Últimas
Quinta-Feira, 08 de Novembro de 2007, 22h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Processo contra mensaleiros começa a tramitar
Dois meses depois de concluído o julgamento do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) publica nesta (9) no Diário de Justiça o acórdão do caso com todos os votos proferidos pelo ministro nos quatro dias de sessão. Desde 28 de agosto, quando terminou o julgamento em que os ministros aceitaram a denúncia feita pelo Ministério Público contra 40 envolvidos, os ministros revisam seus votos e corrigem algum erro que tenha identificado.
Somente agora, depois da publicação, a ação penal começa a tramitar. O ministro Joaquim Barbosa, relator da ação, começa a citar os réus e informá-los oficialmente da existência do processo e designa data para os interrogatórios. Depois, serão ouvidas as testemunhas de acusação e defesa. Posteriormente, os dois lados serão chamados para requerer provas documentais e periciais. Depois de colhidas essas provas, acusação e defesa terão prazo de 15 dias para as alegações finais. Se considerar que as provas são suficientes, Barbosa levará a ação a julgamento ao Supremo para os ministros definirem quem é culpado e quem será inocentado.
O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, adiantou, ainda à época do julgamento, que entregaria novas provas da existência do mensalão logo após a publicação do acórdão. Responderão à ação o ex-deputado José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-ministro Luiz Gushiken, o empresário Marcos Valério e mais 36 réus, entre eles o mato-grossense Pedro Henry. Entre os crimes listados na ação estão corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha. (Com Agência Estado)
Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
SILVIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
HENRY NA CORDA BAMBA DE NOVO, RU JA SABIA
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga