Últimas
Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2007, 08h:55 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Promotor defende chefe do MPE e ataca Sávio
* Nomeação do processado Bosaipo para cargo de conselheiro do Tribunal de Contas e provoca racha e intrigas no MP
* Regenold escreve, em e-mail, que não houve resistência de Paulo Prado em propor ação e chama colega de irresponsável
A polêmica em torno da indicação e nomeação do ex-deputado Humberto Bosaipo, que responde a vários processos na Justiça, como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, está provocando racha no Ministério Público. Através de e-mails, alguns promotores e procuradores se envolveram numa rede de intrigas.
Nos comentários há elogios, mas também críticas ácidas, uma verdadeira guerra de bastidores. Uns consideram que o chefe do MPE, Paulo Prado, não estaria tão empenhado em entrar no embate jurídico para impedir que Bosaipo ocupasse o cargo vitalício no TCE. Por outro lado, outros entendem que há, sim, despreendimento do procurador-geral de Justiça, tanto que vem propondo ações contra o ex-parlamentar que, aliás, serão empossado nesta sexta no TCE.
O promotor de Justiça Marcos Regenold Fernandes, secretário-geral junto à PGJ, por exemplo "detona" o colega Domingos Sávio e elogia a atuação de Prado. Sávio foi um dos que encaminharam mensagens aos colegas, com comentários acerca do mandado de segurança proposto pelo MPE contra Bosaipo - leia mais aqui. O RDNews teve acesso a vários deles.
No e-mail encaminhado a Domingos Sávio às 10h44 de quarta (12), no mesmo dia em que Bosaipo seria sabatinado na Assembléia, o promotor Marcos Regenold afirma que seu colega prega meia-verdade, de forma partidária e irresponsável. Em seguida, passa a relatar o que de fato, segundo ele, ocorreu na terça (11), um dia antes do chefe do MPE/MT ingressar com mandado de segurança no Tribunal de Justiça na tentativa de impedir a "promoção" de Bosaipo. Segundo o secretário-geral escreve no e-mail, na terça à tarde o promotor Roberto Turim, um dos que assinaram o recurso, entrou no gabinete de Prado com uma petição inicial de um mandado de segurança em mãos e com 10 assinaturas de promotores. Pediu que Prado assinasse a petição de imediato porque teria que protocolá-la ainda naquela terça.
Em seguida, Regenold comenta: "Pelo que tenho conhecimento, o procurador-geral de Justiça, titular de ações mandamentais contra provável ato do governador do Estado e presidente da Assembléia Legislativa, sequer tinha sido comunicado que estavam elaborando uma ação nesse sentido, muito menos consultado acerca de sua forma e conteúdo". Renegold disse ainda que Prado solicitou a Turim se podia ao menos proceder a leitura do "pacote pronto" que lhe fora entregue e que lhe devolveria após o almoço.
"Poço dizer que alguns colegas com quem o doutor Paulo Prado se comunicou (...) foram unânimes em dizer que tinham sérias dúvidas se a pretensão deduzida poderia ser pela via do mandado de segurança, achando que a ação civil pública e a ação popular (conforme procedimento do Estado de Rondônia) seria a melhor saída para o caso". O secretário-geral comenta no parágrafo seguinte que nunca houve qualquer resistência de quem quer que seja da administração superior da instituição, muito menos do procurador-geral, no sentido de propor a ação. A questão, diz, era saber de que forma.
Regenold lembra ainda que Prado já havia protocolado, uma semana antes, 7 ações penais contra Bosaipo por crimes contra a administração pública. Em seguida, disparou contra Domingos Sávio. "Então, doutor Domingos Sávio, até entendo que Vossa Excelência esteja atordoado pela abstinência de poder que há tempos lhe acomete, mas, creio que, como promotor de Justiça que é, poderia ao menos ter a dignidade de não tentar macular a honra do chefe da instituição e de outros colegas, com meias-verdades".
Confira abaixo a reprodução da íntegra do e-mail de Marcos Regenold para Domingos Sávio:
Postar um novo comentário
Comentários (26)
-
Queremos Justiça na SEMA! | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Dando continuidade à lavação de roupa suja do Mistério Público, sugiro ao site que investigue a relação promiscua entre a curadoria do meio ambiente e a chefia da assessoria jurídica da sema. Um é irmão do outro. Existe até uma denúncia rodando na net, feita pelos próprios funcionários do órgão, apontando uma indústria de negócios obscuros na emissão de pareceres jurídicos na secretaria. O MP diz que bate duro na questão do nepotismo, mas faz vistas grossas a esta modalidade de nepotismo cruzado entre a instituição e o poder executivo.
Os servidores da SEMA querem PAZ em 2008! -
kjbadhbio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
esta certinho o Dr Regenold...o outro só quer aparecer...manda ele virar ator da globo...isso sim
-
Rodrigo Zarth | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Infelizmente vejo que a cada dia que passa os promotores estão cada vez mais virando personagens da politica Mato-grossense, o que deveria ser Tecnica esta virando Politica, realmente lamentavel.
E se o Promotor D S faltou mesmo com a verdade ele deve ser devidamente punido, afinal envolver o Procurador Geral de Justiça de um estado federado em mentiras e conspirações é um atentado a liberdade e independencia das instituições. -
Rafael | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O MINISTÉRIO PÚBLICO TER QUE UTILIZAR AÇÃO POPULAR?
PELO AMOR DE DEUS. ISSO É DESCULPA ESFARRAPADA.
AÇÃO POPULAR É P/ SER UTILIZADA POR UM CIDADÃO COMUM.
QUALQUER ESTUDANTE DE DIREITO SABE DISSO. -
marcos antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O PROMOTOR DE JUSTIÇA DOMINGOS SAVIO, SE ACHA O TAL E A TEMPOS NÃO CONSEGUE SER NINGUÉM NESSE ESTADO. PROVA DISSO É QUE AO INVÉS DE IR TRABALHAR NO SEU GABINETE, PORQUE É MUITO BEM REMUNERADO, FICA COM ESSAS PECUINHAS, QUE DEMONSTRA SER COISA DE ALGUÉM QUE É RECALCADO. AO INVÉS DE O SENHOR FICAR TODAS AS MANHÃS TOMANDO CAFÉ DA PADARIA VIENA, VAI TRABALHAR " PROMOTOR", TENTA SER PELO MENOS UM TERÇO DO QUE SEU CHEFE É PARA ESSA INSTITUIÇÃO. A INVEJA É UMA MERDA .... MAS FAZER O QUE UM DIA QUEM SABE O PROMOTOR POSSA ATÉ TENTAR DISPUTAR A PROCURADORIA, PORÉM SERÁ DIFICIL...., ALIAS O SENHOR SE ESQUECE DA SEMA, QUER DA UMA DE GOSTOSÃO E O SEU IRMÃO E OS DOIS SOBRINHOS... SERÁ QUE O PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA, SABE DISSO. VAMOS COMEÇAR A EXPLORAR ESSE ASSUNTO. SR. PROMOTOR REGENOLDES COMECE A INVESTIGAR SOBRE ESSAS NOMEAÇÕES, SERÁ QUE PODEM... IRMÃO, E DOIS FILHOS NO MESMO LOCAL DE TRABALHO. POR FIM COMPRIMENTO O TRABALHO DO CHEFE DO MINISTÉRIO PÚBLICO E O SEU ASSESSOR GERAL E QUEM SABE UM DIA A SOCIEDADE EM GERAL DARÁ UM BASTA A ESSAS PESSOAS QUE SÓ SABEM SER APROVEITADORES DO ORÇAMENTO PÚBLICO ALHEIO. ... PARABÉNS DR. PAULO PRADO E QUEM DERA O ESTADO TIVESSE PESSOAS COMO O SENHOR " HONESTA , DETERMINADA E HONRADA " , PARABÉNS AO SR. REGENOLDES.
-
Jose do Patrocinio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A quem interessa toda esta confusão?
Enquanto o MP discute, o fato concreto é que um cidadão com 50 processos nas costas irá julgar contas dos Municípios Matogrossenses.
UMA VERGONHA PARA NOSSO ESTADO!
Mesmo não havendo sentença condenatória, é publico e notório que o Deputado envolveu-se com quem não devia e na pior hipótese vale a máxima "Onde ha fumaça, há fogo".
O Desembargador Licínio Carpinelli jogou por terra a esperança das pessoas honestas de nosso Estado em nome da Justiça que muitas vezes não é justa e nem moral. Aliás ele deveria ter se declarado suspeito para julgar o mandado de segurança em virtude de seu grau de amizade com o deputado.
O Des. Licínio é o interlocutor do TJ junto à AL quando os assuntos daquela Corte estão na comissão onde o deputado participa.
À titulo de tirar dúvidas, é sempre o Licínio que comparece em reuniões com o deputado, todos sabem disso, fotos circularam pela imprensa.
Pessoas que estão com a vida ganha pouco se importam com o Povo.
O MP em nome de sua credibilidade e até para que um dia possa se transformar no Novo Poder, não deve envolver-se em discussões improdutivas sob o ponto de vista dos interesses públicos, deve sim, empenhar-se ainda com mais vigor para vencer mais esta batalha em favor de nossa População.
A hora é de União para não perder o foco, tenham a certeza de que o Povo não espera outra coisa de voces. -
CIDADÃO DESESPERANÇADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A questão e: Sentar-se à mesa todos os membros do MPE e dizer na cara de um por um, a nossa imagem esta arranhada perante a sociedade de MT por causa desse "atraso" no envio do documento à AL, se cada membro disser para si mesmo em cima do melhor conselheiro que é o travesseiro, este mundo vai melhorar 100%
MINISTERIO PUBLICO: EU,AINDA CONFIO EM VOCES -
Vanderson fontes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
QUEM É ESSE MARCOS REGINOLD PARA CRITICAR O DR° DOMINGOS SÁVIO QUE JÁ PRESTOU E PRESTA RELEVANTES SERVIÇOS A SOCIEDADE MATOGROSSENSE. ESSE "queremos justiça na sema" SÓ PODE ESTAR A SERVIÇO DAQUELES QUE NÃO DESEJAM QUE O ÓRGÃO AMBIENTAL FUNCIONE. PODEMOS ATÉ IMAGINAR QUE É ESSA PESSOA, É AQUELA MESMA QUE VÊM AQUI NESTE SITE FAZER DEFESA DO BOSAIPO, O MESMO QUE ESTÁ SENDO ACUSADO EM 50 AÇÕES. DOMINGOS, PERCEBE QUEM ESTÁ A FRENTE DA SEMA E SUA ASSESSORIA E O REGAÇO QUE ESTÃO FAZENDO. NOSSA SOLIDARIEDADE E APOIO AO DRº DOMINGOS POR TUDO QUE JÁ FEZ PELA ÁREA AMBIENTAL DESTE ESTADO, E POR FAVOR, CONFIAMOS NO SENHOR, AJUDE A RECONSTRUIR A SEMA, HOJE TOTALMENTE JOGADO A PRÓPRIA SORTE. ELES SÃO PASSAGEIROS, ESTES SIM QUEREM OS HOLOFOTES, E NADA MELHOR DO QUE A JUSTIÇA SENDO APLICADA.
-
sandro marcio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Anderson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Acho que com essa aprovação do Bosaipo, agora sim sabemos que nosso municipio esta ruim para eleger um prefeito, ex. Sergio Ricardo, se faz de coitadinho na TV, de ajudar o povo, e ai? Concordou com isso? Que vergonha né Sergio Ricardo...
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga