Últimas
Segunda-Feira, 25 de Junho de 2007, 17h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Professores do Estado decretam estado de greve
Decisão unânime deixa petistas Ságuas e Verinha numa saia-justa; paralisação geral deve ocorrer a partir de 5 de agosto
Em assembléia-geral nesta segunda à tarde, os profissionais da educação da rede estadual aprovaram estado de greve já a partir de agora e uma nova reunião para 5 de agosto, já dispostos a cruzarem os braços. Eles tomaram a decisão por unanimidade 50 dias após o deputado petista Ságuas Moraes ter assumido a pasta da Educação, com a ex-deputada Vera Araújo de adjunto de Gestão de Pessoas. Tratam-se de dois profissionais que sempre estiveram do lado da categoria. Agora, no governo, se vêem numa ´saia-justa´.
Em encontro na escola estadual Presidente Médici, em Cuiabá, os educadores rejeitaram a proposta do governo Blairo Maggi de uma reposição salarial com base na inflação e mais 4%, totalizando um reajuste de 6%. A categoria exige o piso nacional que venha a definir o menor salário em R$ 1.050. Hoje, o piso não supera a R$ 700, dependendo da quantidade de aulas-horas.
A disposição dos educadores é partir para o enfrentamento com o governador e também com o secretário petista Ságuas Moraes. Dessa forma, os cerca de 500 mil alunos matriculados nas 647 escolas da rede estadual nos 141 municípios vão entrar de férias neste mês sem a segurança de que retornarão às aulas em agosto.
A nova assembléia-geral está agendada logo para 5 de agosto, justamente no período de início do segundo semestre do ano letivo. Sob a liderança do Sintep, os quase 30 mil profissionais da educação adiantaram que não vão recuar. Se o governo não atender as reivindicações, vão mesmo paralisar as atividades por tempo indeterminado.
Postar um novo comentário
Comentários (6)
-
aristóteles potter | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O interessante nessa tal de democracia brasileira é o rodizio no poder e quanto os discursos sofrem influência temporal e da posição em que se encontra. Vamos ver como o ságuas sai dessa. Lá em brasilia o discurso já mudou radicalmente em relação ao original.
-
Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
...está acontecendo o que todo mundo já sabia, Boi de Piranhas!!!! e a culpa logica ou vai ser do PT, ou os recursos virão do PT/DF, sinuca de bico!!! vão todos correrem para Brasília pedirem dinheiro para o Blairo Maggi!
-
gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Bom! agora, a combativa Verinha é poder, esta de botina nova e os bravos educadores de BAMBOLE
-
rosangela | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
aqui em nosso municipio ocorre a mesma coisa...só foi o Juca Lemos ser nomeado para a administração Saquet,nem sei como escreve o nome desse prefeito que deixou Pedra Preta para administrar ou melhopr acabar com nossa cidade,pois só foi o Juquinha assumir um cargo e hoje tudo que esse prefeito faz é maravilhoso.Agora com verinha e ságuas botinudos,acabou-se a oposição.
-
Lane Costa - Professora | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A decisão do SINTEP de mobilizar sua categoria em prol da Negociação Coletiva demonstra a autonomia e a legitimidade desta combativa entidade - que muitas contribuições têm dado para a Educação no Estado e no Brasil - em continuar empunhando suas justas bandeiras.
Quanto aos interlocutores do Governo do Estado: É melhor que o Sindicato negocie com quem de fato conhece suas reivindicações (no caso Ságuas e Verinha)e estejam sencíveis às mesmas, do que negociar com quem só está interessado em "mostrar serviço" pro governador.
No mais, não vejo prejuízo. Seja pro governo ou pro Sindicato. Faz parte do processo democrático, faz parte da luta de classes.
Boa Luta ao SINTEP!! Boa Luta à Categoria!
-
carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Professora??? Lane, tomara mesmo que Verinha e Ságuas sejam "senciveis" (????).. rsrsrs
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga