Últimas

Segunda-Feira, 23 de Abril de 2007, 16h:43 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

MEIO AMBIENTE

Projeto de Jonas exclui MT da Amazônia Legal

 O senador Jonas Pinheiro (DEM) apresentou um projeto tão polêmico que divide opinião até mesmo da bancada rural, da qual o mato-grossense faz parte. Jonas propõe excluir da Amazônia  Legal os Estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. O projeto tem apoio do governador Blairo Maggi.

    Ex-ministro do Meio Ambiente, o deputado José Sarney, que integra a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, disse que o projeto de Jonas é inoportuno  e inadequado. Considera que a proposta está fora da realidade brasileira e global.

   O projeto já recebeu parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Se aprovado, Estados  como Mato Grosso poderão reduzir à metade a área considerada de preservação  ambiental. Para o Sarney Filho, o projeto vai na direção oposta aos anseios de preservação da Amazônia.  "O projeto é uma sinalização inversa. É uma sinalização de que se pode desmatar  a Amazônia".

    Sarney se articula para toda a bancada da Frente Ambientalista votar contra a proposta do senador mato-grossense. Na avaliação do ex-ministro, o próprio governo deverá marcar posição  contra a proposta. Enfatiza que a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) já se manifestou  contra. Afirmou que os parlamentares  ambientalistas poderão organizar um movimento para mobilizar a sociedade contra  a alteração.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • João Batista de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O que tem que ficar Claro, é que as ONGs internacionais, GREENPEACE, WWF e outra mais, tem muito café no bule (money)seu lobby em cima de políticos que se dizem ambientalistas, é muito forte, caso de Sarney Filho, seu pai e amigos, dono de uma vasta área no Maranhão não tem muita autoridade para defender o meio ambiente. O que o Senador Jonas esta propondo é exatamente ao contrário dos estão contra. Delimitado a área de não AMAZÔNIA legal nos Estado de Mato grosso, Tocantins e Maranhão, a Amazonia legal, terá uma fiscalização mais eficiente e mais conscienciosa, visando o equilíbrio do eco sistema do meio ambiente, da qualidade de vida da população, com manejo de desmatamento altamente controlado e autamente sustentado. Se não tomarmos cuidado a internacionalização da AMAZÔNIA e fatura líquida e certa. Vamos a resposta do ex ministro da educação Cristovam Buarque, pertinente ao assunto, em um debate na Universidade dos Estados Unidos: disse ele Internacionalizemos também, as reservas de petróleo do mundo, o capital dos paises ricos,a cidade de Nova York por ser a sede das Nações Unidas. Continuando com o ex Ministro " Se O USA querem internacionalizar á AMAZÔNIA, pelo risco de deixa-la nas maõs de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares do USA, até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas. Provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil, defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança tenha possibilidade de COMER e ir a ESCOLA. Depois dessa politicos demagogos, e empresas de comunicação, voltadas mais para o capital estrangeiros se quisessem realmente uma preservação, e solução decente de nossas reservas florestais, estariam debatendo com todo os seguimentos, para encontrar uma soluçao que é fácil, mas o que sabem é criticar e divulgar inverdades a respeito jogando a grande maioria da população brasileira, que infelizmente são manipuladas por dados que não condiz com a realidade. Vamos lá senador preservar é preciso, mas Viver também é preciso. Acreditamos no Senhor.

  • josé manuel carlos garcia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    é importante rever esta situação, moro nesta suposta amazonia legal, até hoje a sociedade não sabe de como foi criada?e estamos vivendo numa administração internacional, vivida por ong,s sem controle da nossa pátria, sendo roubado as patentes da biodiversidade de nossa flora e fauna.

  • JONES MARTINHO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Obvio
    Quem já possui um das mais famosas criações de gado do estado não poderia pensar diferente. Avançar pela amazonia, transformando floresta em pasto é uma brilhante idéia. Aliás seu afilhado politico, Blairo já faz isso com maestria.
    Não poderiamos esperar coisa diferente

  • Clovis Matos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Será que os defensores deste projeto acompanharam o anuncio, pela ONU, do relatório do ITCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas?

    Se não, aconselharia a quem escreveu o projeto e seus defensores a conhecerem, no mínimo, o que a imprensa divulgou.

    Da forma como está hoje, com toda "proteção" que tem, a amazônia mato-grossense está sendo dilapidada com Mato Grosso batendo todos os recordes de desmatamentos no Brasil. Imagina se deixar de participar da Amazônia Legal.

  • Fernando | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Qual seria o que mais causaria mudanças climáticas mundiais??

    O desmatamento da Amazônia, conforme consta em relatórios internacionais ou gases automotivos e de industrias, brasileiras e principalmente internacionais???

    Parabéns ao senador Jonar Pinheiro pela sua coragem e atuação na política brasileira.

    Desmatamento com manejo sustentável é a solução.

Uma petista das causas bolsonaristas

edna sampaio 400   A emblemática vereadora petista Edna Sampaio (foto) se mostra a cada dia defensora das pautas bolsonaristas. Na Câmara de Cuiabá se aliou e vota combinado com os direitistas e conservadores tenente Paccola (Cidadania) e Michelly (DEM). No episódio em que a colega parlamentar fez uma "sarrada"...

Esperança do Procon por candidatura

gisela simona 400   Quem pensa que Gisela Simona (foto), aquela que perdeu para prefeita de Cuiabá e se queimou politicamente ao se aliar a Abílio no segundo turno, não se movimenta politicamente com interesse nas eleições de 2022 está redondamente enganado. Ela tenta, por tudo, reassumir a...

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...