Últimas

Quarta-Feira, 18 de Março de 2009, 23h:26 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

SAÚDE

Primeira-dama Terezinha Maggi é transferida para São Paulo


Secretária e primeira-dama Terezinha Maggi prossegue tratamento pós-operatório em São Paulo

  A primeira-dama do Estado, Terezinha Maggi, secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, foi transferida nesta quarta (18), às 16h30, para São Paulo, após seu quadro clínico não apresentar melhoras. Há cerca de 15 dias, ela se submeteu a uma cirurgia de redução do estômago, num hospital em São Paulo, e acabou contraindo infecção hospitalar. O governador Blairo Maggi a acompanhou. Ele permanece em São Paulo junto com um dos filhos. Terezinha está sendo atendida por uma junta médica especializada.

  Amigos e familiares sustentam a tese de que o quadro é estável e que não há razão para alarde. Outros observam, porém, que a situação é grave. O governador pediu atenção especial à junta médica e uma bateria de exames pós-operatório na esperança da esposa receber logo alta em definitivo. O Palácio Paiaguás deve se pronunciar nesta quinta, por meio de nota oficial.

   Depois que fez a cirurgia e retornou a Cuiabá, a primeira-dama teve mal-estar e foi hospitalizada no Jardim Cuiabá. Em seguida recebeu alta e voltou a ser internada. Nesta quarta, a família, seguindo orientação médica, decidiu transferí-la a São Paulo para um centro de saúde mais avançado. Enquanto está afastada do primeiro escalão, o adjunto José Rodrigues Rocha Júnior responde interinamente pela área social do governo.

   Terezinha acompanha o governador diariamente nos eventos. Foi uma das principais incentivadoras do marido para ingressar na vida pública, ainda em 1998, quando Maggi concorreu à primeira suplência de senador, na chapa encabeçada por Jonas Pinheiro (já falecido). Desde 2002, quando Maggi disputou e ganhou o governo, Terezinha tem participado ativamente das ações do seu marido, especialmente na área social.

(19/03-8h20) - Médico afirma que secretária se recupera bem

   O cirurgião-geral, Juliano Canavarros, que acompanhou Terezinha Maggi durante o período em que ficou internada no Hospital Jardim Cuiabá, disse nesta quinta (19) que a primeira-dama inspira cuidados, mas passa bem. Segundo ele, Terezinha foi transferida para São Paulo porque precisa passar por uma bateria de exames complementares que avaliarão como a infecção agiu em seu organismo. Além disso, os médicos pretendem saber como seu corpo está reagindo após o procedimento cirúrgico e acompanhar a sua reeducação alimentar. "Não estou autorizado a falar sobre o  caso, mas posso garantir que ela se recupera bem. Terezinha saiu do hospital conversando, rindo, uma pessoa assim não pode estar muito doente", afirmou Juliano Canavarros.

    Nestes primeiros 30 dias, Terezinha só pode ingerir líquido (sopa, sucos, caldos) já que não pode forçar os pontos. Aos poucos a dieta passará de líquida para pastosa, para branda, até a ingestão dos alimentos sólidos. Ela deve continuar sendo acompanhada por médicos já que este tipo de procedimento cirúrgico pode ocasionar anemia crônica, deficiência de cálcio que provoca osteoporose e pedras nos rins, engasgamento, perda de cabelo, cálculo na vesícula e um fenômeno conhecido como dumping (nas cirurgias de derivação gástrica). (Patrícia Sanches)

(Às 10h30) - Repouso deve demorar 14 dias; secretário não ve razão para alarde

  O secretário de Estado de Comunicação, jornalista José Carlos Dias, disse que a transferência da primeira-dama Terezinha Maggi para São Paulo já estava prevista e, na sua avaliação, não há motivo para preocupação ou alarde quanto ao quadro clínico da secretária. Ele explica que os médicos paulistas vem acompanhando Terezinha desde o sábado, quando ela voltou a ser hospitalizada em Cuiabá. "Esses procedimentos são naturais. Não está havendo agravamento do quadro. É um tratamento pós-operatório e não causa susto", destaca Dias. Pela avaliação médica, diz o secretário, Terezinha deve permanecer hospitalizada por 14 dias.

Postar um novo comentário

Comentários (27)

  • valdeny ramos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    melhoras terezinha...o povo de Mato Grosso esta orando por vc....

  • vilmar do carmo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Minhas orações são constantes para que ela se recupere o mais rápido possível. NOssa 1@ dama ´r uma mulher determinada, diferenciada, inteligente, precisamos dela com todo gas. ela é competente e não precisa procvar nada a ninguém, desejo pra ela melhorass.....

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Tereza de freitas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Terezinha voce nao precisava fazer essa cirurgia.
    Apesar de vc ser muito linda por fora , o q mais conta é a sua beleza interior, vc é uma pessoa maravilhosa assim mesmo fofinha.
    Voce é uma fofinha linda ,simpatica, q tem un sorriso fácil,e muito carinhosa e solidaria.
    Vc nao se lembra de mim mas ja fiz um trabalho c vc e só te admirava.
    Boa recuperação e volte logo p o nosso convivio seu lugar é aqui em Cuiaba.muita saúde.
    Bjos .
    Admiro mto seu trabalho

  • Paulo Cezar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Boa sorte Terezinha, a senhora já ajudou muita gente carente neste Estado, e, certamente DEUS já viu.

  • Adalberto Guerreiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ela estava internada no hospital Santa Rosa meus amigos.

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • CLEBER OURIVES DE FIGUEIREDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vamos orar a Deus para que a primeira Dama,
    Terezinha Maggi, recupere-se da enfermidade contraída no Hospital.
    Em São Paulo tem bons Hospitais como a Beneficiência Portuguesa, o Sírio Libanês, o Hospital das Clínicas, todos equipados para um bom atendimento.
    Que Deus abençôe abundantemene a família MAGGI, e a Terezinha venha passar a Semana Santa conosco em Cuiabá-MT.

  • Carlos Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Deusdel Ferreira de Sousa Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mulher forte e destemida. Sem dúvida nenhuma é a figura feminina mais forte na política de Mato Grosso. Preparada para assumir qualquer desafio é uma mulher digna de ser líder. Tenho a convicção que esse problema será banal na vida dessa mulher arrojada que segue fielmente o trecho do hino nacional. verás que um filho Teu não foge à luta.
    Sempre opinou de forma original e convicta nos mais diversos assuntos, sem ser manipulada por quem quer que seja.
    Amanhã, estrá de novo à frente da pasta que comanda dando continuidade ao seu trabalho verdadeiramente social.
    Peço a Deus que a ilumine, precisamos de gente desse naipe na política do nosso estado.
    Desejo toda a força e tranquilidade à família.

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.