Últimas

Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2008, 13h:05 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

JUDICIÁRIO

Presidente do TJ lamenta detenção de jornalistas

   O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Lessa, em uma das poucas vezes que se manifestou sobre algum acontecimento envolvendo magistrados, lamentou a detenção dos cinegrafistas Belmiro Dias, Marcos Alves e o repórter-fotográfico Otmar de Oliveira.  Os três ficaram detidos por duas horas no Fórum Criminal de Cuiabá por determinação do juiz Rondon Bassil por registrarem imagens de uma audiência cujo processo corre em sigilo. Em nota, Lessa considerou desnecessária a prisão dos jornalistas que se deu no último dia 11 - Leia mais aqui.

   "O fato deve ser visto como um lamentável incidente e que não reflete os objetivos da atual gestão do Poder Judiciário. Estamos trabalhando intensamente pela construção de uma Justiça mais acessível, efetiva e transparente e a imprensa tem papel fundamental nesse processo”, enfatizou o presidente.

      Ainda sim, o sindicato dos jornalistas vai emitir nesta terça uma nota de repúdio contra a prisão dos três profissionais. A nota será assinada também pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), Francisco Faiad, que advoga para o sindicato. "É uma postura correta e inédita, mas divulgaremos uma nota de repúdio. Também queremos marcar uma audiência com o corregedor-geral do TJ, desembargador Orlando Perri. Se Lessa estiver à disposição, também conversaremos com ele", disse a presidente do Sindjor, jornalista Keka Werneck. (Simone Alves) 

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • ROMILDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A SENHORA ELIANE FOI FELIZ NA SUA COLOCAÇÃO, AFINAL SÓ QUEM TRABALHA NO TJMT É QUE SABE O QUE REALMENTE ACONTECE. ESTOU CANÇADO DESTA INJUSTIÇA.

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ainda bem que o Poder Judiciário conta com o dinamismo democrático do atual Presidente Desembargador Paulo Lessa que, numa atitude até mesmo de humildade proveniente de um integrante da Magistratura (uma vez que a maioria dos juízes se julgam acima de tudo e de todos, atuando como monarcas inatacáveis), soube se desculpar perante a opinião pública nacional (sim, o caso ganhou repercussão nacional)por ato descabido praticado por um juiz de primeiro grau. Afinal, não havia nenhuma motivação criminosa, ilegal, imoral, na atuação dos jornalistas, que simplesmente cumpriam, como de hábito suas obrigações de informar e formar a opinião pública. Não havia necessidade do Magistrado, num ato de prepotência (alguns deles são assim mesmo) e histerismo impróprios, dar voz de prisão aos jornalstas, confiscar-lhes equipamentos, submetê-los a uma humilhação dilacerante e sem nenhuma necessidade. E todos conhecemos a lisura, honestidade e profissionalismo daqueles jornalistas, que tuam em nossa imprensa há vários e vários anos. Felizmente o doutor Paulo Lessa, como sempre, antes de ser um juiz, um fidalgo de invejável educação, um homem do povo com exemplar cultura jurídica, veio a público para redimir não o juiz de primeiro grau, mas a Justiça Pública de Mato Grosso, de um pecado inconveniente praticado por um de seus integrantes. Parabéns doutor Paulo Lessa, cada vez te admiro mais, por essa e outras ações dignas de um homem público responável.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DE MAGISTRADOS COM A ESTATURA DO DR.PAULO LESSA É QUE NOS FAZ NÃO PERDER AS ESPERANÇAS DE QUE UM DIA TUDO ISSO VAI MUDAR.

    NÃO TEREMOS MAIS ARBITRIOS,EXCESSOS DE AUTORIDADES DE ALGUNS JUIZES QUE DENIGREM A TOGA DO MAGISTRADO.

    O DR. PAULO LESSA TEM A EXATA NOÇÃO DE QUE É UM FUNCIONARIO PUBLICO,PARA O QUAL A SOCIEDADE PAGA O SEU SALARIO ,MANTEM A ESTRUTURA JUDICIARIA , PARA DEFESA DA SOCIEDADE E NÃO PARA SER HUMILHADA,NO CASO PRESENTE.

    PARABENS DR.PAULO LESSA A SOCIEDADE MATOGROSSENSE TEM MUITO ORGULHO DO SEU DESEMBARGADOR PAULO LESSA.

  • MEDEIROS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    AFINAL O QUE É SEGREDO DE JUSTIÇA?

  • CIDADÃO DESESPERANÇADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quando é a parte interessada(prejudicada) quem pede o segredo de justiça ainda é aceitavel mas quando é o juiz quem decreta é muinto estranho, cheira mal.
    ASSINADO: Cidadão desesperançado com a justiça

  • jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romildo, Bom dia
    MM.Dr.Rondon, é meu amigo(lembre-se da qualidade dos meus amigos) e possuidor de uma sensibilidade e senso profissional do mais alto gabarito.
    Humano, responsável, orientador, baluarte da justiça- observe sua atuação junto aos jovens e adolecentes.
    Lei é lei - Juiz Dr.Rondon deve ter cumprido o preconizado.

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

Aumento para vereador só em 2022

Alguns vereadores em Cuiabá, tanto novatos quanto aqueles reeleitos, ficaram surpresos quando informados pela Mesa Diretora de que o aumento salarial de R$ 15,1 mil para R$ 18,9 mil, aprovado agora no final de dezembro, só começa a valer a partir de janeiro de 2022. Não entra em vigor de imediato, mesmo se tratando de nova legislatura, por causa da pandemia, que levou o governo federal a estabelecer, em lei, veto a qualquer tipo de reajuste para servidores até...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.