Últimas
Terça-Feira, 14 de Julho de 2009, 13h:12 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
Presos por grilagem de terra, 4 oficiais são exonerados
Acusados de envolvimento em grilagem de terras e em outros crimes, o coronel PM Elierson Metello de Siqueira, os majores José Carlos de Moraes e Wlamir Luiz da Gama Figueiredo e o capitão Curi, foram exonerados. A decisão partiu do comandante-geral da PM, coronel Campos Filho, após consultar o governador em exercício Silval Barbosa (PMDB). Eles chegaram a ser presos na Operação Pluma da Polícia Federal. Metello comandava a Regional 7, de Tangará da Serra e já conduziu também o 2º BPM de Barra do Garças. Morais foi comandante-adjunto do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e, Wlamir, ex-diretor administrativo do Comando Regional 5, em Barra do Garças. Já o capitão Curi respondia pelo comando da Companhia do bairro Planalto, em Cuiabá.
Os 4 estão na lista dos 6 oficiais acusados de integrarem uma quadrilha que grilava terras da União e de reservas indígenas no Vale do Araguaia. Com a saída dos cargos comissionados, os oficiais passam a atuar agora internamente, em tarefas meramente administrativas. Vão enfrentar agora processo disciplinar que pode culminar em expulsão da corporação. O procedimento deve demorar cerca de um ano para ser finalizado. Todos têm direito à ampla defesa.
Em 3 de julho, a PF cumpriu 13 mandados de prisão, sendo 10 em Mato Grosso, 2 em Goiás e 1 em Minas Gerais. Além dos oficiais, o ex-prefeito de Porto Alegre do Norte, Luiz Carlos Machado (PRP), o Luiz Bang, apontado como um dos maiores pistoleiros do país, e a cartorária de São Félix do Araguaia, Maria Elizabete Carvalho, também foram presos. Entre as acusações que pesam contra a quadrilha está a confecção de títulos de domínio falsos, invasão de terras, expulsão de assentados, ameaças a fazendeiros e homicídios – saiba mais aqui.
Dos seis oficiais presos durante a Operação Pluma, apenas o capitão Robson Oliveira Curi continua preso. Os outros 5 foram liberados pela Justiça após obtenção de habeas corpus junto ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília. O ex-comandante da PM, coronel Adaildon Evaristo de Moraes Costa, já estava na reserva, assim como o subtenente Adalberto da Cunha. (Patrícia Sanches)
Postar um novo comentário
Comentários (22)
-
PM Reformado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Outro que a PM quer promover é o irmão do elierson, POR MERECIMENTO.
Aquele que estava em Primavera do Leste, e é acusado por desvio de combustível. Esse é o atual indicado da PM para ser promovido por MERECIMENTO. Agora em abril ele foi o N° 01, passando até o MAIA, só perdeu porque o Maia está com o Governo.
Por aí pessoal, voces veem como é dificil alguem ser promovido sem padrinho. Mas será que isso é justo............. -
Oscar Mendes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Seu Kadóri, para completar sua raciocínio, eu faço outra pergunta, QUEM FOI PUNIDO PELAS MORTES DOS ALUNOS OFICIAIS KOBAICHI E O OUTRO, AFOGADOS EM CÁCERES.
Para voce ter uma idéia, ninguem foi punido, todos foram promovidos por merecimento, já se aposentaram com salário de 12.000,00 e os outros oficiais serão promovidos logo logo.
E a família dos mortos, ORA ISSO NÃO IMPORTA, JÁ PASSOU. AGORA SÓ NÃO VAI NA FESTA QUEM JÁ MORREU........
ESSSA É A SEGURANÇA OFERECIDA AO POVO DE MT, NÃO SE ILUDAM POVO. -
perseguido | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Que vergonha p/ Ex-cmt Aluisio Metello ver o Elierson Metello envolvido.
concordo com os comentários da Maria Ribeiro.
Em 1987 qdo esse corrupto ingressou na PMMT como aspirante punil vários Sds por suspeita de extorção e não deu direito a defesa e continuou aperseguir e agora ? -
carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
elias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
que vergonha pra pmmt ter um coronel que desviava combustivel e pegava propina a pm nao merecia isso, e depois fala que é honesto
-
carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
senhor coronel eliersom metelo cuidado com o peculato
-
Osório | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
E o dep. federal como fica?
-
ernandes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
quero ver o coronel elierson metelo grilar terra na cadeia militar de santo antonio de leverger que é pra la que o julier vai mandar ele -
carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Fazendeira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Que seja apurado..para que nenhum dos investigados seja condenados pela opinião publica. Neste Pais primeiro se condena, depois apura-se as responsabilidades.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga