Últimas
Sexta-Feira, 17 de Julho de 2009, 19h:38 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
Prefeitos tentam "aparecer"; minoria busca ações reais
Flávia Borges
Enviada Especial a Brasília
Prefeitos tentam "roubar a cena" em audiência com Lula; apenas minoria se preocupa com seus municípios
A XII Marcha em Defesa dos Municípios, realizada em Brasília entre terça e quinta desta semana, mostrou que nem todos os gestores que vão à Capital Federal no impulso do movimento cumprem à risca a programação. A maioria não está nem aí para as reivindicações discutidas durante o encontro, ao menos na prática. Alguns, sequer, apareceram para marcar presença, como foi o caso do prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), que nem mandou representante. Zé do Pátio, que comanda Rondonópolis, terceiro maior município do Estado, também não passou pelo Hotel Alvorada, local onde o encontro foi sediado, embora estivesse em Brasília para uma audiência com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Já Wilson Santos (PSDB), prefeito de Cuiabá, apareceu apenas para proferir uma palestra sobre habitação na terça (14) à tarde. Logo após acompanhar o discurso do presidente Lula, no dia seguinte, o tucano retornou a Cuiabá.
Nas "rodinhas" de conversa formadas nos corredores do Alvorada, foi possível analisar perfis diferentes de administradores. Tinham aqueles que diziam em alto e bom som que não sabiam o porque de estarem ali, já que todos os anos as reivindicações são as mesmas. Outros afirmavam para quem quisesse ouvir que "ser prefeito não é tão ruim assim, caso contrário não haveria tantos candidatos interessados no cargo". Nas conversas de bastidores, estavam presentes também interessados em apenas aparecer e "pegar carona", com direito à fotografia. Outros estavam no evento para "paquerar". Sem poupar qualquer vereadora, secretária, prefeita ou assessora que passasse por perto. Até jornalistas eram assediadas.
Aliás, este foi o recurso utilizado por alguns gestores mais "espertos" para chamar a atenção dos presentes para seus municípios. É o caso do prefeito de Manaus, Amazonino Armando Mendes, que colocou em seu estande duas mulheres praticamente nuas, com fantasias de índias. Foram almoços e jantares regados a muito uísque e cerveja, além de carnes nobres.
Cerca de 4 mil prefeitos de todo o país estiveram presentes ao evento. Entre as principais reivindicações estavam a regulamentação da Emenda 29, que trata da saúde pública; a derrubada dos vetos presidenciais sobre a Lei 11.690/2009, sobre o encontro de contas entre municípios e Previdência; a aprovação da PEC 351/2009, que garante o pagamento de precatórios sem o comprometimento do funcionamento público; votação da Lei de Licitações no Senado; garantir porcentuais justos na repactuação das receitas na reforma tributária; e a legalização dos programas nacionais executados pelos municípios.
Prefeitos cedem aos apelos dos colegas e não conseguiram disfarçar o entusiasmo diante das índias
Fotos: Flávia Borges
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
VERA ARAUJO SILVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
NETTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ESSES QUE ESTAO AI SAO A MINORIA QUE NAO APROVA A GESTAO DO LULA , POR ISSO QUE SAO MINORIA ,PSDB DEM
-
Professor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esse é o nosso pais, qtos milhões de reais são gastos com esses encontros desnecessários, se tivessemos as distribuição das receitas justas, não haveria necessidade dessa macha e nem os nobres prefeitos ficarem puxando saco de nenhum presidente, principalmente desse atual que se acha O CARA.
O PAIS DE RIDÍCULOS........ -
norma | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
aprovarão uma lei michuruca para quem quer ser cadidato, tem quedar chances a pessoas honestas....todos querem ter uma parte em impreiteiras, etc.etc.etc.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga