Últimas

Quinta-Feira, 24 de Maio de 2007, 07h:09 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

PESQUISA MARK

Primo do governador se reelegeria prefeito hoje

 

  O prefeito de Sapezal, João César Borges Maggi (PR), primo do governador Blairo Maggi, seria reeleito hoje com folga, revela pesquisa Mark, feita na segunda e terça (dias 21 e 22). Diante de um quadro sucessório completamente indefinido, a amostragem apresenta várias simulações e, em todas, César aparece na liderança.

   O instituto ouviu 147 eleitores em nove bairros: Popular, centro, Ciderzal, Águas Claras, Jardim Sapezal, Ipê, Bosque, Bairro dos Ricos e Carolinas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

   No cenário A, com 10 possíveis concorrentes, o prefeito César Maggi figura com 43,5% das intenções de voto. O segundo colocado e bastante distanciado é o presidente do Sindicato Rural José Guarino (PV), que aparece com 13,6%, empatado tecnicamente com o ex-prefeito Aldir Schineider (PSDB), que detém 11,6%.

    Em seguida, é citado nessa simulação o nome do produtor rural Paulo Sachetti (DEM), com 6,1% e, do médico e vereador Paulo Neiva de Figueiredo (PT), com 4,1% das intenções de voto. O comerciante Horácio Cardoso e o agricultor Fernando Maggi (ambos PSB), estão empatados com 2,7%. Fernando é irmão do novo rei da soja, empresário Eraí Maggi, que chegou a ensaiar candidatura a senador no ano passado. O engenheiro agronômo Paulo Adriano, opção do PMDB na corrida sucessória, conta com apenas 1,4%. Dividem a lanterna o comerciante Jorge Basei (PMDB) e o médico Morondine, ambos com somente 0,7%.

   Numa outra simulação também com 10 virtuais candidatos, só que desta vez com Augustinho Moro no lugar de César Maggi, o secretário de Estado de Saúde conseguiria impôr uma leve vantagem sobre Guarino. Moro teria 19%, empatado teccnicamente com o presidente do Sindicato Rural e também com a esposa do ex-prefeito Schineider, Elaine, a Preta.

    Paulo Sachetti é lembrado por 8,8%, seguido de Fernando Maggi (7,5%), de Horário (5,4%), de Roberto Neiva (4,1%), Paulo Adriano (2,7%) e, por último, Basei e Morondine, os dois com preferência de apenas 0,7%, muito distante do percentual atribuído aos eleitores indecisos: 12,2%.

    Metodologia

    Dos entrevistados, 1,4% mora na zona rural e, 98,6%, na urbana. Sobre a faixa etária, 2,7% possuem entre 16 e 17 anos; 19% entre 18 e 24; enquanto 35,4% estão na faixa de 25 a 34 anos. Outros 27,9% têm entre 35 e 44 anos; 12,2% variam de 45 a 59 anos e, por fim, 2,7% estão com mais de 60 anos.

    Segundo a pesquisa, 55,1% são do sexo masculino e, 44,9%, do feminino. Em relação ao nível escolar, 12,2% disseram que são analfabetos ou estudaram o primário incompleto e 28,6% tiveram o primário completo e/ou o primeiro grau incompleto. Os demais ficaram assim divididos: 37,4% entre ensino fundamental completo e o médio incompleto; 18,4% com ensino médio e superior incompleto e; 3,4% com superior completo.

   Sobre a renda familiar, 1,4% ganha até um salário mínimo; 48,3% até cinco mínimos e, 38,8%, entre cinco e 10 mínimos. Outras 7,5% das pessoas entrevistadas posseum rendimentos familiares que variam de 10 a 20 salários mínimos, ao passo que 4,1% recebem mais de 20 mínimos.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Voto a favor e agora contra Congresso

jose medeiros 400 curtinha   O pitbull do governo Bolsonaro, deputado José Medeiros (foto), está pegando carona num protesto, marcado para 15 de março, onde não deveria porque os seus atos não correspondem ao discurso. Medeiros foi um dos parlamentares que aprovaram o orçamento impositivo de R$ 30...

Pátio, "chororô" e chance de reeleição

ze do patio 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio (foto), com seu estilo populista, adotou a estratégia de se passar por vítima dos grupos políticos. Leva sempre a mensagem para as massas de que é um prefeito rejeitado pela elite política pelo simples fato de estar apoiando os...

Taques nem aí para colegas tucanos

pedro taques 400 curtinha   Caiu a ficha, enfim, da cúpula do PSDB em MT sobre o jogo de cena de Pedro Taques (foto). Os tucanos esperaram até ontem para ver se o ex-governador iria ao partido se pronunciar sobre eventual pretensão em disputar o Senado. Taques deu de ombros para os colegas de partido, que lançaram hoje,...

Campos e tese sobre vice de Emanuel

joacelestino_curtinha_400   Depois de uma reunião na segunda passada, na casa do prefeito Emanuel, com pré-candidatos ao Senado, entre eles, Leitão, Neri, Max, Júlio e Jayme, ficaram conversando de forma reservada o prefeito de Cuiabá e os irmãos Campos. Ali, finalizaram um acordo de cavalheiros para que o...

Recuo do DEM e agora no Republicano

gabriel guilherme 400 curtinha   O DEM terá de excluir da lista de pré-candidatos a vereador pela Capital o nome do jovem Gabriel Guilherme (foto), de 22 anos. Ele optou por se filiar ao Republicano. Lotado na Assembleia como assistente da Secretaria de Orçamento e Finanças e filho do ortopedista Paulo Fonseca...

Galvan vai deixar PDT e ir pra o PRTB

antonio galvan 400 curtinha   Embora não tenha perdido de vistas o Aliança pelo Brasil, partido que está sendo criado por Bolsonaro, Antonio Galvan (foto), presidente da Aprosoja e que acabou levado à frigideira dentro do PDT em meio ao embate por tentativa de candidatura ao Senado, se mostra disposto a ingressar no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.