Últimas

Terça-Feira, 11 de Agosto de 2009, 08h:23 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

RUMO A 2010

Prisões devem "enterrar" projeto de Santos a governador

  Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Ex-presidente da Sanecap José Rosa e empresário e ex-deputado Carlos Avalone promovem fraudes, enterram o PAC e, junto, o prefeito Wilson Santos, que deve recuar da pré-candidatura a governador

   As denúncias sobre irregularidades nos processos envolvendo obras do PAC em Cuiabá e agora as prisões do ex-presidente da Sanecap e procurador-geral do Município, José Antonio Rosa, da técnica e advogada Ana Virgínia, a Naná, que conduzia as licitações, e do ex-deputado e empreiteiro Carlos Avalone, do PSDB, começam a enterrar a pré-candidatura a governador do prefeito Wilson Santos. Esses episódios trazem desgaste político sem precedentes, principalmente por se tratar de um nome que já aparecia na liderança das pesquisas de intenção de voto e representa a principal voz de oposição ao grupo do governador Blairo Maggi (PR), a chamada turma da botina, que comanda o Estado desde janeiro de 2003.

    Santos não assume publicamente, mas, nos bastidores, vem trabalhando o projeto majoritário para 2010. Visitou alguns municípios e montou até QG no seu próprio escritório, já se preparando para as eleições gerais. Agora com um de seus principais braços jurídicos e administrativos na cadeia, o tucano tende a repensar a pré-candidatura. Isso significa que Wilson Santos não deve mais renunciar ao mandato até abril do próximo ano para, de um lado buscar o Palácio Paiaguás e, de outro, abrir espaço para o vice Chico Galindo (PTB), secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, assumir o Palácio Alencastro.

    O prefeito saiu em defesa de José Rosa, acusado de formação de quadrilha e de direcionar licitações das obras do PAC para contemplar empreiteiras. Não poderia agir diferente, embora saiba que o desgaste acaba sendo maior do que se o exonerasse de imediato, como fez o governador Maggi no primeiro mandato, diante da prisão do seu então secretário Moacir Pires, que conduzia a extinta Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema, hoje Sema).

    Desde o início os processos licitatórios vêm causando dor de cabeça ao prefeito. Várias irregularidades foram apontadas, inclusive com intervenção do TCU, da CGU e da Caixa Econômica, assim como do Ministério das Cidades, que é quem autoriza a liberação dos recursos. Estão previstos para obras de saneamento em geral em Cuiabá, dentro do PAC, R$ 238 milhões. Mesmo com apontamento de sobrepreços, o prefeito sustentou os argumentos de que as falhas seriam de ordem técnica e, gradativamente, conseguiu eliminá-las. Não sabia que os passos de José Rosa, da comissão de licitação e de empreiteiros estavam sendo monitorados pelo Ministério Público e pela Polícia Federal.

   A gestão tucana na capital mato-grossense se tornou a primeira do país a registrar problemas tão graves com projetos do PAC que culminou em prisões. Isso será um problemão para o prefeito administrar, principalmente politicamente, se vier a concorrer à cadeira de governador. É cedo para "medir" a temperatura política, após essas 11 prisões que ocorreram nesta segunda (10), envolvendo políticos, empresários e advogados. Sabe-se, por outro lado, o "Efeito PAC" deve motivar muitas desistências de pré-candidaturas não só na majoritária, mas também na proporcional.

Postar um novo comentário

Comentários (79)

  • jose porfirio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU ACREDITO QUE O WILSON NÃO SABIA DE NADA.
    EU ACREDITO NA INOCENCIA DO SARNEY.
    O RALF É INOCENTE.
    O LUTERO NÃO É ISSO QUE FALAM.
    O PAPAI NOEL EXISTE.
    EU CONVERSEI COM O COELHO DA PASCOA.
    O ANILDO NÃO É HOMEM DE AMEAÇAR NINGUEM.
    O LULA QUE É O LULA NÃO SABIA E NEM SABE DE COISA NENHUMA...
    KIKIKIKIKIKIKIKIKIKI............

  • Rosalvo Pereira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Pior cego, é aquele que não quer enchergar. Isso está acontecendo com algumas pessoas ligadas a esse Mar de Lama. Tem apresentador que diz que tudo isso, é Politica, analfabeto (ler MAX WEBBER). Porque sabemos, que esta investigação começou em final de 2007, que sabemos também a eleição de 2010, passa por 2008... daí esse apresentador ainda continua falando e comentando na defesa que tudo que aconteceu é normal. Esse apresentador mesmo é o que prega Ética, Moral e Civismo nos seus programas. Caolho, só que não sómos Idiotas para ser alienados suficientemente para acompanhar suas espurias manifestações iniquivocas a serviço do PUXA-SAQUISMO, condicionado ao desespero que a VERDADE VEIO A TONA. Não vou falar o nome deste, Demagogo, só sei que ele passa tempo no canal 10, e tem um programa que representa a escoria, a degradação do ser humano. Entenderam?

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Qualquer cidadão consciente, bem informado sabe que o Wilson Santos é muito fraco, não tem comando, não sabe escolher equipe. Ninguém em sã consciência deve apoiá-lo ao governo do estado.

    Imaginem como secretários de estados os Srs. Avalone, Aparecido, Chica Nunes, Guilherme Maluf, José Antonio Rosa, Celcita Pinheiro... qual o empresário honesto teria coragem de investir num estado administrado por um gestor fraco e por uma equipe de conduta duvidosa.

    Mato Grosso merece coisa melhor.
    São raros os políticos que são exemplos de caráter de dignidade, de honestidade. Essa atual turma do PSDB esses valores estão na ponta da lingua porém não fazem parte do cotidiano dos mesmos. Teoria tudo, prática nada. Esse é o jeito PSDB de tratar o voto do povo.

  • Enilsa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu acredito que nao podemos julgar sem saber o que realmente aconteceu, acredito na inocencia de alguns envolvidos no escandalo, Como o então prefeio Wilson Santos os irmãos Avalone. Isso deve ser mais um jogada da turma da botina.
    quem me explica o fato de um dos braços direitos do governador estar conversando com Julier 2 dias antes da prisão?
    acorda Cuiaba, essa é mais uma jodaga da turma da botina.
    voto e voltarei para Wilson se caso ele seja o candidato para Governador em 2010.

  • bonitão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O que está acontecendo em Cuiabá já estava premeditado, justamente para atingir o Wilson Santos em sua candatura em 2010.
    O Wilson Santos é o terror da turma da botina,
    mas nada contra o Wilson segundo a PF.
    Sou do PR, votarei no Wilson Santos juntamente com minha e em Rondonópolis o Wilson aumentou seus votos, inclusive dentro do PR.

  • Janete | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tenho acompanhado tudo o que posso. Ouvi o delegado da PF, em entrevista, falar que o Prefeito Wilson Santos não está envolvido. Quem estão envolvidos são empresários e sendo investigados servidores da Cidade de Cuiabá e de Varzea Grande, entre eles o Procurador de Cuiabá.
    Acho que nada, ainda, afeta nenhuma candidatura de governador. Na verdade, esse era o alvo, mas ainda não acertaram. A turma vai continuar na escola de tiro para atingir um certeiro, quem sabe......... Bom quem viver, verá....................

  • RODRIGO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vcs têm duvidas se irá prejudicar a candidatura de Wilson? Vcs têm duvidas se WS sabia desse rolo? Pois eu Não!! É claro que irá prejudicar e é claro que WS sabia.

  • tatiane | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    UMA ENTREVISTA NO MINIMO INFELIZ DO PREFEITO ELE DIZ QUE ACREDITA NA INOCENCIA DO PROCURADOR ANTONIO ROSA, QUE PELA INVESTIGAÇÃO DA POLICIA FEDERAL É O MENTOR DA QUADRILHA. RESTA DIZER QUE NÃO ESTAMOS FALANDO DE PEQUENO VALOR, MAS SÃO MILHÕES QUE SUJA O NOME DE CUIABÁ, E COMO CUIABANA DIGO QUE O WILSON SANTOS DEVERIA ACREDITAR MAIS NA PF VISTO SER RESPEITADA AO INVÉS DE DEFENDER LADRÃO, E SERÁ QUE O PREFEITO NÃO SABE DE NADA MESMO? MUITO DIFÍCIL UM PROCURADOR LIGADO DIRETAMENTE AO PREFEITO FAZER TODO ESSE ESQUEMA SEM O SEU AVAL. POLICIA FEDERAL VAI FUNDO E DESARTICULA TODA ESSE BANDIDAGEM DE POLITICOS QUE INSISTEM EM CHAMAR APOPULAÇÃO DE IGNORANTES, MAS AS COISAS ESTÃO MUDANDO E VC PREFEITO NAÕ DEVERIA NEM SAIR CANDIDATO, POIS JÁ ATRAPALHOU DEMAIS COM O ATRASO DO PAC, CHEGA...

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A Turma da Botina deixou de plantar soja para plantar MENTIRAS. É desespero! Fazem política atrasada como outrora fazia Paulo Maluf e alguns discipulos deste aqui em Mato Grosso. E o que é pior, é a mídia atrasada, que em busca de dividendos financeiros publica falácias como esta fazendo parecer que o Wilson Santos é chefe da quadrilha. Mas não adianta não, WILSON SANTOS 45, SERÁ VITORIOSO com ou sem manobras repugnantes como esta engendradas pelo Turma da Botina e por Silval Latifundiário Barbosa.

  • Ana Marcia Medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olha essa história do pac envolvendo milhões dara o que falar e descobrir ainda, duvido se a cidade industrial Várzea Grande está fora dessa, aqui tem gente que está com dor de barriga, ontem mesmo o o tal do Dito Loro estava no aeroporto Marechal Rondom por volta dos 12:40 a cara do senhor era de puro nervoso e espanto, esperamos as cenas do proximo capitulo Pac.

Rejeição a Abílio sobe e cai a de EP

abilio junior 400 curtinha   Nos últimos 15 dias, o candidato a prefeito da Capital, Abílio Júnior (foto), do Podemos, viu a rejeição aumentar 12 pontos percentuais, quase um por dia, saindo de 19% para 31%, de acordo com a nova rodada da pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta pela TV Centro América....

Fávaro deixa governador em saia-justa

carlos favaro 400 curtinha   O senador interino do PSD, Carlos Fávaro (foto), que busca a reeleição, deixou o governador Mauro Mendes (DEM) em uma saia-justa em Barra do Garças. Mendes, que já declarou apoio no horário eleitoral ao candidato à sucessão municipal Wellington Marcos, do mesmo...

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...