Últimas
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2007, 07h:01 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Professora vê avanço e desafio na questão racial
Em artigo alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, a professora Janete Carvalho, filiada à União de Negros pela Igualdade e presidente da União Brasileira de Mulheres, secção MT, considera que o balanço da luta contra o preconceito e a discriminação racial e a situação real da negritude apresenta alguns avanços e muitos desafios a superar, após 312 anos do assassinato de Zumbi dos Palmares e 119 da chamada "Abolição da Escravatura".
"Talvez o principal avanço seja a maior pré-disposição da sociedade em encontrar caminhos para a superação da dívida social que o país possui para com os negros e negras brasileiros e todos os seus descendentes", escreve a educadora e militante do Partido Comunista. No aspecto institucional, Janete enfatiza que há de se ressaltar a revogação da Lei das Terras de 1.854, que proíbia negros de possuir terras, e também a criação da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a aprovação da Lei 10.639, de 2003, que incluiu a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira nos currículos escolares, além da implementação de quotas e/ ou reservas de vagas nas instituições de ensino superior.
O artigo de Janete, sob o título "20 de novembro: relembrar heróis, exigir direitos", está postado na seção Artigos, logo acima, à esquerda. Confira.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga