Últimas

Sexta-Feira, 23 de Maio de 2008, 17h:19 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

PESAR

Presidente do PDT lamenta a morte de Jefferson

  "Para mim, o país perde uma dos últimos bastiões da dignidade e da ética pública", disse o presidente do PDT de Cuiabá, radialista Mário Márcio Torres, ao comentar a morte, neste sexta, do líder do seu partido no Senado, Jefferson Péres (PDT-AM), aos 76 anos, vítima de um infarto fulminante. O corpo do parlamentar é velado no Palácio Rio Negro, em Manaus. O enterro deve ocorrer neste sábado.

   Para Mário, filiado à agremiação pedetista há 29 anos, Péres não era considerado dentro do PDT um líder de esquerda, mas a sua retidão e coerência criou um marco, principalmente de tantos escândalos políticos que movem a vida republicana. O dirigente enfatiza ainda que Jefferson Péres era um parlamentar que não tinha vícios nem na política e nem na vida pessoal, "já que nem fumava e nem bebia". "O PDT e o país perdem um dos últimos herdeiros da luta de Leonel Brizola. Estou abalado com a perda do nosso senador", diz Mário Márcio Torres.

   Péres era professor e advogado e ocupava vaga no Senado desde 1995. Exercia seu segundo mandato na Casa. Era filiado ao PDT desde o início de 1999. Na década de 1950, ele participou da campanha "O Petróleo É Nosso" e, em 1988, foi eleito para seu primeiro cargo público: o de vereador em Manaus, cargo para o qual foi reeleito para segundo mandato, cumprido até 1995, quando assumiu sua cadeira no Senado. Jefferson Pées também foi candidato à vice-presidência do Brasil nas eleições de 2006, na chapa do também senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

   O Senado aprovou nesta sexta um requerimento de pesar e decretou luto de 3 dias pela morte do senador. Depois de uma rápida sessão de homenagens ao líder do PDT, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), suspendeu os trabalhos da Casa Legislativa como previsto pelo regimento interno em caso de morte de parlamentares. O Senado também decidiu encaminhar condolências à família de Péres.

   O governo do Estado do Amazonas também decretou luto oficial por 3 dias. O presidente Lula divulgou uma nota lamentando a morte do senador. "Recebi com tristeza a notícia do falecimento do senador Jefferson Péres e transmito à sua família meus sentimentos. Jefferson Péres foi um político que sempre pautou suas ações pela defesa intransigente da democracia e da ética. Sempre procurou guiar-se pelo que julgava ser o interesse público, mesmo nos momentos de divergências com o Governo. É uma grande perda para o Brasil, para a Amazônia e para o Senado brasileiro", diz a nota do presidente Lula.

Postar um novo comentário

Comentários (28)

  • Roberval Leônidas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Aos amigos leitores e blogueiros da RD News...


    Ao nobre Paulo Henrique...


    Em meio a tanta correria, enfim, dei uma relida nas diversas notícias e comentários da RD News. De fato, são assuntos que mexem com a conjuntura política estadual matogrossense e nacional.

    O maior problema, no entanto, foi ver, dentre os comentários, a resposta fugaz e capciosa do nobre Paulo Henrique (fake/real). De fato, ele fugiu a todos os itens que eu pontuei e tentou escamotear, de todas as formas, tentando falar falaciosamente de que eu não existia e tentando (no desespero) até desdizer a informação, blefando por alto - ao dizer que eu não era filiado.

    Do fake Paulo Henrique, eu esperava mais algo dele. Mas meu pai sempre me ensinou, nas labutas diárias, de que a gente não pode exigir muita coisa de quem não pode nos dar nada. E, infelizmente, eu não posso exigir muita coisa dele.

    Uma coisa é a ignorância, por diversos modos, motivos ou razões. A elas, a gente pode compreender e dar um desconto - até porque, muitas vezes, a ignorância, por si só, tem seu motivo verdadeiro e genuíno - e a nós, diante disso, cabe a ter paciência e boa dose de temperança e domínio próprio.

    A outra é a burrice veraz e contumaz. Com essa característica a gente não pode tolerar! Quando tal estágio soma-se à subserviência e à adulação gratuita e cega, ela se torna tão venal que basta aos homens de bem e de valor extirpar esse cancro mortal com uma atitude firme.

    E esse, amigos blogueiros, é o caso irrecuperável do nosso Paulo Henrique. O adulacionismo dele, pertencendo ao grupo do Pivetta e seus miquinhos amestrados, é tão gigantesco e tão grave que não adianta usarmos da nossa seriedade, gravidade e coerência, porque este é um caso irremediável.

    Tenho certeza de que as palavras que eu coloquei são bem amenas, longe das ofensas de cunho pessoal/moral colocada pelo Paulo Henrique e que foi liberada pela moderação do RD News. O fake Paulo Henrique, longe da nobreza de boa parte das pessoas que postaram ao prestar a última homenagem ao Jefferson Pérez, não possui o grau de RESPEITO diante de uma circunstância histórica capaz de ENTENDER E SILENCIAR-SE com o luto de gente séria e comprometida com o Brasil e seu povo.

    Enfim, Paulo Henrique significa tudo o que um homem de bem não pode fazer, que é de deixar de lado bons exemplos como o Jefferson e ficar de bravatinhas e implicâncias pessoais, quando o momento exige análise e reflexão. Paulo Henrique significa tudo o que um Partido com história deseja que são militantes ideológicos com compromisso partidário e que, acima dos interesses de grupos econômicos ou de A, B ou C, DEFENDAM A UNIDADE PARTIDÁRIA!

    Logo, amigos blogueiros, não é de se estranhar, ao longo da História Política Mundial e Brasileira de que os ícones políticos, quando não são atacados no âmbito político, SÃO ACOSSADOS DE FORMA VIL, INFAME E AGRESSIVA NO CAMPO MORAL-ÉTICO. E talvez seja, infelizmente, a prática de Paulo Henrique a pessoa de Mário Márcio, diante da falta notória de argumentação política, vista pelos demais leitores da RD News - a ponto de ter a INCAPACIDADE DE RESPONDER aos demais leitores e amigos blogueiros sobre as considerações colocadas na minha postagem anterior.

    Desta forma, venho exorcizar desde já a FALTA DE ESPÍRITO PÚBLICO, presente na intervenção escrita e falaciosa do companheiro (será!?) Paulo Henrique. Enfim, mostrar a todos o quanto esta pessoa ainda está INAPTA, com seu comportamento infante, À CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA, a serviço de quem comprovadamente não respeita o Estado Democrático de Direito e à soberania popular.

    Não se criam Mários Márcios e Jefferson Perez como antes.

    A Mato Grosso, infelizmente, sobram gente do porte do Pivetta...


    O trabalhismo chora com esse tipo de gente.


    Agradeço, desde já, à RD News pela oportunidade... abraço a todos!

  • Paulo Henrique | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pobre Roberval taylor(mario marcio): Comparar Jefferson Perez com Mario Marcio torres é a mesma coisa que comparar Madre tereza de Calcutá com a Velha deputada italiana Cicciolina. Viva Piveta! viva a democracia1 Viva o novo PDT!. Xô Cambada de parasitas...

  • Eugênio Lima | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Fui ler esse tópico em homenagem a um companheiro do Partido (Jefferson Perez) e lamentavelmente vejo como gente do tipo tal de Paulo indo de baixaria... bahhhh... quanta baixaria desse guri, tchê... que trizoeira desse cara.

    O que me dá mais raiva é ele defender um cara que além de corrupto, nem foi no Congresso Nacional do meu partido, como esse Pivetta, e ainda, na maior cara limpa, desrepeitar os companheiros de partido; fundadores com o Brizola, como meu amigo de luta e de longa história na esquerda: o meu amigo, Mário Márcio!!!!

    Quanta baixaria... bahhhh... Cuiabá não merece Paulo!

  • paulo eugenio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Báh! eugênio! guri !tú não sabes que mario marcio deixou um rombo no PDT impagavel,telefone cortado, dividas trabalhistas, fornecedores a ver navios, nepotismo enfim um simbolo da má gestão.S tú gostas de merda mario marcio é um prato cheio.Viva Piveta! Viva a produção !Viva quem trabalha! Viva o novo PDT!... Xô Parasitas (Mario marcio seus filhos e sua mulher,Julio Yule, celso ubirajara, ubirajara,ricardo sirqueira e outros...

  • Hernadez Lobo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Uiiiii, Paulinho... nossa... vc deveria estar com a gente no Movimento GLBTT e chamar o nosso Tavinho Pivetta com a gente... só de olhar pra imagem dele... uiiiiii... me dá calafrio... aquele fazendeiro bonachão...

    Pergunte pra ele se vc vai juntinho... bjs!

  • Roberval Leônidas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Aos amigos do blog da RD News...


    Paulinho carregador de mala é um puxa-saco incorrigível. Como ele apela para o nível mais baixo, à altura da sua praxis e personalidade política, só resta usar alguns ditados... ditados para reflexão de quem Paulinho se assemelha. Não há qualquer conotação ofensiva, frente aos impropérios postos pelo carregador profissional de mala office-boy do Pivetta. Mas sim... uma reflexão, depois das intervenções postadas por ele, de quem o nosso Paulinho Henrique é, com todo seu caráter exposto abertamente pelos leitores no RD News.


    Não se dá pérolas aos porcos!


    As más conversações corrompem os bons costumes!


    Diga-me com quem andas e eu te direi quem és!


    O coração do sábio pensa no que há de responder, mas a boca dos perversos derrama em abundância coisas más!


    O tolo busca sabedoria e não a acha, mas para o prudente o conhecimento é fácil!


    Coroa de honra são os cabelos brancos oriundo da experiência, achando-se elas no caminho da justiça!


    Se tu sofres, a culpa não é minha!


    Responder antes de ouvir, tolice é e vergonha!


    O que despreza o seu próximo tem falta de sabedoria, mas o homem de entendimento cala-se.


    A soberba precede a ruína e a altivez do espírito precede a queda!


    Enfim... prefiro me abster, após as expressões acima.


    POST-SCRIPTUM: Esse tópico é do falecido Jefferson, do Mario Márcio ou dos 15 minutos de fama do alter-ego do Pivetta...?


    Abraço a todos os blogueiros.

  • Samir Sebastião da Costa Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson!!!!!!
    Gostaria que o Senhor em respeito a Memória do Senador Jefferson Peres e como representante Legal do PDT em Cuiabá (Vice-Presidente). Não deixe que essa notícia desvie o seu foco!!!! Está discução entre um tal de Paulo e Roberval não tem nada a ver com a Morte do Senador!!!!
    Se esses indivíduos e ou companheiros, querem discutir sobre problemas partidário!!!! Crie uma notícia em especial sobre esse assunto!!! Vamos respeitar a memória do Senador e retirar esses comentários de origem pessoal e agressiva que não vem ao encontro dessa notícia!!!
    Sem mais!!!!

    Obrigado

  • Marcos Bandeira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Era um dos raros políticos honesto.

  • Paulo Henrique | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ética na boca de Mario Marcio é de doer...

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Exemplo de Homem Público assegurado na Moralidade e Ética, grande perda para a Nação Brasileira, pois, muitos dos que estão no Parlamento deveriam seguir passos deste Político,

Elisângela conduz Secom da Câmara

elisangela tenorio 400 curtinha   A jornalista Elisângela Tenório (foto) está de volta ao comando da Comunicação Social da Câmara de Cuiabá. Ela ocupou o mesmo cargo na gestão Justino Malheiros, mas, na época, não teve à disposição estrutura para desevolver uma...

Logística em MT pra distribuir vacinas

mauro mendes 400 curtinha   O governo estadual já providenciou toda logística para levar as vacinas anti-Covid-19 aos municípios. O governador Mauro Mendes (foto) destaca que, em princípio, adquiriu 3,5 milhões de seringas. Os lotes de vacinas chegam a MT até a próxima quarta. Seguindo o Plano...

Emanuel no PTB e reeleição do filho

emanuelzinho 400   O PTB está sendo preparado para receber a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou o segundo mandato em Cuiabá. Sem ambiente para seguir no MDB, onde passou a enfrentar resistência de toda a bancada do partido na Câmara Federal e na Assembleia, Emanuel recebeu convite de...

Ex-deputado "detona" Aliança por MT

victorio galli 400 curtinha   As deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, que estão na linha de frente pela criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro e ainda na fase de coleta de assinaturas para ser formalizado, foram informadas de que o ex-deputado federal Victório Galli...

Saúde em MT sob iminente colapso

Os números da pandemia da Covid-19 em MT são alarmantes. Entre sexta e este sábado foram registrados 1.050 novos casos de pessoas infectadas com o vírus e mais 21 mortes. Desde o início da pandemia, quase 5 mil mato-grossenses já morreram da doença. Em Cuiabá, o índice de ocupação de UTIs chega a 69%, superando o pior período da pandemia, registrado em agosto do ano passado. Em outras regiões do Estado, a...

Prefeito já teve 2 aliados executados

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de terceiro mandato Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, já teve dois assessores próximos e de extrema confiança assassinados. Em setembro de 2012, João César Domingos, que era muito próximo de Pátio, havia atuado no Instituto de Pesquisa e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.