Últimas

Quarta-Feira, 25 de Fevereiro de 2009, 16h:13 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CÂMARA DE CUIABÁ

Promessas transformam Câmara em palanque

Chica Nunes (PSDB)   Com mais de 400 funcionários, a Câmara Municipal de Cuiabá transformou-se num importante palanque eleitoral para os gestores que ocupam a presidência da Casa. Mesmo com duodécimo anual de aproximadamente R$ 19 milhões, a Câmara apresenta carência de infra-estrutura física e humana, embora a modernização das instalações tenha sido uma das principais bandeiras de campanha dos três últimos presidentes eleitos: Chica Nunes (PSDB), Lutero Ponce (PMDB) e agora Deucimar Silva (PP).  A deputada Chica Nunes era a presidente da Câmara na época em que o Palácio Dante de Oliveira, atual sede da Assembléia Legislativa, ficou pronto. A então presidente não se fez de "rogada" e organizou uma “caravana” de vereadores até o Palácio Paiaguás para pressionar o governador Blairo Maggi (PR) a transferir a sede do prédio do Legislativo de Cuiabá, para o Palácio Pascoal Moreira Cabral, na rua Barão de Melgaço, onde funcionava a AL.

Lutero ponce (PMDB)   Depois de instalada no novo prédio, Chica ainda fez mudanças estruturais para adequar as estruturas às supostas necessidades dos vereadores. Contudo, não foi o suficiente. Ao assumir a presidência da Câmara em janeiro de 2007, Lutero alertou que apenas 50% do espaço tinha condições de funcionamento. Ele anunciou uma ampla reforma das instalações elétricas e hidráulicas, que estariam ultrapassadas e danificadas, pintura dos ambientes internos e a recuperação da fachada para “adequar o prédio as reais necessidades da população”. Dois anos depois, o novo presidente, vereador Deucimar Silva (PP), volta a afirmar que o prédio está com a estrutura comprometida - leia mais aqui. Ele reúne-se nesta quinta (26), às 16h, com o ministro das Cidades, Marcio Fortes, com o intuito de pleitear recursos para reforma do prédio histórico. 

   Semelhanças

Deucimar Silva (PP)   Outra semelhança nos discursos dos gestores da Câmara é a realização de auditoria interna. Atordoado com os pedidos de cassação patrocinados por Domingos Sávio (PMDB) e pela ex-vereadora Enelinda Scalla (PT), Lutero anunciou, em 2007, uma auditoria nas contas da Casa no período correspondente à gestão de Chica. Embora ocupasse a primeira secretaria da Mesa Diretora e, legalmente, fosse o ordenador de despesas da Câmara, o peemedebista alegou que “apenas assinava os cheques”, mas que a responsabilidade dos gastos era da própria Chica.

   A auditoria de Lutero, ao contrário da expectativa inicial, transformou-se num mero balanço quantitativo dos materiais e equipamentos de trabalho existentes na Câmara. Ao final, o presidente anunciou a criação da Secretaria de Controle Interno, instrumento de controle de documentação da Câmara, com o objetivo de cumprir a promessa transparência nos trabalhos dos parlamentares.  

   O problema da falta de transparência parece persistir, já que o novo presidente também anunciou a realização de auditorias: uma para investigar os gastos na gestão de Lutero e outra na de Chica Nunes - leia mais aqui.  Numa decisão semelhante à tomada pelo gestor anterior, que anunciou a disponibilização de relatórios fiscais no site da Câmara, Deucimar apresentou um projeto que obriga todos os vereadores a prestarem contas publicamente das despesas referentes à verba indenizatória, bem como disponibilizá-las internet, dentro de 45 dias - leia mais aqui. Resta saber se depois de aprovada, a lei não será "esquecida" no arquivo morto do Parlamento, sob o estigma de “promessa de campanha” à presidência da Câmara de Cuiabá. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • SÉRGIO ALCÂNTARA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A SITUAÇÃO RELATADA PELA EX SERVIDORA DA CÂMARA NÃO ME CAUSA SURPRESA POIS SEI QUE O DEUCIMAR SERÁ APENAS MAIS UM PÉSSIMO PRESIDENTE DESTA CASA QUE DEVERIA PRIMAR PELO CUMPRIMENTO DA LEI...

    SE A PREFEITURA REPASSOU O DINHEIRO PARA O PAGAMENTO DOS SALÁRIOS, ONDE FOI PARAR?

    E O PIOR É SABER QUE OS ÓRGÃOS QUE DEVERIAM OLHAR PELOS MENOS FAVORECIDOS, FICAM INERTES...

  • valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson,não sou advogado do vereador Deucimar,presidente do legislativo cuiabano,mas me parece que você está pegando no pé do edil.Pode ser de forma não muito convencional,mais a verdade é que o parlamentar aos poucos vai mostrando a verdadeira situação da Câmara de Cuiabá.Acredito que ele conseguirá abrir a caixa preta das administrações anteriores,antigo sonho do povo cuiabano que prega a ética e a moral acima de tudo .

  • rosimeire | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caros Cuiabanos, esta reportagem nos mostra o continuismo que é a Câmara Municipal, não querendo envolver todos os vereadores, pois toda regra tem sua exceção.
    A reportagem descreve, entrelinhas, o despreparo, o sensasionalismo, o deslumbramento e até mesmo a incompetencia, que o atual presidente da Camara Municipal de Cuiaba faz naquela casa. Não é atoa que andam comparando o Ver. Deucimar com o ex-presidente da Camara Federal Dep. Severino Cavalcanti...
    Ainda, o Ver. Deucimar, não está sendo assessorado por uma equipe 100%: a sua diretora financeira Circe, é aquela que trabalhou no financeiro na epoca de Ver. Dentinho - presidente da camara na época, cujo repasse de alguns meses sumiu e ninguem viu. E a mulher é colocada no cargo de novo? Que lisura é essa presidente??? Cade a moral??

  • MANOEL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como diria meu ex professor de física: só dá carne de pescoço...

    É difícil saber quem é pior: Chica Nunes, Lutero,Deucimar?

    Cadê a justiça deste Estado?

    Nos ajudem!!

  • mario | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    na verdade o presidente atual da camara esta dando satisfaçoes agora pq tem dois vereadores jornalistas,qq coisa vai para a imprensa,os apresentadores de tv, isso é realidade, enquanto podiam brincar com dinheiro publico brincaram agora são mais coutelosos mas ainda tem perigos..isso é uma realidade sem ipocresias.

  • claudio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    que sabor deve ser a pizza?

  • daltro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    essa camara de cuiaba é um banco msm hein, todos querem pegr um troquinho.

  • Antonio de Figueiredo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como é triste ver essas caras de novo nos jornais desta cidade. Deveriam estar era na cadeia comendo pão e tomando água, não tenho mais o que falar!

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson não o conheço pessoalmente e nem possuo procuração sua para em seu nome advogar,mais permita-me a responder ao senhor molina que também não o conheço pessoalmente mais respeito as suas colocações,em relação ao vereador Deucimar faço o meu contraditório de forma serena e tranquila pois ainda bem que este site existe,pois as notícias políticas de Mato Grosso antes mascaradas são postas de maneira cristalina e tenho plena convicção na imparcialidade das notícias aqui colocadas e os gestores políticos só há uma maneira de suas ações não serem desnudadas como a postagem da ex-servidora que não recebeu seu salario não prometido por sua equipe jornalistica mais pelo presidente atual da câmara.Em política temos experiência suficiente de vêr quando ao invés de ações positivas,começa-se a apontar erros pretéritos são manobras para incobrir as próprias incapacidade para o cargo.Por isso romilson,parabéns por està alerta e nos deixar alerta em relação ao desempenho dos nossos representantes políticos.

  • TATIANE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SOU EX FUNCIONARIA DA CAMARA E GOSTARIA MUITO QUE VCS DO SITE RDNEWS ENTRASSEM EM CONTATO COM O PRESIDENTE DA CAMARA PARA SABER DESSE CIDADAO QUANDO ELE VAI PAGAR O SALARIO DE DEZEMBRO DOS COMISSIONADOS EXONERADOS, VISTO QUE, O MESMO DIVULGOU NA IMPRENSA QUE PAGARIA 50% DO SALARIO DIA 23/02 E O RESTANTE EM MARÇO, E MAIS UMA VEZ MENTIU. QUERO RESSALTAR AQUI, QUE VAMOS ENTRAR COM UM MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBRIGAR O SR. PRESIDENTE A PAGAR O NOSSO SALARIO, CONTUDO SALIENTO A MINHA PROFUNDA INSATISFAÇAO COM ESSA ATITUDE DO DEUCIMAR, POIS NÓS TRABALHAMOS E NÃO ESTAMOS PEDINDO NADA QUE NÃO SEJA DE DIREITO. PORTANTO SR. DEUCIMAR SE PREPARE PARA RESPONDER A MAIS UM PROCESSO, SE BEM QUE O SENHOR JÁ ESTA EXPERIENTE EM SER PROCESSADO NÃO É, RESPONDE POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS, E OUTROS, AGORA É UM ABSURDO TER QUE ENTRAR NA JUSTIÇA PARA RECEBER O NOSSO SALARIO, ENQUANTO O VEREADOR RALF NÃO TRABALHA E RECEBE NORMALMENTE O SEU SALARIO PARA GASTAR COM TRAVESTI. ESSA SITUAÇAO É HUMILHANTE E REVOLTANTE...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.