Últimas

Sábado, 02 de Fevereiro de 2008, 08h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

VARIEDADES

Prefeituras contratam bandas para o Carnaval

Rei e Rainha do Carnaval Cuiabano  As prefeituras muniicpais, principalmente de cidades-pólos, resolveram proporcionar diversidade cultural, com o chamado carnaval popular. Os foliões, cada um a sua maneira, começam a se divertir neste sábado e muitos só vão parar de brincar o carnaval em Quarta-Feira de Cinzas.

  Cuiabá - Oito bailes populares promovidos pela Secretaria de Cultura estão programados em Cuiabá. Os foliões vão festejar nos bairros Porto, Osmar Cabral, Tijucal, Planalto, Parque Cuiabá, CPA II e Pedra 90. As escolas de samba e blocos desfilam na avenida Beira-Rio. Para quem prefere uma programação religiosa, o estádio Verdão será palco do maior evento católico, o Vinde e Vede. Começa neste domingo e se estende até o feriado de terça (5). A sexta edição do Grito Rock pretende distrair o público avesso ao carnaval popular. O evento acontece no clube feminino.

Espaço para o folião em Rondonópolis  Rondonópolis  - A diversão começou nesta quinta (31) e termina na terça em Rondonópolis (a 210 km ao Sul da Capital). A previsão é de que, por noite, 30 mil pessoas participem do carnaval popular. Terão direito a curtir trio elétrico, quatro bandas e atrações nacionais, entre elas, a cantora baiana Gil, que anima a chamada ressaca do Carnaval, no dia 9.

  Sinop -  Já para os foliões que preferem seguir para o Norte , Sinop (a 500 km da Capital) espera cerca de 60 mil pessoas durante o carnaval, oriundas inclusive dos  20 municípios da região. A diversão começa nesta sábado e vai até terça, na Praça Plínio Calegaro. Serão quatro noites e duas matinês. com as bandas locais Novo Tempo e Trilha. A festa será transmitida simultaneamente em cinco telões. Para garantir a segurança, 40 PMs foram escalados, além de seguranças privadas. Câmeras vão filmar tudo, inclusive com sistema de captação de imagens noturna. Esse monitoramento deve proporcionar maior segurança aos foliões.   

   Poconé - Uma opção para quem deseja aliar baile carnavalesco com uma opção mais turística está em Poconé (a 102 km da Capital), já que o município é uma das portas de entrada do Pantanal Mato-Grossense. Hotéis e pousadas já estão lotados. O palco principal será montado na Praça da Matriz, onde a animação ficará por conta da banda Pimenta Baiana, de Salvador. O carnaval de rua concentra também os blocos Os Pantaneiros, Os Piratas, Os Xegados e o Clube CCR que realiza matinê para o público em geral. 

Bolinha à frente de bloco carnavalesco Chapada dos Guimarães  -  Uma boa parcela de cuiabanos, além de turistas de outras regiões do país, "invadem" Chapada dos Guimarães neste Carnaval. Todos os anos a secretaria de Turismo faz uma homenagem a algum artista ou pessoa de importância cultural para a Baixada Cuiabana. Neste ano, o músico Bolinha abre o carnaval. Na cidade turística também tem o desfile de blocos. A Banda Bem Brasil agita as noites no Palco do Festival de Inverno. E, enquanto visitantes e moradores não estiverem “pulando carnaval”, poderão seguir até a Praça Dom Wunibaldo, onde tem a tradicional feira de artesanato. Neste sábado, tem feira-livre com produtos alimentícios, flores e bijuterias.

   Nossa Senhora do Livramento - A 15ª Edição do Bananafolia mantém a proposta do carnaval de rua de Nossa Senhora do Livramento (a 42 km de Cuiabá). As bandas Alto Astral e Artimanha e desfiles de blocos carnavalescos fazem a festa na Praça de Eventos Fernando de Barros. As marchinhas prometem ser uma divertida atração familiar. Ao redor da praça, a população disponibiliza estacionamento cobrando taxas simbólicas.

   Santo Antonio de Leverger - A tradição é mantida em Santo Antonio de Leverger (a 34 km da Capital). Começa nesta sexta com a 12° edição do Festival Boi-à-Serra, em que se apresentam grupos folclóricos da região. Também tem exposição com as fotos do livro "Cururu e Siriri do Rio Abaixo", na antiga cadeia pública. O carnaval de Leverger também é muito conhecido pela tradição dos blocos com nomes irreverentes. O município lota de foliões todos os anos. A festa é garantida pelos vários palcos e trios elétricos.

Bloco Caretas  Guiratinga -  Além do baile popular, Guiratinga (a 328 km ao Sul da Capital) tem uma programação voltada ao folclore. Neste domingo (3), o grupo Caretas desfila nas principais ruas. Cerca de 400 mascarados embalam o carnaval há 56 anos. As máscaras, feitas à base de argila e papel machê, reproduzem monstros e bichos.

   Barra do Garças - Na divisa com Goiás, Barra do Garças estará o “Carnaval das Galáxias”, tema escolhido em alusão ao “Discoporto” da Serra Azul, conhecido por supostos aparecimentos de discos voadores e objetos voadores não-identificados (Ovnis) em Barra do Garças. Duas bandas de Goiânia animam a folia: Magia Cor e Futrikar. Também tem matinê para crianças e adolescentes. (Simone Alves)

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Pastor Sena | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bom pessoal ha ainda algumas Alternativas para o feriado de carnaval acontecerá muitos eventos promovido pelas Igrejas Evangélicas, eu Por exemplo Irei para o Acampamento da Igreja de Deus no Brasil que será na Chácara Recanto das Pedras nos 2 a 5 que começara as 19 horas do di 2 (Hoje Sabado) Proximo da Av. das Torres perto do Bairro Santa Cruz informações 3028 - 4185/30287478 no mais divirta com moderação. E que Deus abençoe a todos.

Romoaldo, prescrição e elegibilidade

romoaldo junior 400 curtinha   Assim como Wilson Santos, o deputado Romoaldo Júnior (foto) assegura que hoje também está elegível porque uma condenação de dois anos e três meses de prisão, inclusive com perda do mandato, acabou prescrita. Ele disse que ainda não sabe se disputará...

Juca quer ex-deputado no Gabinete

roberto nunes 400   O presidente do Legislativo cuiabano, vereador Juca do Guaraná, disse que irá convidar o ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Nunes (foto) para assumir a Chefia de Gabinete da Presidência. Enfatiza que Roberto é bem articulado politicamente, tem habilidade e experiência e,...

Governo "desmama" senador do Dnit

wellington fagundes 400   O Governo Bolsonaro conseguiu, enfim, "desmamar" Wellington Fagundes (foto) do Dnit. Há décadas, entra e sai governo e o ex-deputado federal por seis mandatos (24 anos) e no cargo de senador desde 2015 vinha indicando apadrinhados no cargo de superintendente regional do Dnit em MT. O último foi Orlando...

Ex-deputado demitido de assessoria

luiz soares 400   O ex-deputado Luiz Soares (foto), hoje com 63 anos, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do contemporâneo Wilson Santos. Ganhava quase R$ 10 mil brutos. Estava lotado no gabinete do deputado tucano havia quase dois anos. Soares é pensionista do extinto Fundo de Assistência Parlamentar, ganhando...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.