Últimas

Sexta-Feira, 23 de Maio de 2008, 17h:19 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

PESAR

Presidente do PDT lamenta a morte de Jefferson

  "Para mim, o país perde uma dos últimos bastiões da dignidade e da ética pública", disse o presidente do PDT de Cuiabá, radialista Mário Márcio Torres, ao comentar a morte, neste sexta, do líder do seu partido no Senado, Jefferson Péres (PDT-AM), aos 76 anos, vítima de um infarto fulminante. O corpo do parlamentar é velado no Palácio Rio Negro, em Manaus. O enterro deve ocorrer neste sábado.

   Para Mário, filiado à agremiação pedetista há 29 anos, Péres não era considerado dentro do PDT um líder de esquerda, mas a sua retidão e coerência criou um marco, principalmente de tantos escândalos políticos que movem a vida republicana. O dirigente enfatiza ainda que Jefferson Péres era um parlamentar que não tinha vícios nem na política e nem na vida pessoal, "já que nem fumava e nem bebia". "O PDT e o país perdem um dos últimos herdeiros da luta de Leonel Brizola. Estou abalado com a perda do nosso senador", diz Mário Márcio Torres.

   Péres era professor e advogado e ocupava vaga no Senado desde 1995. Exercia seu segundo mandato na Casa. Era filiado ao PDT desde o início de 1999. Na década de 1950, ele participou da campanha "O Petróleo É Nosso" e, em 1988, foi eleito para seu primeiro cargo público: o de vereador em Manaus, cargo para o qual foi reeleito para segundo mandato, cumprido até 1995, quando assumiu sua cadeira no Senado. Jefferson Pées também foi candidato à vice-presidência do Brasil nas eleições de 2006, na chapa do também senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

   O Senado aprovou nesta sexta um requerimento de pesar e decretou luto de 3 dias pela morte do senador. Depois de uma rápida sessão de homenagens ao líder do PDT, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), suspendeu os trabalhos da Casa Legislativa como previsto pelo regimento interno em caso de morte de parlamentares. O Senado também decidiu encaminhar condolências à família de Péres.

   O governo do Estado do Amazonas também decretou luto oficial por 3 dias. O presidente Lula divulgou uma nota lamentando a morte do senador. "Recebi com tristeza a notícia do falecimento do senador Jefferson Péres e transmito à sua família meus sentimentos. Jefferson Péres foi um político que sempre pautou suas ações pela defesa intransigente da democracia e da ética. Sempre procurou guiar-se pelo que julgava ser o interesse público, mesmo nos momentos de divergências com o Governo. É uma grande perda para o Brasil, para a Amazônia e para o Senado brasileiro", diz a nota do presidente Lula.

Postar um novo comentário

Comentários (28)

  • Roberval Leônidas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Aos amigos leitores e blogueiros da RD News...


    Ao nobre Paulo Henrique...


    Em meio a tanta correria, enfim, dei uma relida nas diversas notícias e comentários da RD News. De fato, são assuntos que mexem com a conjuntura política estadual matogrossense e nacional.

    O maior problema, no entanto, foi ver, dentre os comentários, a resposta fugaz e capciosa do nobre Paulo Henrique (fake/real). De fato, ele fugiu a todos os itens que eu pontuei e tentou escamotear, de todas as formas, tentando falar falaciosamente de que eu não existia e tentando (no desespero) até desdizer a informação, blefando por alto - ao dizer que eu não era filiado.

    Do fake Paulo Henrique, eu esperava mais algo dele. Mas meu pai sempre me ensinou, nas labutas diárias, de que a gente não pode exigir muita coisa de quem não pode nos dar nada. E, infelizmente, eu não posso exigir muita coisa dele.

    Uma coisa é a ignorância, por diversos modos, motivos ou razões. A elas, a gente pode compreender e dar um desconto - até porque, muitas vezes, a ignorância, por si só, tem seu motivo verdadeiro e genuíno - e a nós, diante disso, cabe a ter paciência e boa dose de temperança e domínio próprio.

    A outra é a burrice veraz e contumaz. Com essa característica a gente não pode tolerar! Quando tal estágio soma-se à subserviência e à adulação gratuita e cega, ela se torna tão venal que basta aos homens de bem e de valor extirpar esse cancro mortal com uma atitude firme.

    E esse, amigos blogueiros, é o caso irrecuperável do nosso Paulo Henrique. O adulacionismo dele, pertencendo ao grupo do Pivetta e seus miquinhos amestrados, é tão gigantesco e tão grave que não adianta usarmos da nossa seriedade, gravidade e coerência, porque este é um caso irremediável.

    Tenho certeza de que as palavras que eu coloquei são bem amenas, longe das ofensas de cunho pessoal/moral colocada pelo Paulo Henrique e que foi liberada pela moderação do RD News. O fake Paulo Henrique, longe da nobreza de boa parte das pessoas que postaram ao prestar a última homenagem ao Jefferson Pérez, não possui o grau de RESPEITO diante de uma circunstância histórica capaz de ENTENDER E SILENCIAR-SE com o luto de gente séria e comprometida com o Brasil e seu povo.

    Enfim, Paulo Henrique significa tudo o que um homem de bem não pode fazer, que é de deixar de lado bons exemplos como o Jefferson e ficar de bravatinhas e implicâncias pessoais, quando o momento exige análise e reflexão. Paulo Henrique significa tudo o que um Partido com história deseja que são militantes ideológicos com compromisso partidário e que, acima dos interesses de grupos econômicos ou de A, B ou C, DEFENDAM A UNIDADE PARTIDÁRIA!

    Logo, amigos blogueiros, não é de se estranhar, ao longo da História Política Mundial e Brasileira de que os ícones políticos, quando não são atacados no âmbito político, SÃO ACOSSADOS DE FORMA VIL, INFAME E AGRESSIVA NO CAMPO MORAL-ÉTICO. E talvez seja, infelizmente, a prática de Paulo Henrique a pessoa de Mário Márcio, diante da falta notória de argumentação política, vista pelos demais leitores da RD News - a ponto de ter a INCAPACIDADE DE RESPONDER aos demais leitores e amigos blogueiros sobre as considerações colocadas na minha postagem anterior.

    Desta forma, venho exorcizar desde já a FALTA DE ESPÍRITO PÚBLICO, presente na intervenção escrita e falaciosa do companheiro (será!?) Paulo Henrique. Enfim, mostrar a todos o quanto esta pessoa ainda está INAPTA, com seu comportamento infante, À CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA, a serviço de quem comprovadamente não respeita o Estado Democrático de Direito e à soberania popular.

    Não se criam Mários Márcios e Jefferson Perez como antes.

    A Mato Grosso, infelizmente, sobram gente do porte do Pivetta...


    O trabalhismo chora com esse tipo de gente.


    Agradeço, desde já, à RD News pela oportunidade... abraço a todos!

  • Paulo Henrique | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pobre Roberval taylor(mario marcio): Comparar Jefferson Perez com Mario Marcio torres é a mesma coisa que comparar Madre tereza de Calcutá com a Velha deputada italiana Cicciolina. Viva Piveta! viva a democracia1 Viva o novo PDT!. Xô Cambada de parasitas...

  • Eugênio Lima | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Fui ler esse tópico em homenagem a um companheiro do Partido (Jefferson Perez) e lamentavelmente vejo como gente do tipo tal de Paulo indo de baixaria... bahhhh... quanta baixaria desse guri, tchê... que trizoeira desse cara.

    O que me dá mais raiva é ele defender um cara que além de corrupto, nem foi no Congresso Nacional do meu partido, como esse Pivetta, e ainda, na maior cara limpa, desrepeitar os companheiros de partido; fundadores com o Brizola, como meu amigo de luta e de longa história na esquerda: o meu amigo, Mário Márcio!!!!

    Quanta baixaria... bahhhh... Cuiabá não merece Paulo!

  • paulo eugenio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Báh! eugênio! guri !tú não sabes que mario marcio deixou um rombo no PDT impagavel,telefone cortado, dividas trabalhistas, fornecedores a ver navios, nepotismo enfim um simbolo da má gestão.S tú gostas de merda mario marcio é um prato cheio.Viva Piveta! Viva a produção !Viva quem trabalha! Viva o novo PDT!... Xô Parasitas (Mario marcio seus filhos e sua mulher,Julio Yule, celso ubirajara, ubirajara,ricardo sirqueira e outros...

  • Hernadez Lobo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Uiiiii, Paulinho... nossa... vc deveria estar com a gente no Movimento GLBTT e chamar o nosso Tavinho Pivetta com a gente... só de olhar pra imagem dele... uiiiiii... me dá calafrio... aquele fazendeiro bonachão...

    Pergunte pra ele se vc vai juntinho... bjs!

  • Roberval Leônidas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Aos amigos do blog da RD News...


    Paulinho carregador de mala é um puxa-saco incorrigível. Como ele apela para o nível mais baixo, à altura da sua praxis e personalidade política, só resta usar alguns ditados... ditados para reflexão de quem Paulinho se assemelha. Não há qualquer conotação ofensiva, frente aos impropérios postos pelo carregador profissional de mala office-boy do Pivetta. Mas sim... uma reflexão, depois das intervenções postadas por ele, de quem o nosso Paulinho Henrique é, com todo seu caráter exposto abertamente pelos leitores no RD News.


    Não se dá pérolas aos porcos!


    As más conversações corrompem os bons costumes!


    Diga-me com quem andas e eu te direi quem és!


    O coração do sábio pensa no que há de responder, mas a boca dos perversos derrama em abundância coisas más!


    O tolo busca sabedoria e não a acha, mas para o prudente o conhecimento é fácil!


    Coroa de honra são os cabelos brancos oriundo da experiência, achando-se elas no caminho da justiça!


    Se tu sofres, a culpa não é minha!


    Responder antes de ouvir, tolice é e vergonha!


    O que despreza o seu próximo tem falta de sabedoria, mas o homem de entendimento cala-se.


    A soberba precede a ruína e a altivez do espírito precede a queda!


    Enfim... prefiro me abster, após as expressões acima.


    POST-SCRIPTUM: Esse tópico é do falecido Jefferson, do Mario Márcio ou dos 15 minutos de fama do alter-ego do Pivetta...?


    Abraço a todos os blogueiros.

  • Samir Sebastião da Costa Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson!!!!!!
    Gostaria que o Senhor em respeito a Memória do Senador Jefferson Peres e como representante Legal do PDT em Cuiabá (Vice-Presidente). Não deixe que essa notícia desvie o seu foco!!!! Está discução entre um tal de Paulo e Roberval não tem nada a ver com a Morte do Senador!!!!
    Se esses indivíduos e ou companheiros, querem discutir sobre problemas partidário!!!! Crie uma notícia em especial sobre esse assunto!!! Vamos respeitar a memória do Senador e retirar esses comentários de origem pessoal e agressiva que não vem ao encontro dessa notícia!!!
    Sem mais!!!!

    Obrigado

  • Marcos Bandeira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Era um dos raros políticos honesto.

  • Paulo Henrique | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ética na boca de Mario Marcio é de doer...

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Exemplo de Homem Público assegurado na Moralidade e Ética, grande perda para a Nação Brasileira, pois, muitos dos que estão no Parlamento deveriam seguir passos deste Político,

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...

DEM tem derrotados em 2020 pra AL

anelise silva 400   Alguns filiados do DEM do governador Mauro Mendes estão se movimentando por conta própria, visando as eleições de deputado estadual no próximo ano, alheios ao comodismo do presidente regional do partido, ex-deputado Fabinho Garcia. Em Cáceres, por exemplo, dois são cogitados para...

Vereadores vão devolver a VI de abril

agostinho carneiro 400   Presidida por Agostinho Carneiro (foto), a Câmara Municipal de Ribeirãozinho, um dos menores municípios do Estado, com cerca de 2,5 mil habitantes, decidiu suspender o pagamento da verba indenizatória deste mês de abril de todos os seus nove vereadores. Com isso, os R$ 9 mil que iriam para o...