Últimas

Domingo, 18 de Outubro de 2009, 08h:07 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

PALÁCIO PAIAGUÁS

Presidente do PMDB joga para "queimar" Silval; Pátio ajuda

  No comando do PMDB estadual há quase duas décadas, o cacique Carlos Bezerra se tornou, por incrível que pareça, uma pedra no sapato do aliado Silval Barbosa, pré-candidato do próprio partido ao Palácio Paiaguás. Para complicar a vida partidária do vice-governador, o prefeito rondonopolitano Zé do Pátio avisou publicamente que não o apóia, mas sim o tucano Wilson Santos. Bezerra e Pátio, embora pareçam estar distanciados, demonstram atuar juntos nos bastidores para tirar Silval da jogada. No fundo, o sonho de Bezerra seria estar pré-candidato no lugar de Silval. Mas, como enfrenta forte desgaste eleitoral, busca dificultar a ascensão do colega peemedebista, bloqueando a chance de surgimento de novos líderes no partido.

 Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Carlos Bezerra, cacique do PMDB, cria obstáculos para ascensão da candidatura de Silval ao Paiaguás

   Enquanto de um lado Silval, com apoio do governador Blairo Maggi (PR), se desdobra na esperança de buscar e ampliar alianças, Bezerra, na outra ponta, movimenta o contrário. Mesmo o PMDB na base do governo Maggi, ele tem feito críticas à chamada turma da botina e, ao ser questionado sobre alguns republicanos que não aceitam aderir a candidatura Silval, o deputado federal contrapõe, sob argumento de que essa resistência parte de uma minoria insignificante do PR, da qual faz parte Luiz Pagot, diretor-geral do Dnit e afilhado político de Maggi - saiba mais aqui.

   Bezerra ainda vive o sonho fantasioso de que fora um dos melhores governadores, principalmente na área social e na educação. Ele comandou o Estado de 87 a 89 e, em quase todas entrevistas, faz questão de enaltecer sua gestão. Já sobre o governo Maggi, mantém linha crítica. Afirma, por exemplo, que o governador não cumpriu promessas de campanha e que atua com autoritarismo porque, sequer, ouve as pessoas antes de tomar decisões. Ataca ainda o fato do PMDB não ter representantes no primeiro escalão, com exceção do vice Silval.

   A quatro meses de assumir a cadeira de governador, já que Maggi pretende renunciar ao mandato até fevereiro para um período de descanso e depois entrar na campanha de senador, Silval Barbosa enfrenta três grandes desafios: montar o quebra-de-cabeça com os partidos visando composição do secretariado, contornar a crise no PMDB e viabilizar sua candidatura ao Paiaguás. Por enquanto, vive de balde com água nas mãos para apagar incêndios espalhados ora por Bezerra, ora pelo prefeito Pátio, que conduz o terceiro maior município mato-grossense.

   Críticas e alerta

    Na semana passada, o secretário-chefe da Casa Civil e de Comunicação, Eumar Novacki, disse que Silval está sendo alvo do próprio presidente do PMDB. Entende que Bezerra, ao atacar o governo Maggi, atinge o principal cabo eleitoral do pré-candidato peemedebista e isso pode até inviabilizar o projeto majoritário. Afirma que são críticas sem sentido e que soam como estranhas num momento em que o governador tem reforçado o nome de Silval como seu candidato. Considera que Bezerra tem contribuído pouco para com o nome de Silval e que, aliás, mais atrapalha do que ajuda. Diz até que Bezerra representa a voz do PMDB antigo, dos escândalos no Congresso Nacional e que teme o surgimento de novas lideranças.

Postar um novo comentário

Comentários (18)

  • LUIZ FERNANDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • rafa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TODOS SABEM QUE BEZERRA TEM CONDIÇOES, DE SER O NOSSO PROXIMO GOVERNO. MAIS AGORA É SILVAL. PARA GANHAR, TOMEM CUIDADOS COM ESSAS MATÉRIAS ISOLADAS QUE ESTAO FAZENDO JOGO PARA O GRANDE MENTIROSO DECOLAR NA DESGRASSA DOS OUTRO. CONFIE NO SILVAL E BEZERRA OS DOIS PARA GANHAR.

  • KIKO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    O facil, é criticar um Grande lider estadista como Calos Bezerra, um homem que já foi dep. Estadual, Prefeito por duas vezes, Governador, Senador e agora Dep. Federal. O dificil e colocar Obras por todo estado como Bezerra faz. Agora me diz quem fez mais por Mato Grosso? E me diz em qual lugar deste estado ñ tem um trabalho do Bezerra. Agora vocês sabem criticar o Bezerra chama-lo de cacique, de antigo. Agora me aponte um que já fez o q Bezerra faz, por Mato Grosso. Não é atoa q Bezerra é o parlamentar com mais influencia no Governo Federal. Ele será reeleito a Dep. Federal novamente.

  • luiz fernando | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse kiko deve ser um parente bem próximo ou funcionário do bezerra, pq achar que ele é um grande estadista e já fez muito por MT, fala sério. Por ele, bezerra, com certeza ele já fez muito.....

  • zequinha da v.operária | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bezerra estes butinudos tem que te respeitar, pois quando começaram a fazer política voce Bezerra já era professor em política.
    Bezerra vai por mim, larga os butinudos e vamos para o DEM, onde voce Bezerra pode ser um candidato a senador com possibilidades de se eleger.
    Larga estes butinudos logo, logo.

  • FLORISBELO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu disse ha 15 dias que SERIA um grande NEGOCIO o DEM aceitar a APROXIMAÇAO do GOV.BLAIRO., caso contrario O BEZERRAO iria afunda o DEM.
    OLHA SÓ o que está acontecendo. O JVC é CAUTELOSO. O JULIO CAMPOS quer CHUTAR O PAU DA BARRACA.
    SE CHUTAR O BALDE o GOVERNO cai no colo dos TUCANOS E BEZERRANOS.
    POR outro lado WS não CUMPRE COM QUE PROMETE.
    COM BLAIRO O DEM ainda tem UNS GATOS PINGADOS NO GOVERNO.
    SE WILSON FOR GOV. o DEM podera TER GATOS ESCALDADOS....irão JOGAR AGUA QUENTE EM TODOS os DEMOCRATAS.
    A NAO SER DEP. FEDERAL ELEITO PELO DEM,UM UNICO DEPUTADO...! TALVEZ SERIA MAIS FACIL NEGOCIAR COM WILSON QUE JVC. Esse FUTURO dep. FEDERAL

  • Jota | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    no pr tem gente que não gosta do Sinval, no pdmb também...
    acho que o blairo esta no mesmo caminho do jaime campos em 1998 que juntou com bezerra e perdeu pro dante....
    depois em 2002, dante junto com bezerra e perdeu pro blairo...
    e agora?
    que vaca bezerra levará ao brejo?

  • Aline Costa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    BEZERRA É CARTA FORA DO BARALHO, JAH DEU O QUE TINHA QUE DAR, JAH ENRIQUECEU TUDO QUE TINHA QUE ENRIQUECER NA PÓLÍTICA, SÓ SE MANTEM NA PRESIDÊENCIA DO PMDB ATEH HOJE É PORQUE SIMPLESMENTE É O PROPRIETÁRIO DO MESMO. SINVAL É COMO UMA MULA, QUANDO ENPADA NINGUÉM CONSEGUE MUDAR DO LUGAR, VEJA BEM: ACABA DE SAIR UMA PESQUISA EM QUE ELE ESTAH EM QUARTO COLOCADO LAH NO MUNICÍPIO DE MATUPAH. VEJA BEM SE LAH ONDE ELE DETEM O MEIO DE COMUNICAÇÃO, ATENDE A MUITOS ANOS TODOS OS DOENTES DAQUELA REGIÃO COM UMA CASA DE APÓIO EM CUIABÁ, PRÓXIMO DA RODOVIÁRIA, QUE ANTES ERA NA RUA GENERAL MELLO, E OLHA QUE SÃO MUITO BEM TRATADOS TODOS QUE ALI FICAM, EH O FUNDADOR DAQUELE MUNICIPIO, E MESMO ASSIM ESTAH EM QUARTO COLOCADO NAS PESQUISAS!!!FALA SÉRIO, ESSE AI TEM QUE COLOCAR O BUÇA DEBAIXO DO BRAÇO E SAIR DE FININHO, SEM CHANCE! O GALINHO (WS) ESSE COITADO, TÃO DEPENANDO ELE DE TODA A FORMA POSSÍVEL, MAS PRA MIM AQUELE ALI TAH ME PARECENDO AQUELA PIADO DO C... E A AIDS.... ACHO QUE ESSE É GATO TEM SETE FÔLEGOS, QUANDO NUM DETERMINADO TEMPO LEVANTA E DAH O BOTE EM TODO MUNDO. AQUELE LAH (WS), TEM SETE VIDAS E UMA INTELIGÊNCIA QUE POUCOS NESTE PLANETE TEM OU TIVERAM, DOTADO DE UM PODER DE PERSOAZÃO E CARISMA COMO NINGUÉM, E NÃO VAI SER SURPRESA PRA NINGUÉM QUANDO ESTE GALINHO OU GATINHO DAR TERRA EM TODO MUNDO E PAPAR O GOVERNO DO ESTADO.

  • PEDRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • douglas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Jota,
    vc esta super certo, mas o povo não se lembra até pq a memória dos eleitores matogrossenses são de curta duração tem prazo p/ terminar.
    esse prazo é de 3 meses (duração de campanha eleitoral).
    abraços e até a vitória..........(dos potentados)

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.