VOTADO EM NOSSO MUNICIPIO NA ULTIMA ELEIÇÃO .
    DEFENDA-NOS MAIS UMA VEZ COMO FEZ ANTERIORMENTE . CHAPADA CONFIA NO SENHOR MAIS UMA VEZ NÃO VAMOS DEIXAR INVADIR NOSSAS TERRAS.

  • fulano de tal | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tem um certo morador da região da Ponte Alta, que depois de uma frustração politica em Chapada, resolveu ceder uma parte das suas terras para Campo Verde, senhor morador, filho de chapada, filho de fundador da Ponte Alta, para com isso, seja fiel a sua cidade natal. Não me é estranha a atitude do prefeito de Campo Verde, porque o mesmo não é chapadense e não tem nada a ver com nossa cultura. Estranho foi ver chapada ser traida por um de seus filhos AÈCIO FERNANDES. FORA TRAIDOR!!!!!
    QUEM TRAI UMA VEZ , TRAI SEMPRE.

  • ELOISA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho que o Prefeito de Chapada não deve lutar pelo povo das regiãos que assinaram abaixo assinado para mudar ao municipio de Campo Verde, eles vão ter o que eles merecem, la só tem Gaucho, loiro olhos claros não se misturam, ja pensou na hora que eles perceberem que pode correr o risco de misturar as raças. Ai eles vão descobrir que cairam em uma grande armadilha, o prefeito de Campo Verde é esperto, tbm olha o perfil do povo que assinou o abaixo-assindo......ACORDA POVO AINDA É TEMPO.

  • gaucho de chapada | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    gaucho, qto mais quebrado, mais faz dividas.
    c liga ow, cabeção.
    seus fregueis de chapada, no futebol no futsal,

  • Marqueteiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    OPPA!!!!

    Perdi a época, ainda bem, pois tenho minha opiniao formada, porque tenho propriedade na divisa destes municipio,, minha comunidade tem 65 familias, pertencentes aos dois lados, chapada e campo verde,...
    Pois bem, por ser mais perto e ter estrada de acesso, estudo para nossos filhos, saúde e transporte escolar, todos nós precisamos se organizar, a aceitar que campo verde fique com esta nova divisão sim. por que chapada nunca colocou uma máquina pra arrumar estradas, e nadinha mais de nada, nem se quer conheçe nossa comunidade.que é a vale do rio da casca, onde nasce o rio casca, se naum fosse o prefeito dimorvam nem energia teriamos lá , que chegou no dia 23 de dezembro deste ano.Ainda pergunto emtempo, que adinta chapada ser dono do lugar se nada faz, isso aconteçeu no passado, no presente e aconteçerá no futuro,...Ainda bem que agora chapada tem outro prefeito e eu irei pessoalmente, como presidente desta comunidade, trocar opinioes, ou entragua a campo verde , ou assuma e nos de condiçoes minimas nescessárias para podermo viver lá.
    Obrigado

  • funcionaria da saude | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    sou membro da equipe de saude de chapada q dava assistencia a populacao dessas regiao.... nao e culpa do prefeito gilberto a falta de atendimento nesta regioes mas sim da propria populaçao que devido a dins tancia entre ch.. e cv preferian ir ate o municipio vizinho por comodidade..... mas os remedios e as especialidade vem para chapada...........parabens prefeito a nossa saude tem muito a oferecer a nossa populaçao so nao ve que nao quer e critica quem nao usa....

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...

DEM tem derrotados em 2020 pra AL

anelise silva 400   Alguns filiados do DEM do governador Mauro Mendes estão se movimentando por conta própria, visando as eleições de deputado estadual no próximo ano, alheios ao comodismo do presidente regional do partido, ex-deputado Fabinho Garcia. Em Cáceres, por exemplo, dois são cogitados para...

Vereadores vão devolver a VI de abril

agostinho carneiro 400   Presidida por Agostinho Carneiro (foto), a Câmara Municipal de Ribeirãozinho, um dos menores municípios do Estado, com cerca de 2,5 mil habitantes, decidiu suspender o pagamento da verba indenizatória deste mês de abril de todos os seus nove vereadores. Com isso, os R$ 9 mil que iriam para o...