Últimas

Quarta-Feira, 23 de Julho de 2008, 09h:53 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

VARIEDADES

Procuradoria denuncia prefeito por envolvimento com máfia das sanguessugas

A Procuradoria Regional da República em Mato Grosso denunciou nesta terça-feira o prefeito de Novo Mundo, Nelson Baumgratz, eleito em 2004 pelo PPS, por suposto envolvimento com a máfia dos sanguessugas. Também foram denunciados Darci José Vedoin, Luiz Antônio Trevisan Vedoin e Alessandra Trevisan Vedoin, acusados de coordenar as fraudes. Eles responderão pelos crimes desvio de verbas públicas, fraude em licitação e formação de quadrilha.

O esquema, que fraudava licitações no Ministério da Saúde, foi desbaratado em maio de 2004 na Operação Vampiro do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

Segundo investigações da PF, da CGU (Cobtroladoria Geral da União) e da Receita Federal, os denunciados teriam criado empresas fantasma para forjar uma licitação e vender ambulâncias e equipamentos de saúde com preços superfaturados.

Em Novo Mundo, os equipamentos superfaturados comprados em 2002 chegaram a 315% da média de preço cobrada pelos fornecedores. O prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 36 mil.

O procurador regional da República Paulo Vasconcelos Jacobina, autor da denúncia, disse que os Vedoin mantinham uma rede de contatos na Câmara e no Senado Federal para garantir os recursos das ambulâncias.

"Os agentes públicos aliciados pela quadrilha garantiam a aprovação de emendas parlamentares ao orçamento federal, emendas essas que destinavam verbas do Sistema Único de Saúde aos municípios envolvidos, justamente para aquisição das ambulâncias", disse.

Outro lado

A reportagem não localizou Nelson Baumgratz na Prefeitura de Novo Mundo na noite desta terça-feira para comentar o assunto.

A advogada Amanda Barreto, que defende os Vedoin, também não retornou o recado deixado em seu escritório para comentar a denúncia.

Sanguessugas

A máfia dos sanguessugas teve como pivô a empresa mato-grossense Planam. Segundo a Polícia Federal, seu proprietário, Luiz Antônio Vedoin, comandaria esquema com a participação de prefeituras, deputados, senadores, ONGs e funcionários públicos, pelo qual ambulâncias superfaturadas seriam compradas com dinheiro do Orçamento. Também haveria fraudes na aquisição de equipamentos hospitalares.

Uma CPI sugeriu indiciamento de 72 parlamentares. Ninguém perdeu o mandato nos casos analisados. Deputados que não se reelegeram foram denunciados à Justiça.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Prefeitos revoltados com Neurilan

neurilan fraga 400 curtinha   Vários prefeitos, especialmente os recém-eleitos, se mostram revoltados com novas manobras promovidas no estatuto da AMM pelo seu "eterno" presidente Neurilan Fraga (foto), que tenta, de todas as formas, se auto-beneficiar na eleição que deveria ocorrer em janeiro, mas que foi antecipada...

Candidato a reitor e 2 apoios fortes

dimorvan rui 400   O candidato de oposição a reitor do IFMT, Deiver Teixeira, recebeu dois apoios importantes. As manifestações de adesão à candidatura vieram dos professores Ruy Oliveira e Dimorvan Brescancim. Ruy foi candidato a reitor nos últimos dois pleitos e é um pesquisador...

Abílio e Medeiros rejeitam Fernanda

coronel fernanda 400 curtinha   Abílio Júnior e o deputado José Medeiros, presidente do Pode-MT e que foi derrotado para senador, querem distância da coronel Rubia Fernanda (foto) da campanha neste segundo turno em Cuiabá. Nos bastidores, comentam que não precisam da militar filiada ao Patriota e que ficou...

Com maioria na Câmara de Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   A prefeita eleita de Cáceres Eliene Liberato (foto), que conquistou 15.881 votos (38,16% dos válidos), terá apoio da maioria dos 15 vereadores. Destes, oito garantiram cadeira pela coligação da própria Eliene, o que representa 53%. As duas maiores bancadas são do PSB de...

Gamba quer Tuti presidindo a Câmara

tuti 400 alta floresta curtinha   O prefeito eleito de Alta Floresta, Chico Gamba (PSDB), tem se articulado para eleger presidente da Câmara o vereador reeleito do seu partido, Oslen Dias dos Santos, o Tuti (foto), que obteve a segunda maior votação, com 814 votos. Na tentativa de convencer os novos integrantes da próxima...

Várzea Grande paga a folha já na 6ª

lucimar campos 400   A prefeita várzea-grandense Lucimar Campos, prestes a concluir o segundo mandato, anunciou que na sexta, a três dias de fechar o mês, conclui o pagamento da folha de novembro. E, nesta quarta (25), já libera a diferença da correção do piso federal para os professores. No total...